diversos

Reforma sem sustos

segunda-feira, dezembro 13, 2010

 Olá pessoal,  alguém aí está a fim de uma reforma?, então, "mãos à obra", literalmente.



Se você resolver realmente"botar pra quebrar" e encarar uma reforma, siga as orientações que levam ao sucesso da obra.


Para ter uma casa nova, nem sempre é preciso mudar de endereço. Uma reforma pode transformar totalmente o seu lar. E tornar aquele imóvel de preço tentador e visual desanimador na casa que você sempre sonhou - ou quase isso. Mas, para sua reforma ser realmente bem sucedida, é preciso adequar sonho à realidade e planejar tudo fria e objetivamente.

Plano de Obra  


Você está cheia de idéias, mas precisa colocar os pés no chão. Comece escrevendo tudo o que gostaria de modificar na casa, por tópicos. Em seguida, coloque-os em ordem, por prioridade, e analise cada um. Descarte o que não for viável e concentre-se no essencial.

Faça uma planta simples, em papel quadriculado, com as medidas dos cômodos e os espaços ocupados por portas e janelas abertas. Meça os móveis e, usando a mesma escala da planta, recorte-os em cartolina. Disponha-os de várias maneiras no papel quadriculado para visualizar melhor o que precisa ser mudado.

Se você pretende derrubar ou levantar paredes, Desenhe as modificações na planta. Depois, recoloque os "móveis" de cartolina. Isso evitará erros fatais, como um quarto pequeno demais para a cama, ou "quebra-quebras" desnecessários (será que é mesmo preciso eliminar a parede da sala?).

Obtenha a planta estrutural do imóvel para saber onde há colunas e vigas de concreto, quais paredes podem ser derrubadas e onde é possível abrir portas e janelas. Consiga também uma planta elétrica e hidráulica para não correr o risco de ver uma coluna d'água furada bem no meio de sua reforma. Estas plantas podem ser obtidas com a construtora, engenheiro responsável ou até com o síndico ou zelador do prédio.

Separa uma pasta para guardar páginas recortadas de revistas. Elas são uma ótima fonte de idéias e muito úteis  quando você for explicar aos profissionais (decorador, arquiteto, empreiteiro), o que está querendo. E, ao ver algum móvel ou objeto interessante, anote e guarde o endereço da loja ou fabricante, mesmo que não vá comprá-lo imediatamente.

Profissionais

Escolha o profissional encarregado da obra - engenheiro, arquiteto, mestre-de-obras ou um ótimo pedreiro. Provávelmente você precisará do engenheiro ou arquiteto para legalizar a obra e colocar no local uma placa com seu nome e número de registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Antes de contratar o profissional, faça vários orçamentos, peça referências e converse bastante para ter certeza de que ele entendeu e pode realizar o que você está querendo.

Você não precisa ficar com o mesmo profissional  durante todos os estágios da obra. É possível, por exemplo, pagar um arquiteto apenas para fazer o projeto no papel e depois assumir sózinha (o) o resto da obra. Pense se vale a pena, lembrando-se de que você terá que lidar com pedreiros, eletricistas, fornecedores etc. Se escolher um único responsável por tudo, do projeto aos acabamentos, faça um bom contrato estipulando tudo o que deverá ser feito e os prazos, e prevendo multas para o que não for cumprido.

Faça um cronograma definindo a sequência das obras e as datas em que cada etapa deve ser iniciada e finalizada. Isso deve ser feito de comum acordo com o profissional e depois de você ter checado os prazos de entrega dos materiais que serão utilizados.

Matéria-prima

Faça uma lista de todo o material necessário para a reforma e prepare-se para "bater pernas". Você terá que pesquisar muito e negociar preços e datas de entregas.

Peça referênciasa profissionais a amigos sobre os fornecedores de produtos e serviços (marceneiro, marmorista etc.).

Quando for fazer sua pesquisa, leve anotações, dos tamanhos dos cômodos e locais de instalação dos materiais. Mesmo assim, peça que um representante que vá até sua casa para checar as metragens, principalmente do que for feito  sob medida (como uma bancada de mármore ou uma porta fora do padrão).

Se você tiver espaço e dinheiro suficientes, pode comprar quase todo o material antes do início da reforma. Senão., anote no cronograma quando cada material deverá ser encomendado para estar disponível na fase da obra em que será utilizado.

Em ação

Pronta para começa? Então respire fundo e faça a promessa de manter o bom humor - isso ajuda, porque um certo caos é inevitável.

Se for possível fazer a reforma sem ninguém morando na casa, melhor. Não é nada bom conviver com barulho, poeira, entra-e-sai de estranhos e acomodações provisórias  e precárias.

Se não der para sair da casa durante as obras, faça um planejamento extra. Comece a preparar a área garantindo que cozinha e banheiros estejam parcialmente funcionando.

Isole a área que estiver sendo trabalhada, forre móveis e o chão (não esqueça de forrar o caminho por onde os pedreiros vão passar). Vede as portas com plástico grosso (você pode comprá-lo por metro nas lojas de material para costrução).

A primeira coisa a ser feita é o "quebra-quebra": derrubar paredes, abrir janelas etc. Novas fiações elétricas e encanamentos são instalados nessa hora. Em seguida vem a alvenaria, quando são levantadas as paredes necessárias.

O passo seguinte é a colocação de azulejos, mármores, gesso, pisos e revestimento. Terminada esta fase, começa o acabamento fino (massear paredes, lixar e dar a primeira mão em pinturas).

Chegou a hora de se preocupar  com a marcenaria, raspar pisos, dar a última mão nas pinturas e passar o sinteco.

Finalmente você poderá colocar os carpetes, cortinas, móveis, luminárias. E curtir sua nova casa.

Fonte: Revista Criativa  



Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook