casa

A arte da Pintura

sexta-feira, dezembro 10, 2010



Olá pessoal, que tal deixar a casa bem bonita pro Natal? espero que fiquem animadas com estas dicas.


Com um pouco de tinta nova e boas idéias você pode tansformar paredes, tetos e fachadas e valorizar bastante o visual da casa.


A pintura é uma das maneiras mais fáceis de melhorar e valorizar o visual da casa. Da simples pintura de manutenção à criação de efeitos especiais com cores e texturas, não duvide; pintou está novo.

Tipos de tinta 
Látex: tinta à base de água recomendada para superfícies como paredes tijolos e tetos. Há uma infinidade de corantes para você obter a cor desejada. Um galão de látex é suficiente para pintar uma superfície de, aproximadamente, 35 a 45 metros quadrados.

Óleo: tinta diluida em aguarraz para a pintura e madeiras. o rendimento é de até 50 metros quadrado por galão.

Esmalte: de secagem mais rápida e mais brilhante que a tinta a óleo, o esmalte não precisa ser diluido e é utilizado em materiais ferrosos. Cada galão rende, aproximadamente, 40 a 50 metros quadrados.

Tinta acrílica: mais barata que a tinta a óleo e mais resistente que o látex (não sai com água), é muito usada para muros e fachadas. Por resistir melhor às lavagens, pode ser uma boa opção para quartos de crianças.

Tinta para azulejos: lavável, própria para ambientes úmidos e gordurosos, pode ser uma boa opção para renovar banheiros e cozinha sem quebrar as paredes. Antes da aplicação, os azulejos devem ser lavados com detergente e os desníveis e rejuntes devem ser corrigidos.

Preparando o terreno

Antes de iniciar qualquer pintura, a casa e a superfície a ser trabalhada precisam estar em condições de receber a tinta.

 O básico é deixar o "terreno" uniforme e proteger tudo o que não vai ser pintado.

A massa  corrida é geralmente é usada sobre cimento para nivelar a superfície e tapar pequenos buracos.

Para evitar a absorção da tinta pelo reboco, utiliza-se líquidos à base de PVA, que funciona como uma seladora.

Na superfície de madeira a seladora mais indicada é líquido à base de óleo.

Primmer e wash Primmer são produtos usados como "fundo" para a tinta pegar em determinadas superfícies - de ferro, no caso do Primmer, e materiais não porosos, como alumínio, para o Wash Primmer.

Quando for pintar paredes, afaste e cubra os móveis. Detalhes de madeira (como esquadria de janelas por exemplo) devem ser cobertos com fita crepe. Faça o mesmo com tudo o que não vai ser pintado com a mesma tinta ou cor, isolando as partes que receberão um tom diferente.

Madeiras devem ser bem lixadas e seladas com líquido à base de óleo antes da pintura. Quando for utilizar mais de uma cor, isole as partes com fita crepe.

Superfícies ferrosas devem estar bem limpas e sem ferrugem. A tinta velha é retirada com removedor específico e espátula. O Primmer serve para eliminar e prevenir novos focos de ferrugem.

Efeitos Especiais


Técnicas diferenciadas de pinturas valorizam cantos e ambientes. Feitas por profissionais especializadaos, algumas são verdadeiras obras de artes.

A pintura marmorizada recria, com tintas e pincéis, as cores e os veios das pedras de mármore. Como é cara e trabalhosa, normalmente é usada para pequenas superfícies.

Na técnica do esponjado, a tinta é aplicada com leves batidas da esponja e o resultado é uma pintura esfumaçada.

Usando uma só cor de tinta em vários tons, pode ser obtido um efeito suave e manchado. Para esta técnica é utiizada a tinta acrílica , aplicada com pano ou brocha.

O estuque veneziano é a técnica usada nos afrescos. Em casa, serve para destacar uma parede do ambiente. A textura, que pode ser rústica ou mais delicada, é criada com uma mistura de cal, cola, pigmento,  pó de mármore, saibro e cimento branco.

O uso das cores

Branco, falsos brancos (como o gelo) e beges são as preferências nacionais para a pintura de casa. Com estes tons neutros não há como errar, mas você perde oportunidades de valorizar e recriar ambientes com o uso de cores.

Se você quer ousar um pouco na pintura, veja a seguir como as cores são agrupadas e quais os esquemas básicos de combinação entre elas.

O grupo de cores quentes compreende todos os tons de vermelho, amarelo, laranja e roxo-avermelhados.

São consideradas cores frias os tons de verde e azul, e os roxos com predominância de azul, como o violeta.

Os neutros incluem , além do bege, branco e gelo, o preto.

No esquema monocromático, são utilizadas várias tonalidades de uma só cor (ou de duas cores muito próximas do mesmo grupo). A mudança de tom é feita gradualmente, do mais escuro para o mais claro

No esquema contrastante são colocadas lado a lado cores bem diferentes entre sí - básicamente um tom quente e um tom frio, como vermelho e verde, mas os neutros branco e preto também pode ser usados para criar o contraste.

Para criar-se um esquema harmônico são utilizadas cores opostas cujas tonalidades combinam entre sí. Por exemplo: rosa, azul-claro e bege.

Os grupos e as combinações de cores servem para você criar efeitos, como deixar um ambiente mis acolhedor ou dar a impressão de um espaço mais amplo.

Se a idéia é "aumentar" visualmente um ambiente, use tons neutros e frios ou adicione uma quantidade de mínima de pigmentos de cores quentes ao branco (por exemplo, um amarelo bem clarinho). Se o ambiente for quadrado e bem iluminado, você poderá usar uma cor mais escura em duas paredes opostas.

É possível criar a sensação de um teto mais baixo ou alto do que ele é realmente.Se o pé direito de sua casa for muito alto, pinte o teto num tom mais escuro que o das paredes. Para "elevar" o teto, pinte-o numa cor mais clara.

Cores quentes deixam o ambiente mais aconchegantes. Só tome cuidado para não deixar tudo muito escuro, principalmente se o local não for muito bem iluminado. Nesse caso você pode usar uma cor quente nas paredes em conjunto com móveis e objetos claros.

Se você pintar o teto de um corredor numa cor mais escura que a das paredes, ele parecerá mais largo.

Numa parede bicolor você pode criar dois efeitos: mais longo ou mais curto. Para alongar, use um tom mais claro na parte de cima; para encurtar faça o contrário. Divida a parede a meia altura, usando um barrado ou uma baguete de gesso.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook