BH

BH será a primeira capital do país a utilizar a tecnologia LED em todos semáforos

segunda-feira, março 28, 2011


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e a Cemig, através de sua subsidiária Efficientia, estão substituindo as 22 mil lâmpadas incandescentes nas 840 interseções semaforizadas da capital por LEDs (sigla para light emitting diode, o diodo emissor de luz). Toda a sinalização semafórica da Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, das avenidas Barão Homem de Melo, Antônio Carlos e Amazonas já foi substituída e o objetivo é que todos os cruzamentos semaforizados da cidade estejam funcionando com lâmpadas a LED até setembro deste ano. Estão sendo investidos R$ 6 milhões, financiados pela Cemig. Essa é uma iniciativa que une investimentos em responsabilidade ambiental com segurança no trânsito.

Com a conclusão do projeto de eficientização energética da sinalização semafórica, Belo Horizonte se tornará a primeira capital do país com frota acima de 1,3 milhão de veículos a contar com todos os seus semáforos utilizando tecnologia LED e será a cidade da América Latina com a maior quantidade instalada desse sistema.

A substituição dos semáforos convencionais por semáforos a LED representa uma redução de 87% no consumo atual de energia para cada lâmpada substituída, além da diminuição do número de lâmpadas trocadas, já que a vida útil dos LEDs é estimada em 7 anos, ou seja, 25 a 30 vezes maior que das lâmpadas convencionais. Outra vantagem é que, por emitir menos calor e, por isso, acarretar menor dano às lentes dos grupos focais, o LED reduz a necessidade de manutenção do mobiliário semafórico.

O projeto é um exemplo da responsabilidade ambiental, em virtude da eliminação do descarte médio anual de 18 mil lâmpadas queimadas no meio ambiente e redução da emissão de gases de efeito estufa produzidos pelos veículos responsáveis pela troca das lâmpadas queimadas.

A execução do serviço pela BHTrans não impacta no trânsito da cidade porque é feita geralmente à noite e durante a madrugada, das 23h às 5h. Nos casos em que há necessidade de desligar os semáforos, o trânsito nos cruzamento é controlado pelos agentes da BHTrans.

Benefícios do LED

Segurança para motoristas e pedestres
 O LED elimina o conhecido efeito fantasma, produzido pela incidência da luz solar, que causa reflexos em alguns semáforos com lâmpadas convencionais.
- Por possuir vários pontos emissores de luz, se alguns desses pontos queimarem, não haverá comprometimento total da indicação luminosa do semáforo, pois irá restar uma quantidade considerável de pontos ainda ativos.

Economia

- Redução do consumo de energia elétrica em 87%.
- Redução do custeio com energia elétrica em 84%.
- A lâmpada a LED dura 60 mil horas, 30 vezes mais que as lâmpadas incandescentes (que duram duas mil horas), além de possuir melhor luminosidade.

Responsabilidade Ambiental

- Redução de descarte da lâmpada queimada e da emissão de poluentes produzidos pelos veículos das equipes de troca de lâmpadas.

Fonte: PBH

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. excelente iniciativa..Amada tá rolando sorteio lá no blog. É um e-cartão no valor de R$80,00 que vc pode comprar o que quiser no site da Villa Zahara. Baphooo, não?! Te espero lá.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook