colesterol

Trânsito lento no seu organismo - Fator colesterol alto

terça-feira, novembro 09, 2010

Olá amigas o assunto hoje é colesterol alto, vamos todas nos cuidar para que não sejamos surpreendidas por esse mal. Tem aquí mesmo no blog vários exercícios e dicas de alimentação saudável.
Obrigada a todas pela visita.



Colesterol alto provoca um megacongestionamento nos vasos sanguíneos e pode causar acidente vascular cerebral (AVC) - ou até um infarto. Entenda aquí a confusão que a gordura em excesso apronta na circulação do sangue.  


Por Danilo Rodrigues 


1 - O colesterol é uma das matérias primas para a constituição das células e ajuda na produção de alguns hormônios e da vitamina D, importante para os ossos e dentes. O fígado produz 70% do colesterol do corpo e é o ponto de partida da distribuição de todo o colesterol pelo organismo. Os outros 30% chegam a esse órgão por meio da ingestão de ALIMENTOS de origem animal (que "vêm" com seu próprio colesterol) e gorduras saturadas.

2- Para transitar pelo organismo, o colesterol utiliza o SANGUE. Como não consegue navegar sózinho por ele, une-se às LIPOPROTEÌNAS, estruturas que fazem o papel de veículo de carga.

3 - A frota de lipoproteínas divide-se em dois tipos:

LDL - Em condições normais, representa 2/3 do total. Por ser mais lenta e pesada, ficou conhecido como "mau colesterol".

HDL - Bem mais ágil, além de levar colesterol, guincha parte do LDL não utilizado pelos órgãos de volta para o fígado, que funciona como uma "usina de reciclagem" do corpo. Por isso, é chamado de "bom colesterol".

4 - Quando há LDL demais, eles provocam engarrafamentos nas laterais dos vasos sanguíneos, e aí chega uma hora que não tem guincho que dê conta. Essas sobras formam placas de GORDURA. Assim como é um inferno dirigir numa via congestionada, dentro dos VASOS ENTUPIDOS acontece a mesma coisa com o sangue.

5 - Sem espaço para circular, o sangue chega em quantidade insuficiente aos órgãos abrindo portas para problemas cardiovasculares  como INFARTO ou o acidente vascular cerebral (AVC).

De onde vem o excesso de colesterol ruim?

Consumo exagerado -  de alimentos ricos em colesterol e gorduras, principalmente as trans e as saturadas, que se transformam em LDL no sangue. A lista  é grande: queijos amarelos, manteiga, embutidos, carnes gordurosas, frutos do mar...

Estilo de vida: colesterol alto é básicamente, gordura em excesso. A prática de exercícios físicos ajuda a eliminá-lo.

Fatores genéticos: Algumas pessoas têm naturalmente níveis mais altos de colesterol ruim, independentemente do estilo de vida, graças à hipercolesterolemia familiar, doença hereditária...

Estresse: normalmente, para descarregar as frustrações, a primeira coisa que você faz para se acalmar é comer em maior quantidade que o necessário

Sem sintomas
Para seu azar, o colesterol alto não apresenta sintomas até provocar algo mais sério. Por isso, a recomendação médica é medir regularmente, desde cedo, os níveis de colesterol no sangue por meio de um exame. Ele checa os íveis de HDL, do LDL, a soma dos dois (para aferir se estão na proporção adequada) e dos triglicérides (outro tipo de gordura).

Em tratamento - Diante de um diagnóstico de colesterol alto, a primeira medida recomendada pelos médicos é reduzir os fatores de risco, em especial melhorando a alimentação, e fazendo exercício. Há alimentos que reduzem  o LDL e aumentam o HLD, como grãos e peixes com gordura insaturadas. Se mesmo assim as taxas não diminuem, são receitados medicamentos que reduzem a produção de colesterol pelo fígado.

Fonte Revista Gloss

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook