beleza

A dieta do cabelo bonito

sexta-feira, maio 13, 2011

Olá meninas, boa tarde!
Muito legal esse artigo não acham?

Ter um cabelo bonito e saudável é o desejo de dez entre dez mulheres e, para isso, não se poupam esforços. Mas a fórmula ‘mágica’ pode ser muito mais simples do que se imagina. Além de usar bons produtos e fazer os tratamentos indicados por profissionais, basta seguir uma dieta saudável. A beleza dos fios está diretamente relacionada ao que comemos.

O primeiro passo é justamente adequar o consumo de calorias, como explica a nutricionista da USP, Mariana Del Bosco. “Primeiramente é importante adequar o consumo de calorias! Dietas muitos restritivas ou extremamente hipocalóricas comprometem, inclusive, a saúde do cabelo. A queda de cabelo pode ser um sinal de
desnutrição, por exemplo”, comenta.

Para ter fios saudáveis, também é essencial consumir a quantidade certa de proteínas. “A proteína é a matéria prima do cabelo, então, ela tem influência direta sobre ele. Dietas hipoprotéicas comprometem a saúde dos fios, alterando seu aspecto. Neste caso, a alimentação de pacientes que não consomem (ou consomem em quantidade insuficiente) produtos lácteos, carnes, ovos e grãos, precisa ser cuidadosamente avaliada e complementada”, diz a nutricionista. A falta deste nutriente deixa o cabelo quebradiço e com pontas duplas.

Mariana explica ainda que uma das principais causas da perda de cabelo em mulheres é a anemia. “Por isso, é importante garantir um aporte adequado de ferro, ácido fólico
e vitamina B12. Todos esses elementos estão envolvidos na formação
das células vermelhas do sangue”, esclarece.

Segundo a médica, o consumo de vitamina C também é importante, pois ela otimiza a absorção do ferro, que tem um papel fundamental na nutrição e oxigenação da raiz capilar. Quando há uma deficiência dele, os cabelos ficam opacos e, gradualmente, mais finos até caírem. “O zinco, que é encontrado nas carnes, também é importante para a estruturação do fio do cabelo”, completa a nutricionista.

- Fontes de ferro: carne, frango, grãos (feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico), beterraba
- Fontes de ácido fólico: folhas verde-escuras, morango
- Fontes de vitamina B12: carne, frango, peixe, leite, ovo
- Fontes de vitamina C: frutas cítricas, tomate.

Fonte: Terra

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook