água

Dicas de Beleza - benefícios da água

segunda-feira, agosto 16, 2010




Um banho de saúde e beleza

A água é uma verdadeira fonte da juventude, garantindo a hidrataçã0 do organismo e a elasticidade da pele. É na água, também, que se pode fazer com prazer os exercícios que deixam o corpo em forma e mais relaxado.

Por Sandra Hirata


Você já pensou na importância da água para nossa saúde? Pois saiba que três quartos do corpo são compostos dessa substância fundamental para o equilíbrio do organismo. A água participa de todas as reações químicas do metabolismo.

Como está presente na composição do sangue, transporta tudo que o organismo necessita para sobreviver, açúcares, vitaminas, sais minerais, hormônios, anticorpos.

Quando os médicos recomendam beber dois litros de água por dia é porque precisamos manter o nível médio de hidratação que permita ao organismo realizar suas diversas funções sem problemas.

Dois litros são exatamente a quantidade de água que eliminamos naturalmente todos os dias. Ao respirar e transpirar, por exemplo, já se vai quase um litro. Mais a urina, aproximadamente 1,5 litro.

O fato de ter sede é a prova de que o organismo sente essa perda. Podemos passar semanas sem comer e depois nos recuperar, mas a falta de líquido por 48 horas pode provocar sérios problemas, principalmente cardiovasculares.

Água de beber

A água regula a temperatura do corpo e estimula as funções de eliminação da urina e do suor, desintoxicando o corpo.

Como diz a sabedoria popular, deve-se beber um copo de água ao acordar, em jejum. Embora essa crença não tenha sido comprovada científicamente, é uma boa maneira de você não se esquecer de beber água regularmente durante o dia,ainda mais no calor.

Altas temperaturas fazem a pele eliminar mais líquidos do que perdemos normalmente pela urina. Para quem pratica esporte, os especialistas recomendam líquidos antes , durante e depois dda atividade física.

Beba dois litros de água por dia para ter pele bonita e corpo saudável.


Pele elástica

Nossa pele é um grande reservatório de água. A maior parte, cerca de 80%, concentra-se nas camadas mais profundas da epiderme, apenas uns 13% chegam à superfície, até o chamado extrato córneo, que tem dupla função, controlar a evaporação e proteger das agressões externas.

Portanto, é vital que esteja em ótimas condições de hidratação. Para tanto, a pele dispôe de dois recursos: uma arquitetura de células ligadas entre sí por um "cimento" formado por ácidos gordurosos essenciais, que reforçam a coesão do conjunto, e as próprias células, cuja composição contém substâncias conhecidas como NMF (Natural Moisturizing Factor), ou fatores de umidade natural , com propriedade de fixar a água necessária.

Toda essa organização seria perfeita, se o extrato córneo fosse imune às agressões externas e internas. Mas, infelizmente isso não acontece.

A superfície da pele se deseqilibra quando exposta ao vento, frio, calor, sol, sem contar a influência negativa do álcool, fumo, cafeína, stress.

Além destes, outros fatores diminuem a coesão celular e reduzem o nível de hidratação.

É o caso de certos remédios (como os diuréticos e aqueles usados para combater distúrbios hormonais), de doenças (como a ictiose, causada por uma deficiência genética, que faz com que o corpo não produza lípídios) e do envelhecimento natural, a partir dos 60 anos, quando a tendência é ter uma camada córnea espessa e com pouca água.

É assim que a pele se torna menos macia, menos lisa e se enruga com maior facilidade, isso pode ser prevenido e parcialmente evitado, com o uso de produtos chamados hidratantes, criados para agir contra o "vazamento"de água.

Ao sol, cuidado!

Raios ultravioletas, calor e vento destroem parcialmente os lipídios da pele e enfraquecem sua defesa. Para evitar isso, use filtro solar e hidrate muito bem a pele do rosto. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia.Caso se bronzeie na praia, use bons produtos para depois do sol, feitos para combater o ressecamento e a descamação da pele.


Fonte: Revista Criativa


Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook