cabelos

Os riscos do formol

sábado, maio 14, 2011

Olá pessoal, bom dia!
Muito boa essa matéria
Leiam com atenção

Histórias de alisamentos com formol que acabaram muito mal são mais comuns do que se possa imaginar. Mesmo assim, há quem continue a usar a substância em altas dosagens para deixar os fios lisos. Se este é seu caso, saiba exatamente o que ele pode fazer contra sua beleza e saúde antes de usá-lo novamente.

Contato com a pele (couro cabeludo) - Tóxico. Causa irritação, dor e queimaduras, além de poder causar a queda dos fios.

Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis

Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Outras consequências são: dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.

Exposição crônica - A frequente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

Por tudo isso, antes de optar por um método de alisamento, seja caseiro ou no salão, confira bem qual o composição do produto e, tão importante quanto, se ele tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vale ressaltar ainda que, de acordo com a legislação, os produtos cosméticos podem ter um limite máximo de 0,2% de formol em sua composição e na função de conservantes. A adição da substância em um produto já pronto é considerada crime hediondo.

Fonte: Anvisa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook