beleza

Dicas de beleza - Exfoliação

quinta-feira, setembro 02, 2010




Resgate do verão

Depois da temporada de sol e mar sua pele pede trégua. Para devolver brilho e maciez ao corpo, recorra a um método eficaz e gostoso: a exfoliação. É tiro e queda: por mais que seu bronzeado tenha sido políticamente correto, sua pele estará ressentida da exposição solar e poderá se mostrar mais grossa e áspera ao toque.

Quando a cor começa a desbotar, a situação piora. Além da falta de brilho, a tonalidade indefinida detona qualquer visual. O melhor antídoto contra os estragos do verão é recorrer a uma boa exfoliação no rosto e no corpo.

Este método remove células mortas, resíduos de poluição, pó, maquiagem e sebo acumulados em excesso sobre o rosto e o corpo, promovendo um afinamento superficial da camada córnea, a última camada da pele.

O efeito dessa espécie de "faxina geral" é rápidamente visível; a pele se torna mais macia, lisinha e clara. Para quem não vai mais tomar sol é uma boa maneira de acelerar o processo de "desbotamento" pós praia, e aquelas que preferirem continuar com uma cor dourada podem aplicar um auto-bronzeador logo após a exfoliação.

A cor ficará mais bonita e uniforme. Nas peles descascadas, com grandes desigualdades de tonalidade, não há como fazer milagres. A exfoliação ajuda um pouco, mas não resolve, por isso não adianta exagerar no processo.

Neste caso é preciso ter paciência, hidratar com grandes quantidades de creme e esperar a pele ficar no mesmo tom por sí mesma.

Recupere sua pele dos estragos do sol, mar e cloro fazendo uma limpeza geral e bem profunda, com os melhores produtos exfoliantes.


Pura suavidade - Passo a passo

A exfoliação também é conhecida como gommage (engomadura, em francês) e pode ser feita de duas maneiras: com produtos à base de grânulos encontrados no mercado, que podem ser utilizados em casa, ou com cosméticos fabricados com uma espécie de cera, geralmente aplicados em cabines de esteticistas.

Exfoliações feitas em casa pedem cuidados redobrados, já que não haverá uma especialista orientando sua aplicação. Primeiro, escolha o produto certo: opte por aqueles destinados ao seu tipo de pele e, mais importante, fabricados com grânulos arredondados, sem pontas nem arestas, como os de polietileno, (origem sintética, pó de caroço de damasco ou de jojoba (naturais), diatomácias (obtidas de algas) e lufas moídas (espécie de bucha vegetal).

Os especialistas não recomendam aqueles à base de sílica nem receitas caseiras feitas com açúcar e mel ou sal, por conterem cristais pontiagudos que podem arranhar e machucar a pele. A frequência dos peelings caseiros é outro ponto importante que requer seu bom senso.

Como a exfoliação agride a pele, não pode ser feita todos os dias, caso contrário você poderá sofrer com eczemas, ressecamento acentuado, coceira. Por isso observe estas recomendações: quem tem o rosto oleoso, com tendência a cravos, pode fazer de uma ou duas vezes por semana.

Peles normais: uma vez por semana; peles secas: de quinze em quinze dias ou uma vez por mês. As peles sensíveis e aquelas em tratamento com ácido retinóico são casos à parte e pedem a orientação de um especialista.

Também não faça quando a pele estiver queimada de sol, com espinhas inflamadas e teleangectasias. No corpo, duas vezes por mês é suficiente.


Pele de seda

A exfoliação proporciona um efeito tão maravilhoso que é etapa obrigatória no chamado Dia de noiva. Mas não é preciso esperar uma data tão especial para ficar com a pele lisinha e macia como a de um bebê.

Em casa, alguns minutos na hora do banho são suficientes para este ritual, sempre seguindo nossas orientações sobre o número de aplicações indicadas para o seu tipo de pele. Leia atentamente a bula do produto e siga as recomendações do fabricante.

De maneira geral, os exfoliantes são aplicados sobre a pele úmida com movimentos circulares suaves e removidos com água morna em abundância. Evite gestos bruscos e jamais esfregue os grânulos com força sobre a pele, principalmente quando fizer no rosto.

Capriche um pouco mais nas zonas naturalmentes espessas e oleosas. No rosto, com os dedos, insista no queixo, no nariz e na testa, uma ótima pedida para quem tem tendência a cravos, já que os grânulos remove a pele que recobre o poro, facilitando sua liberação natural e diminuindo as chances de aparecimento de espinhas.

No corpo dê especial atenção aos pés, joelhos e cotovelos, zonas naturalmente ásperas. Depois da praia é comum aparecerem "bolinhas" (queratose pilar, na linguagem médica) na parte superior dos braços e nas nádegas.

Se não estiverem inflamadas, ficam menos evidentes depois de exfoliadas. Caso você tenha problemas com pêlos encravados. massageie também a virilha para impedir que o fio fique preso sob a pele.


Efeito intensivo

Além de afinar e clarear a pele, a exfoliação traz outro benefício. Como o corpos se livra da camada de células mortas e sujeiras acumuladas , os cremes de tratamento são mais bem absorvidos e, desse modo têm sua ação potencializada.

Por isso ela é muito usada em institutos de beleza antes de terapias para rosto (hidratação e limpeza de pele)e corpo (celulite e gordura localizada), com cosméticos e técnicas diferenciadas.

A gommage, por exemplo, é feita com produtos à base de cera que secam, aderem à pele com movimentos de fricção (roll on), levando junto as células mortas. Por ser menos agressiva que a abrasão, é uma boa pedida para quem tem pele sensível.

Para exfoliar o corpo todo , usa-se um tipo de sal (com pontas arredondadas) misturado com óleos aromáticos (uma delícia!!) e para o rosto, exfoliantes com grânulos pequenos, médios e grandes para diferentes tipos de pele.

Em casa seja esperta e logo após a exfoliação besunte o corpo com hidratantes potentes e anticelulíticos.


Uma nova pele

Você sabia que todos os dias seu corpo descama um pouco, liberando pedacinhos de pele pela casa toda? Esta pele considerada "morta", e é eliminada, em média, a cada 26 dias, para dar lugar a outra novinha.

No entanto, essas partículas não saem todas ao mesmo tempo e fatores como oleosidade excessiva acabam provocando seu acúmulo. AÍ entra em cena a exfoliação, que acelera o desprendimento das células e faz uma limpeza profunda para que uma nova pele nasça sem obsáculos . Desse modo, se você fizer desse método um hábito, seguindo nossas orientações, certamente terá uma pele mais bonita.


Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook