beleza

Dicas de Beleza - hidroginástica

quarta-feira, agosto 18, 2010




Malhar dentro d'água é mais gostoso.

Há algum tempo a hidroginástica vem conquistando pessoas interessadas em entrar em forma sem sofrimento, e hoje esta atividade é uma das maneiras mais gostosas e saudáveis de se exercitar .


Rodrigo Villas-Boas, professor de educação física, com mestrado em Ciência da Musculação, há sete anos abandonou os aparelhos para se dedicar à hidroginástica. Atualmente tem diversas turmas na Academia Edson Figueiredo & Valéria Lontra no Rio de Janeiro . Segundo o professor, na hidroginástica os exercícios são feitos com prazer e por isso dão resultado.

"É possível tanto condicionar o corpo quanto emagrecer, melhorar o equilíbrio, a coordenaçao motora, a capacidade respiratória e a tonicidade muscular".Stella Torreão - ex nadadora, professora de educação física, pós graduada pela Universidade da Flórida - concorda com o professor.

Ela descobriu a hidroginástica há 15 anos quando sofreu um acidente, e engordou muito e acabou se submetendo a um tratamento em Paris, numa clínica onde tudo era feito na água. Nesse momento caíram por terra os mitos que cercavam a hidroginástica, como a idéia de que não serviria para emagrecer, muito menos para enrijecer. Stella tem certeza que a hidroginástica permite alcançar objetivos que jamais conseguiria fora d'água. Ela experimenta esses conceitos diáriamente, nas duas piscinas do Stella Torreão Hydro Center, localizada, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

"A principal qualidade da hidroginástica é a possíbilidade de mesclar diversos tipos de exercício, sem agredir as articulações, pois dentro d'água o peso corporal reduz em 10% , diminuindo o impacto com o solo", diz Stella.

E dentre os inúmeros benefícios que a hidroginástica oferece, Stella Torreão enumera mais um: a recuperação da auto-estima, já que dentro d'água até os mais obesos conseguem realizar os exercícios. E mais: com a hidroginástica é possível prevenir a osteoporose, diminuir os sintomas da menopausa e melhorar o funcionamento do sistema circulatório.

Para as gestantes é o exercício ideal, porque aumenta a oxigenação do bebê e não exige esforço demasiado.

Stella Torreão é a personal trainner de muitos nomes conhecidos. A atriz Cláudia Gimenez, por exemplo, perdeu mais de 20 quilos seguindo os mandamentos de Stella. Na lista da professora estão também Vera Holtz, Françoise Fourton, Guilherme Leme, Paulinho Moska, Cláudia Abreu, Maria Zilda e Camila Pitanga.

Com o sucesso da hidroginástica, novas modalidades começam a surgir. É o caso do Water running e do water walking, literalmente, correr e andar dentro da água. E do deep water, um exercício mais difícil, já que é feito em piscinas fundas para que o aluno, com a ajuda de halteres flutuantes, não coloque os pés no chão.

As novas adeptas devem prestar atençãoem alguns pontos antes de escolher sua academia: verifique a profundidade da piscina, que deve ser de mais ou menos 1,30 m; certifique-se da higiene da água; sinta a temperatura, que deve oscilar entre 28 e 30 graus; e informe-se sobre a qualificação do profissional.

Recomenda-se fazer três vezes por semana e não somente nos finais de semana. Seguir receitas e fazer na própria piscina em casa também não traz os benefícios necessários. A orientação de um especialista é fundamental.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook