casamento

Fuja de gafes em casamentos

segunda-feira, maio 16, 2011

Olá pessoal, boa tarde!
Que tal a matéria?

Saiba interpretar o convite e dar o presente

Na cerimônia de casamento do primo, foi convidado a ler a passagem da Bíblia. A despedida de solteiro ocorrida no mesmo dia o deixou tão alcoolizado que não percebeu que o trecho que leria estava sublinhado. Resultado: leu quase a página inteira aos tropeços e, quando os noivos e convidados não suportavam mais a leitura sem fim, o padre interrompeu com um sutil "muito obrigado".

A experiência vivida pelo analista de sistemas Thiago Guerra hoje é motivo de piada e também um alerta para quem está se preparando para ir a um casamento. Por mais que com o tempo vire uma lembrança engraçada para contar entre amigos, uma gafe pode causar um constrangimento tanto ao autor como às pessoas em volta. Pela quantidade de detalhes que envolve, o casamento é a ocasião perfeita para se cometer infrações de etiqueta muitas vezes incorrigíveis.



Melhor do que tentar voltar atrás e apagar o que está feito, é evitar situações vergonhosas. Para ajudá-lo a se precaver desse mal-estar, o Site Bbel convidou as consultoras de etiqueta Célia Leão e Lígia Marques para dar dicas de boas maneiras.

Célia ressalta que os primeiros cuidados vêm com a interpretação do convite. Antes de levar toda a família para a festa, leia atentamente a quem se endereça o convite. Se no envelope constar "Senhor Arnaldo Matos", a esposa não está incluída. Caso venha escrito "Senhor e Senhora Matos", quer dizer que o casal está convidado. Já "Senhor Matos e família" permite que todos os moradores da casa estejam presentes no evento.

Pense duas vezes antes de levar crianças muito pequenas, principalmente se a cerimônia ocorrer à noite. Seria desconcertante ter que conter um ataque de choro no meio do sermão do padre. Outra preocupação é a confirmação de presença. O casamento é uma festa dispendiosa e geralmente paga por cabeça, por isso é elegante garantir sua participação para que os noivos possam se organizar.

Um detalhe importante é o presente de casamento. "É deselegante informar lista de presentes no convite. O convidado deve perguntar o nome da loja e ligar diretamente para lá", explica Célia. Caso deixe para a última hora e só tenham restado na lista os presentes de valores estratosféricos, consulte os noivos sobre uma alternativa de bom gosto que caiba no seu orçamento.

E se no dia do casório houver um hóspede na sua casa que você não gostaria de deixar sozinho? A solução, segundo Célia, é explicar a situação para os noivos, mas sem pedir um convite extra. Se o dono da festa oferecer, tudo bem, mas se apenas disser que compreende a situação e ponto final, significa que não há como convidá-lo.

Fonte: BBEL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook