ceia

A ceia em sua perfeição - Peru de Natal

quarta-feira, novembro 17, 2010

 No ponto máximo das comemorações, o prazer de oferecer e saborear pratos impecáveis: o tradicional peru e outros assados, entradas levíssimas, frutos do mar e sobremesas divinas.


Eterno como o natal, o peru é preparado de forma clássica mas com todos os detalhes que fazem a diferença - úmido por dentro, dourado por fora, macio, saboroso, nada menos do que perfeito. Os acompanhamentos, para coestrelar esse sucesso de público e de crítica, estão à altura: purê de castanhas, conserva de gengibre e pêra e arroz com tâmaras.

Prato principal - Peru de Natal 


Receitas perfeitas para a ceia: peru assado, purê de castanhas portuguesas, conserva de gengibre e pêra e pillaf de arroz e tâmaras.

Peru assado
14 porções

1 peru (cerca de 5 kg) já limpo

Marinada
1/2 xícara de suco de limão
3/4 de xícara de melado
1/2 xícara de óleo
6 cebolas médias cortadas em rodelas bem finas
6 dentes grandes de alho
4 raminhos de alecrim
3 folhas de louro
2 colheres (chá) de casca ralada de limão
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
3 cebolas médias cortadas em gomos
3 talos de salsão (aipo) cortado em pedaços

Recheio
500 g de linguiça de lombo de porco fresca, esmigalhada
500 g de peito de peru moido
4 colheres (sopa) de manteiga
5 cebolas médias picadas
2 xícaras de talos de salsão (aipo) picados
2 colheres (sopa) de sálvia picada
250 g de presunto cortado em cubinhos
2 xícaras de farinha de rosca
1 xícara (100g) de avelãs torradas , sem pele e picadas
1 xícara de salsa picada
2 colheres (chá) de sal
3 ovos ligeiramente batidos
1 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

Creme de manteiga e cobertura de melado
1 1/4 xícara (250g) de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de melado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de casca ralada de limão
1/2 colher (sopa) de pimenta-do-reino moida na hora
2 colheres (chá) de sal


Dica
O recheio e o creme de manteiga podem ser preparados na véspera. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira. Deixe voltarem à temperatura ambiente antes de usar

Modo de fazer
1- Prepare a marinada na véspera: num saco plástico atóxico grande, que possa conter o peru, coloque todos os ingredientes menos os gomos de cebola e os pedaços de salsão. Coloque dentro também o peru. Feche o saco eliminando todo o ar. Com as mãos, espalhe a marinada pela superfície e interior do peru. Coloque a ave com o peito virado par baixo numa bacia de cozinha e deixe na geladeira por 24 horas, virando de vez em quando.
2- Prepare o recheio: nua frigideira grande, coloque a linguiça, leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre até perder a cor rosada. Passe para uma tigela, junte o peito de peru e misture bem.
3-Coloque a manteiga, as cebolas, o salsão e a sálvia na frigideira, leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem macios.
4- Acrescente a mistura de carnes à frigideira, junte os ingredientes restantes e misture bem. tire do fogo e deixe esfriar.
5- Numa tigela, coloque a manteiga, 6 colheres (sopa) de melado, 1 colher (sopa) de suco de limão, a casca ralada, a pimenta e o sal e bata até obter uma mistura uniforme. Reserve.
6- Numa tigela, coloque o melado e o suco de limão restantes e bata bem, tempere com pimenta a gosto.
7- Preaqueça o forno em temperatura alta (220 graus). Coloque a prateleira do forno na parte mais baixa. Tire as rodelas de cebola e os dentes de alho da marinada e reserve. Coe a marinada para uma tigela, elimine o óleo que se forma na superfície e reserve. Reserve também os raminhos de alecrim e as folhas de louro.
8- Usando os dedos, afrouxe a pele do peito de peru e das coxas . Ponha o creme de manteiga, exceto 3 colheres (sopa) num saco de confeitar e espalhe sob a pele do peito e das coxas alisando delicadamente.
9- Preencha a cavidade do peru com o recheio preparado. Costure a cavidade, amarre as pernas e coloque o peru de peito para cima, numa assadeira grande forrada com folhas de salsão ou rodelas de batata crua.
10- Unte o peito e as coxas do peru com o creme de manteiga restante. asse por cerca de 30 minutos. Cubra a ave com papel alumínio sem apertar, para evitar que o peito se queime.
11- Baixe a temperatura do forno para média (180 graus). Distribua os gomos de cebola e os pedaços de salsão ao redor do peru e asse , regando de vez em quando com a marinada reservada, por mais 1 hora e 30 minutos ou até que o termômetro de carne ao ser espetado na parte mais grossa do peito, logo acima da asa, marque 75 graus e o suco da carne escorra transparente.
12- Coloque as rodelas de cebola, o alho, o alecrim e o louro reservados na assadeira. Tire o papel alumínio e pincele a ave com a cobertura de melado. Asse por mais 30 minutos ou até o peru ficar dourado, pincelando mais uma vez durante esse tempo. Tire do forno e decore a gosto.

Fonte Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook