dicas

Como escolher seu primeiro violão

sábado, julho 16, 2011

Uma boa parte das pessoas sabem fazer um ou dois acordes no violão, algumas porque começaram o aprendizado e desistiram por achar muito difícil, e outras porque aprenderam somente estes acordes e nunca buscaram um aprofundamento. E um dos grandes motivos disso acontecer, é o próprio violão.

Escolher o violão é o começo de tudo para quem quer aprender a tocar este belo instrumento ou ver seu filho tocando. A compra de um violão adequado influencia diretamente no aprendizado. Veja aqui um guia simples para não errar na hora de escolher seu primeiro violão.


Os pais que querem um violão para o filho ou filha

Hoje há muitos violões encostados pelos cantos das casas, porque certamente foram comprados errados. Um violão para uma criança tem que atender a alguns quesitos básicos: tem que ser macio, leve e bonito.
Tem que ser macio para que a criança não desanime no aprendizado, o indicado é sempre violões com cordas de nylon, porque evita que a criança machuque os dedos. Ele deve ser leve para que seu filho não se canse ao praticar as suas primeiras notas. E bonito para atrair a criança ao instrumento.

Se a criança tiver menos de 7 anos, um violão infantil como a linha GWNX da Giannini cabe muito bem, porque ele é pequeno, macio e possui um som gostoso. Porém se o seu filho já for maior, nada de comprar violões infantis. É bom comprar um violão acústico no modelo clássico, para que quando seu filho cresça e queira um violão melhor, não sinta diferença no peso e nas cordas.
Um violão popular e de excelente qualidade é o AC-39 Memphis da TAGIMA, um violão bonito nas cores preto e natural e cordas de nylon, o que o torna um violão macio e além disso ele é muito leve. Este violão também é recomendado pela maioria das escolas de música, principalmente pela sua ótima relação custo x benefício.
A dica que fica para você que é pai ou mãe, é que você estimule seu filho(a) desde cedo, desde os cinco anos se possível, com a musicalização, com músicas que alegrem a criança. A música só traz benefícios.


Quem quer comprar um violão para aprender e tocar por diversão

Um dos maiores motivos que levam as pessoas a se esforçarem para aprender violão e não outros instrumentos, é a praticidade de tocá-lo a qualquer hora e qualquer lugar, para os mais diversos estilos musicais. Em churrascos, na roda de amigos, na escola, na igreja, enfim são muitas as possibilidades.
O mais indicado neste caso são violões com cordas de nylon, porque além de facilitar o seu aprendizado, ele não vai machucar seus dedos quando você tocar horas a fio com seus amigos. Aqui você vai precisar de um violão com boa ressonância e caixa acústica.
Os violões da Di Giorgio e principalemente o violão GCX15 da Giannini são excelentes. Porque além de serem de marcas conceituadas no mercado, são violões com grande capacidade sonora. Com eles você poderá impressionar seus amigos a cada música nova.
Se estiver disposto a gastar um pouco mais, o Vegas Tuner da Tagima é uma opção ainda melhor, pois além de ser macio e leve, conta com afinador embutido, que vai facilitar a vida de quem toca apenas por diversão.


Quem quer um violão bom para aprender e aprimorar técnicas ou montar uma banda

Aqui é para quem quer um violão com um pouco mais de recursos. Pessoas que buscam um violão não só para aprender, mas para aprimorar suas técnicas.
O que você precisa é de um violão macio que facilite seu aprendizado e um violão de confiança que não lhe decepcione na hora de fazer uma apresentação, seja em um ensaio, na igreja, em um show na escola, ou mesmo na caixa de som de sua casa.
O Vegas Tuner da Tagima é uma ótima opção aqui também. Primeiro porque é de cordas de nylon e segundo porque ele é elétrico, ou seja, prontinho para você plugá-lo em uma caixa ou mesa de som. E um fator interessante é que você não vai precisar gastar com afinador, pois o Vegas Tuner vem com um embutido.
Com cordas de aço são duas as indicações: O recordista de vendas da Giannini, o Violão Folk GF1C, que é um violão espetacular, com recursos encontrados apenas em instrumentos muito mais caros. Ele é um violão com cordas de aço, e é ideal para tocar plugado, com um som encorpado e ainda com um certo brilho nas notas agudas. Uma outra opção, pra quem quer um violão com muitos recursos, um belo timbre, além de ser muito bonito, é o GL36 da Eagle, que também e elétrico, possui afinador, e um som excelente tanto plugado quanto acústico.

O primeiro violão é sempre inesquecível, e se durante o aprendizado você tiver alguma dificuldade, lembre-se que quem aprende a criar música com as próprias mãos, nunca se arrepende de ter penado uma pouco para aprender a tocar este belo instrumento que é o violão.

Fonte: mundomax.com.br

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook