Limão

Limão, a fruta da vez

quarta-feira, novembro 10, 2010

 olá meninas, boa tarde estou postando hoje algumas receitinhas  light ,que fazem parte da dieta do limão, espero que aproveitem.

Frango recheado com espinafre
Em uma tigela, cubra 4 unidades de tomates secos com água quente, por 5 minutos. Escorra, seque e reserve. Cozinhe 1 xícara (chá) de espinafre picado. Escorra o excesso de líquido e junte com os tomates, 1 colher (chá) de casca de limão ralada, 2 colheres (chá) de margarina sem sal derretida, 2colheres (sopa) de salsa picada, sal e pimenta- do-reino à gosto. Preaqueça o forno na temperatura média. Coloque 4 filés de peito de frango entre dois pedaços de filme plástico e bata com um martelo de carne para amaciá-los. Retire o filme plástico. Tempere com sal e pimenta à gosto. Divida a mistura de espinafre e coloque sobre o frango. Enrole os filés e prenda com palitos, passe sobre 1/2  xícara (chá) de pão seco esmigalhado, temperado com sal e ervas e arrume sobre uma assadeira . Asse por 40 minutos. Remova os palitos antes de servir.
Rendimento: 4 porções

Torta de escarola
Abra as fatias de 1 pacote de pão de forma integral light com um rolo de macarrão até obter uma espessura fina. Forre uma fôrma de fundo removivel com 30 cm de diãmetro, untada com margarina light e reserve. Aqueça uma panela com 1 colher (sopa) de óleo em fogo médio e refogue 3 dentes de alho picados e 1 cebola grande picada até dourar. Adicione 2 maços de escarola picada e refogue por 2 minutos. Tire do fogo e misture 150g de queijo de minas light esmigalhado, sal e pimenta-do-reino à gosto. Espalhe na fôrma sobre os pães e leve ao forno médio preaquecido até dourar. Desenforme e sirva.
Rendimento - 4 porções

Quiche de legumes
Em uma vasilha, coloque 2 xícaras (chá) de farinha de trigo,1 colher (chá) de sal e 1/2 xícara (chá) de margarina gelada,. Misture com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Adicione 3 colheres (sopa) de água gelada aos poucos. Embrulhe em filme plástico e  à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio: bata ligeiramente 3 ovos em uma vasilha com um garfo. Adicione 1 lata de creme de leite light, 1 lata  de ervilha escorrida, 1 cenoura grande ralada, 1 lata de milho verde escorrido, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada à gosto. Mexa com uma colher e despeje sobre a massa já aberta. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, até firmar e dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.
Rendimento: 10 porções

Salada com nozes e ricota
Para preparar o molho, misture bem 2 colheres (sopa) de suco de laranja, 1 colher de (sopa) de azeite de oliva, 1/2 colher(chá) de alecrim, 1 colher (chá) de mel e reserve. Coloque 1 pera madura descascada e cortada em cubinhos em uma tigela e misture com uma colher (sopa) de suco de limão. Resrve. Rasgue 4 folhas de escarola em pedaços  pequenos e coloque o molho sobre a escarola e misture bem para que as folhas fiquem todas umedecidas . Em seguida, cubra com a pera, 1/2 xícara (chá) de ricota amassada, 2 nozes trituradas e misture bem.
 Rendimento: 1 prato. Valor calórico - 130 calorias por porção

Salada Caesar
Lave bem as folhas de 1/2 pé de alface americanas e 1/2 pé de alface romana. Deixe de molho em água com 1 colher de (sopa) de vinagre por 20 minutos. Escorra e deixe secar. Para o molho, bata no liquidificador 2 colheres de (sopa) de maionese light, suco de 1 limão, 1 dente de alho descascado, 1 filé de aliche, 1 pote (200ml) de iogurte natural, 1/2 xícara (100ml) de azeite e reserve na geladeira. Esquente 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira e grelhe 4 filés de peito de frango até dourar. Deixe amornar, desfie e reserve. Em uma saladeira, arrume a alface rasgada. Adicione os filés desfiados, 1/2 xícara (chá) de queijo cottage e 1/2 xícara (chá) de croutons. Sirva com o molho à parte.
 Rendimento: 6 porções.

Pescada com molho pesto
Tempere 4 filés de pescada com 2 colheres (chá) de suco de limão e sal à gosto. Deixe descansar por 10 minutos e polvilhe 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Numa frigideira, grelhe os filés em 1/2 colher (sopa) de azeite. Para fazer o molho, bata no liquidificador 1 xícara (chá) de salsa picada, 1 dente de alho, 1/2 xícara (100ml) de suco de tomate, 5 azeitonas verdes sem caroço e sal à gosto. Para servir, coloque o peixe grelhado no prato e acrescente 2 colheres (sopa) de molho. Rendimento: 4 porções. Valor calórico - 128 calorias

Torta de limão
Em uma tigela, misture 8 colheres (sopa) de farinha de trigo integral e 1 colher (sopa) de margarina light. Use as pontas dos dedos para misturar até que a masa fique semelhante a migalhas de pão. Acrescente 3 colheres (sopa) de água para dar liga e amolecer a massa. Estenda-a em uma superfície levemente enfarinhada e coloque-a em uma fôrma de 20 cm de diâmetro. Leve à geladeira por 20 minutos. Depois, asse em forno preaquecido por 15 minutos. Para fazer o creme, coloque em uma panela 2 xícaras (400ml) de suco de limão, 4 colheres(sopa) de margarina light e 3 colheres (sopa) de maisena. Leve ao fogo até levantar fervura, mexendo até engrossar. Espere esfriar e adicione 1 gema e 1 colher (sopa) de adoçante em pó. Coloque o creme sobre a massa assada. Bata 2 claras em neve e adicione 2 colheres (sopa) de açúcar. Bata por mais 20 minutos. Cubra a torta com esse merengue e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até dourar. Rendimento: 10 porções. Valor calórico - 145 caloria por porção

Bolo-pudim de limão
Preaqueça o forno em temperatura média. Em uma tigela coloque 10 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 pitada de sal e misture bem. Acrescente 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (chá) de raspas da casca e 1 colher (sopa) de margarina light derretida. Reserve. Bata 3 gemas na batedeira até ficarem esbranquiçadas. Junte 1/2 xícara (100ml) de leite desnatado,e 1 pote (200ml) de iogurte natural desnatado. Despeje esse creme na mistura de farinha e mexa com uma colher de pau, até que fique homogênea. Junte 3 claras batidas em neve e misture, fazendo movimentos de cima para baixo com uma espátula. Coloque a massa em uma fôrma com buraco no meio de 20 cm de diâmetro (não precisa untar). Leve ao forno e cozinhe em banho-maria por cerca de 40 minutos. Desenforme e sirva decorado com fatias de limão. Rendimento: 12 porções. Valor calórico - 100 calorias por porção.

Fofura de limão
Em uma fôrma de fundo removível, polvilhe uma xícara (chá) de biscoitos água e sal triturados. Prepare 1 caixa de gelatina diet de limão conforme instruções da embalagem e acrescente  3 colheres (sopa) de suco de limão. Sem colocar na geladeira, reserve a gelatina por 1 hora, mexendo de vez em quando. Bata 3 claras em neve e junte à gelatina. Coloque a mistura sobre a fôrma preparada e leve à geladeira por 5 horas. Desenforme e sirva. Rendimento: 6 porções. Valor calórico - 15 calorias por porção.

Enrolado de laranja
Bata 5 claras em neve. Acrescente as gemas, uma a uma, enquanto continua batendo. Junte 2 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão, 1 colher (chá) de canela em pó, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, raspas de  limão e bata mais um pouco. Em uma assadeira untada com margarina light, despeje a massa e leve ao forno médio, preaquecido  até assar. Depois, desenforme sobre um pano seco, salpique um pouco mais de adoçante em pó e umedeça a massa com 1/2 copo (100ml) de suco de laranja. Passe geléia diet de laranja para rechear. Corte as laterais maiores da massa e enrole com o auxílio do pano. Passe para uma travessa e cubra com o restante da geléia de laranja. Rendimento: 15 fatias. Valor calórico - 83 calorias por fatia.

Cheesecake de limão
Em uma tigela, misture 4 colheres (sopa) de ricota com 200g de queijo cremoso, 2 ovos, 1 colher (sopa) de suco de limão, 4 colheres (sopa) rasas de adoçante em pó e 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão. Coloque a massa em uma f\õrma de fundo removível, untada com margarina light, e polvilhe 1 colher (chá)de migalhas de biscoito cream cracker. Asse por 30 minutos, retire do forno e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme e decore com 12 morangos frescos cortados ao meio. Rendimento: 6 porções.

Coquetel de clorofila
Bata no liquidificador 3 folhas de couve manteiga, 2 e 1/2 copos (1/2 litro) de água gelada, 3 folhas de agrião, 1 copo grande (300ml) de suco de limão e 1 punhado de folhas de hortelã. Coloque todo o conteúdo do liquidificador em fôrmas de gelo e leve para gelar . Na hora de tomar, coloque 1 ou 2 cubinhos em um copo e deixe derreter . Se preferir, complete o resto do copo com água ou suco de frutas.

Fonte: Revista Só dietas especial

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook