casa nova

Casa nova

domingo, dezembro 12, 2010



Boa tarde galera,hoje trago para vocês dicas de como escolher uma casa para comprar, ou até mesmo alugar, espero que seja útil.

Para renovar o lugar onde você mora vale tudo, da simples pintura a um mudança efetiva de endereço. Veja tudo o que é preciso fazer, desde a hora e a forma de inspecionar um imóvel para comprar ou alugar.


Procurar um imóvel para comprar ou alugar é tarefa que exige paciência, cuidado e muita atenção.

 Para não levar gato por lebre, fique esperta (o) e aprenda como você deve inspecionar uma residência para descobrir eventuais problemas que não aparecem à primeira vista. Não se deixe impressionar por uma fachada deslumbrante ou, se houver moradores, móveis, cortinas e tapetes luxuosos. Eles serão levados pelos antigos moradores e, para você sobrará a casa vazia, com seus defeitos e qualidades.

Pisos e paredes

Paredes sujas e desbotadas podem causar má impressão, mas significam muito pouco. Se uma pintura nova for tudo o que o imóvel pedir, comemore: esse é um dos problemas mais fáceis de resolver (veja o post "A arte da pintura").

Se a pintura estiver novinha, redobre a atenção. uma camada muito nova de tinta podem esconder manchas que indicam algum problema nas instalações hidráulicas (veja a seguir).

Paredes trincadas podem ser sinal de um problema estrutural. Nesse caso, o mais prudente é pedir a opinião de um arquiteto ou engenheiro.

Paredes grossas não garantem isolamento acústico. Se elas forem de tijolo vazado, o ruído será ouvido no ambiente ao lado.

Azulejos que precisam ser repostos podem causar dor de cabeça, principalmente se forem muito antigos - além de difíceis de encontrar, as peças fora de linha são vendidas por unidade.

Pisos frios,( mármores, ardósia,etc.) são bonitos, práticos e caros. Lembre-se de que é difícil trocar apenas uma parte de determinado piso - difícilmente você encontrará algumas poucas pedras no tom exato das restantes.

Se a casa estiver coberta de tapetes, peça com jeitinho,  para olhar por baixo. Só assim você poderá saber as verdadeiras condições do piso. Procure imaginar, também, como ficará o ambiente sem o "calor" daqueles tapetes, principalmente se o piso for de pedra.

Carpetes podem ser trocados sem grandes imprevistos. Mas pergunte sobre qual base eles foram colocados. Algumas coberturas não podem ser aplicadas sobre um piso irregular, e você deve calcular que terá trabalho e despesas extras para nivelar o chão.

De olho na umidade 

Informe-se sobre o material usado no encanamento. Em imóveis mais antigos ele pode ser de ferro galvanizado e estar enferrujado. Os tubos de PVC, para água fria, não enferrujam mas são mais frágeis. Para água quente o ideal são os canos de cobre.

 Manchas de umidade  e mofo nas paredes podem denunciar problemas nas instalações hidráulicas. Capriche na vistoria, procurando vazamentos visíveis, abrindo torneiras e chuveiros e acionando as descargas. Deixe a água correr um pouco na pia e no box para ver se não empoça, um sinal de ralos emtupidos.

Em prédios, observe se os tetos dos banheiros e cozinha estão manchados . Pode ser sinal de infiltrações ou vazamentos nos andares de cima. É bom verificar também se isso ocorre no andar de baixo - nesse caso, é possível que o vazamento esteja no próprio apartamento que você está inspecionando.

Se estiver olhando uma casa com manchas no forro, o telhado pode ter goteiras ou telhas quebradas. Outra possibilidade é haver uma calha entupida ou um vazamento na caixa d'água.

Use o tato para descobrir se há umidade dentro dos armários de cozinha e banheiro, passando a mão nas paredes internas dos móveis.

Bata na madeira

Cupim é um problema seríssimo e difícil de solucionar. Se o imóvel estiver totalmente infestado, desista.

Inspecione móveis e estruturas de madeira. Pequenos furos e montinhos de pó denunciam a presença de cupins.

Peça para olhar as paredes internas dos armários de madeira. Observe com cuidado batentes de portas, molduras de janelas e rodapés.

Manchas escuras em pisos de madeira nem sempre são sinal de umidade. Elas também podem ser causadas pelos cupins.

Abra e feche janelas e portas para ver se não estão emperradas ou fora de prumo. Às vezes é preciso quebrar toda uma parede para trocar uma porta.

Verifique o alinhamento do telhado. Depressões indicam que  a madeira interna está empenada e com falhas.

Pisos de tacos de madeira são relativamente fáceis de ser recuperados. Muitas vezes basta trocar algumas peças e aplicar sinteco novo para uniformizá-los.

O piso de tábuas corridas é um pouco mais complicado. Como no caso das pedras, talvez seja preciso trocar todo o piso para recuperar uma única parte estragada. Se a área defeituosa for pequena e permitir, talvez seja melhor apenas escondê-la sob um móvel ou tapete.

Toda eletricidade


Computador, fax, microondas, secadora de roupas são equipamentos mais ou menos recentes. A rede elétrica de um imóvel antigo pode não suportar toda essa carga. É recomendável pedir a ajuda de um profissional para checar as instalações.

 Inspecione o quadro de luz com alguém que entenda do assunto. Veja se adaptações são viáveis e quanto custarão.

Se você for colocar mais pontos de força ou de telefone, instalar tomadas de três pontos, criar novas entradas para a antena coletiva ou para a tv a cabo, saiba que muitas vezes é preciso quebrar paredes para embutir a fiação. Analise a situação para ver se vale a pena.

Converse com moradores e vizinhos para saber se ocorrem muitos problemas elétricos no local, como queda de força, curto-circuitos e queima de aparelhos

Boa localização


Se você tem um imóvel em vista, visite a rua e as redondezas em diferentes dias e horários - de manhã, à noite, no fim de semana e em dias úteis para saber se o local não é muitto barulhento, sujeito a congestionamentos de trânsito ou confusões noturnas.

Procure obter o maior número de informações possível sobre a rua e o bairro. Veja se há planos para obras pública, como construções de viadutos ou futuras linhas de metrô, que obrigarão a desocupação do imóvel. Se a área for declarada de utilidade pública, o imóvel pode ser desapropriado.

Verifique também como é a segurança do local. Roubos e assaltos constantes são um péssimo sinal.

O posicionamento da casa no terreno ou o lado para o qual o apartamento está voltado devem ser analisados para você saber como é a insolação do imóvel. O ideal é que quartos e salas recebam bastante sol e luz pela manhã, o que acontece quando as janelas estão voltadas para a face norte. Mas se você mora numa região muito quente e quer uma casa fresquinha, é melhor procurar um imóvel que fique à sombra.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook