Itália

Divina Itália - Pudim de Amaretto com Frutas Frescas.

segunda-feira, janeiro 03, 2011


Um almoço da Mamma e dos Deuses: Salada de Rúcula, Espaguete, Carne Assada à Lombarda e Pudim de Amaretto com Frutas Frescas.


8 porções


Ingredientes:
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
3 xícaras de leite
2/3 de xícara de cacau em pó
2/3 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de rum escuro
6 gemas
4 ovos
1 xícara 60 g de biscoitos amaretti picados
2 laranjas descascadas, sem pele, separadas em gomos, sem sementes e sem membranas
2 1/2 xícaras de morangos pequenos.


1) Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Coloque a 1/2 xícara de açúcar e a água numa panela, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, cozinhe até o açúcar se dissolver e a mistura começar a ferver. Pare de mexer e continue o cozimento até a calda ficar dourada. Tire do fogo
2) Espalhe a calda numa fôrma de pudim de buraco no centro com capacidade de 5 xícaras (1/2 litro)
Com um pincel, espalhe cuidadosamente o caramelo no interior da fôrma. Reserve.
3) Na tigela da batedeira, coloque 1 xícara de leite e o cacau em pó, e bata até dissolver o cacau. Junte o leite restante, os 2/3 de xícara de açúcar, o rum, as gemas e os ovos, e continue batendo até obter uma mistura homogênea. Junte os biscoitos picados e misture.
4) Coloque a mistura na fõrma. Coloque a fôrma numa assadeira. Encha a assadeira com água quente até atingir metade da altura da fõrma. Cubra com papel de alumínio.
5) Asse por cerca de 20 minutos. Tire o papel e asse por cerca de 35 minutos ou até formar uma crosta no topo do pudim (não asse demais para não queimar o pudim). Tire do forno e deixe esfriar completamente.
6) Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte. Com uma faca, destaque o pudim e desenforme num prato de servir. Distribua os gomos de laranja e os morangos no centro do pudim e leve à mesa.


Dica
Os amaretti são biscoitinhos italianos preparados com açúcar, amêndoas e clara de ovo. São vendidos em embalagens de 150 g nas mercearias e bons supermercados.


Fonte: Revista Criativa


  

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook