alongamento

As sete virtudes do esporte

segunda-feira, agosto 09, 2010

Coração: Fortalecer

O coração de um sedentário bate, em média , de 70 a 80 vezes por minuto. Nos esportistas este número pode baixar para 65. Parece bobagem, mas essas 5 pulsações economizadas por minuto significam 300 por hora, 7.200 por dia, mais de 2 milhões em um ano! Essa economia faz uma enorme diferença no dia-a-dia; menos cansaço, menos stress e muito mais disposição. Isso acontece porque o coração tem que receber e bombear mais sangue para que o corpo se movimente. Dessa maneira, o miocárdio, o músculo do coração, se fortalece cada vez mais, ou seja, ele se torna um "motor" muito mais potente. Os melhores esportes para o coração são os aeróbicos, como natação, ciclismo, caminhada e remo.



Costas: Proteger

A maior parte das dores nas costas se deve à fragilidade da musculatura que sustenta as vértebras da coluna. E, ao contrário do que se ouve por aí, nenhum esporte prejudica as costas se for praticado de maneira correta. Esse é o caso da musculação, acusada injustamente de lesar essa parte do corpo. Saiba que nas academias as iniciantes devem começar com esta modalidade para fortalecer os músculos que estão enfraquecidos pela falta de atividade. É importante praticá-la em academias idôneas, com professores que acompanhem todas as fases do exercício para não haver erros de postura.


Fôlego: Ampliar

Esticadas tranquilamente na praia, inspiramos de 12 a 15 vezes por minuto, absorvendo de 6 a 8 litros de ar. Mas, quando subimos uma escada essas cifras passam a cerca de 30 inspirações por minuto e 100 litros de ar...Quem está sem treino fica sem fôlego logo, logo. O treinamento constante de atividades aeróbicas aumenta a capacidade pulmonar em volume, como também melhora a absorção do oxigênio. Resultado: quanto mais treinada, menos esforço a pessoa tem que fazer para realizar qualquer atividade.


Toxinas: Eliminar

A partir do momento em que começamos a nos exercitar, o rítmo cardíaco se acelera e a quantidade de sangue filtrado pelos rins aumenta. As toxinas do organismo começam a ser eliminadas mais fácilmente, sem contar o efeito da transpiração. Em estado de repouso perdemos apenas meio litro de água por dia - a mesma quantidade que eliminamos em apenas uma hora de atividade física. Um "enxugamento" que também ajuda a eliminar toxinas. Tudo isso é excelente para o funcionamento geral do organismo. A pele, por exemplo, sente os efeitos dessa faxina geral e fica muito mais bonita!


Articulações: Soltar

Se você prefere ver um vídeo a encarar uma aula de ginástica, procure ao menos fazer um pouco de alongamento. Este tipo de exercício que deve ser feito obrigatóriamente antes e depois da atividade escolhida - fortalece as articulações e recupera a elasticidade dos músculos - que ficam mais "curtos" se não forem solicitados diáriamente. Resultado: seu corpo se torna mais flexível, elástico, e os riscos de torções e dores musculares diminuem bastante.


Silhueta: Modelar

Se você está pensando em perder alguns quilinhos através dos exercícios, fique esperta. A atividade física ajuda na queima de calorias, mas isso não significa que você ,necessáriamente, diminuirá seu peso. Saiba que o número de quilos tende a aumentar porque os músculos pesam mais que a gordura. Mesmo assim, essa troca é altamente desejável. A gordura esconde os contornos, deixa a silhueta "reta". Já músculos trabalhados na medida certa enchem o corpo de curvas femininas. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso disciplina; não adianta nada correr ou nadar durante um mês e nunca mais treinar. Os efeitos só aparecem com a prática constante dos exercícios, principalmente os aeróbicos - para queimar gordura - e os localizados para definir a musculatura.


Digestão: Melhorar


É bastante conhecida a atuação dos exercícios sobre o aparelho digestivo: praticar esportes melhora a digestão e regulariza o trânsito intestinal. Não é por acaso que, na sabedoria popular recomenda-se uma caminhada após as refeiçôes mais pesadas. Comece caminhando alguns minutos em volta do quarteirão e aumente o tempo aos poucos. O ideal é fazer isso três vêzes por semana durante 20 minutos.


Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook