beleza

A prótese corrige a flacidez das mamas?

quarta-feira, junho 22, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
O que acham da matéria?
Comentem!

“Dr., a prótese de mama corrige a minha flacidez?”. Acho que perdi a conta de quantas vezes ouvi esta pergunta no consultório. Realmente é uma boa pergunta, mas de resposta variável.

O que pode ser indicado para uma paciente, pode não funcionar para outra semelhante. Vamos então tentar discutir sobre o tema e elucidar o caso.

A flacidez das mamas ocorre quando há uma desarmonia entre o conteúdo e o envoltório desta (pele). Enquanto a mama tiver um conteúdo capaz de preencher totalmente seu envoltório, deixando-o esticado, a mama costuma ficar “em pé”, bonita e acima do sulco mamário (dobra abaixo da mama).

O problema costuma ocorrer depois de um episódio de aumento e diminuição de volume, como gravidez, ganho de peso seguido de emagrecimento, etc. Sabendo que a mama é composta por glândula e gordura, o aumento de volume pode ser devido ao aumento da parte glandular, da parte gordurosa ou de ambas.

Durante a amamentação, a glândula aumenta devido à produção de leite. Durante o ganho de peso, ao engordar, a mama aumenta devido ao aumento da gordura. Na gestação é comum a associação destes dois fatores. Ambos fazem a pele esticar para acomodar o maior volume mamário.

Acontece, porém, que a pele é um elástico fraco, que sofre ao ser esticado. As estrias são a marca do rompimento das fibras elásticas da pele. Ela, mesmo sem estrias, não retornará ao tamanho de antes do estiramento, mesmo que a paciente retorne ao peso original. Sempre haverá um laceamento da pele.

Esse laceamento da pele comumente leva à um descompasso entre o volume existente na mama e seu envoltório, a pele. Há mais pele em relação à mama, somado a uma pior qualidade elástica e de suporte da pele, gerada pelo estiramento e rompimento as fibras elásticas. O resultado disso? A queda da mama, também conhecida como ptose.

Sabendo isso então, voltemos à pergunta inicial sobre se a prótese de mama corrige a flacidez. A resposta é: depende.



OK, vamos retomar a discussão!

Pelo que vimos anteriormente, para a mama ficar esticada é necessário que o conteúdo esteja em harmonia como o envoltório. Podemos, então, fazer três ajustes para adequá-los:

Primeiro: aumentar o conteúdo e esticar a pele até ela ficar tensa novamente. Isso pode ser feito com uma prótese. Mas há limites. O tamanho da prótese deve ser esteticamente aceitável, para não ficar enorme, artificial. Logo, a flacidez de pele deve ser pequena, para que uma prótese de tamanho adequado a estique e ainda fique bonito. Geralmente isso ocorre nos casos de pseudoptose, ou seja, uma flacidez leve em que a aréola ainda está acima do sulco mamário. Este caso é mais comum em mulheres magras com mamas pequenas. Para este caso, a resposta da pergunta é: “Sim, a prótese de mama corrige a flacidez”.

Segundo: Reduzir a envoltório e adequá-lo ao conteúdo. Isso é geralmente feito quando o volume da mama é grande ou moderado e não se pretende aumentar, podendo até reduzir. A cirurgia é a mamoplastia redutora (em casos de redução do volume) ou lifting das mamas (mastopexia, quando se pretende levantar sem modificar o tamanho). A cirurgia consiste em retirar o excesso de pele e reduzir a glândula. A cicatriz será proporcional à flacidez, ao excesso de pele a ser retirado: quanto mais pele, mais cortes, mais cicatriz. Neste caso, a resposta é: “Não, a prótese de mama não corrige a flacidez”. Se colocada, a mama ficaria grande e caída.

Terceiro: É a associação dos dois casos acima. Reduzir o envoltório ao mesmo tempo de aumentar o conteúdo. É indicado quando a paciente quer aumentar as mamas, mas tem uma flacidez que não seria compensada com a prótese de volume adequado, precisando ainda retirar pele. Neste caso, a retirada de pele é menor devido ao aumento de volume com a prótese, ficando uma cicatriz menor (muitas vezes apenas ao redor da aréola). No caso em questão, a resposta seria: “A prótese de mama corrige apenas parcialmente a flacidez nos seios”.

Para apimentar mais a discussão, ainda existem variáveis pessoais, como o tipo e elasticidade natural da pele, histórico de amamentação, biótipo, genética da paciente. Tudo isso influencia na decisão e pode alterar o resultado de cada uma destas condutas.

Por Andre Colaneri
Cirurgião plástico, graduado em medicina pela UNICAMP. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reconhecido como um dos principais especialistas da área no Brasil.

Site: http://www.cirurgiaestetica.com.br


Fonte: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

3 comentários

  1. olá dr. eu gostaria de saber se a cirurgia de mamoplastia deixa muitas cicatrizes nos seios e em média quanto custa uma cirurgia dessas . obrigada

    ResponderExcluir
  2. Consulte em: http://www.cirurgiaestetica.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a matéria!

    Douglas
    http://www.plasticaesteticaecia.com.br

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook