atividades

Dieta - Biorrítimo

quinta-feira, julho 08, 2010

Como emagreçer seguindo seu biorrítmo


Do mesmo modo que temos mais disposição para realizar certas atividades de manhã ou no fim da tarde, nosso corpo está mais apto para utilizar ou estocar as calorias consumidas dependendo da hora do dia. Entender os biorrítmos pode garantir o sucesso do seu regime, torná-lo mais eficiente e talvez mais rápido. E depois que você acertar o compasso dos rítmos alimentares, ficará mais fácil manter o peso ideal.


Não há nenhum mistério nisso; se consumimos mais calorias pela manhã, elas poderão ser gastas no decorrer do dia; à noite, serão estocadas por um período de repouso. Algumas pesquisas demonstram que, mesmo se permanecermos em atividade no período noturno, o nosso "relógio interno" continuará fazendo com que o organismo metabolize melhor as calorias da parte da manhã e acumule as consumidas à noite. Por isso quem trabalha no período noturno engorda mais fácilmente.


Em geral , o gasto metabólico das calorias começa a diminuir depois das 16 horas e o corpo estoca os alimentos em forma de gordura para passar o longo jejum noturno. Um esquema ideal seria consumir 30% da alimentação diária pela manhã, entre 7 e 9 horas, 50% na hora do almoço, do meio- dia às 14 horas, e 20% por volta das 16 horas.

Após isso, apenas um caldo de legumes sem gorduras. Mas trocar para sempre o jantar por um "sopão" dietético pode atrapalhar sua vida familiar e social - e deve ser muito chato. È mais viável seguir apenas a idéia básica (comer mais pela manhã e ir diminuindo no final do dia) e, após as 16 horas não consumir alimentos ricos em gordura e açúcar e restringir carboidratos.

Alguns estudos também demonstram que desmembrar as três refeições principais em várias refeições menores favorece o emagrecimento. Consumir por exemplo, 2.000 calorias em apenas uma ou duas refeições é pior para a silhueta do que comer quatro refeições de 500 calorias no dia.

Um estudo realizado na França reuniu grupo de pessoas submetidas à mesma dieta de 1.500 calorias por dia. Uma parte realiza três refeições diárias, a outra sete. O grupo que comeu mais vezes por dia emagreceu duas vezes mais.

Além da quantidade, o tipo de alimento consumido em cada período também é importante. Por exemplo, a glicose é mais bem metabolizada pela manhã e se você deixar aquele pedaço de bolo ou barra de chocolate para comer à noite, as consequências serão piores.

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook