amar dieta

Mitos da Dieta

segunda-feira, julho 04, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
Mais uma matéria legal!
Espero que gostem!

Quem nunca tentou uma das dietas da moda que jogue a primeira pedra.  A maioria surge do nada, outras por que tal artista conseguiu emagrecer fazendo e por aí vai. Algumas realmente funcionam,mas existem algumas ” dicas ” para emagrecer que não passam de mitos.

Grandes mitos sobre dietas.

* Chá de alho para emagrecer é lenda, não há substâncias que possam resultar em perda de peso, ele tem capacidade antioxidante, antibiótica, antifúngica e antiviral, mas nada que possa ajudar diretamente no emagrecimento.

* “Se minha amiga emagrecer tantos kg com tal dieta eu também vou conseguir.”
Na verdade…. Os resultados de emagrecimento pode variar de pessoa para pessoa, afinal somos todos diferentes.

* Alguns alimentos têm gordura zero.
Na verdade…. Todos os alimentos têm gordura, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

* Água quente, alimentos ácidos e azedos em jejum queima gordura.
Na verdade…. A gordura só é queimada com exercícios ou com alimentos que tem alguma substância que ajuda na aceleração do metabolismo.

* Comida de fast foods só faz mal.
Na verdade….É possível comer comida saudável em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais.

* Ficar em jejum emagrece.
Na verdade….O organismo deve ser acostumado a fazer várias e pequenas refeições por dia, assim não corre o risco de comer mais que precisa quando for comer.

* Tudo que é natural é bom para a saúde.
Na verdade….Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Existem as propagandas enganosas, cuidado.

* Comer à noite engorda.
Na verdade….É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. O que importa não é que horas come, mas quanto e o que come.

* Dietas da moda são ótimas para perder peso.
Na verdade…. Dietas da moda limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos, se seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

* Carne vermelha é ruim para a saúde.
Na verdade….A carne vermelha contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O que ajuda muito o fortalecimento das unhas, cabelos e outos.

* Posso comer tudo que quero e emagrecer.
Na verdade….Não é bem assim, existem alimentos que devem ser cortados ou pelo menos evitados, como frituras, gorduras, doces. Comendo com moderação sim pode conseguir uma dieta saudável.

* Ficar durante meses na mesma dieta emagrece mais.
Na verdade….Depois de um tempo seguindo cardápios com a mesma quantidade de calorias, o corpo desacelera e passa a economizar energia. Ou seja o emagrecimento emperra.

* Beber líquidos durante as refeições engorda.
Na verdade…. É recomendável até meio copo de água durante as refeições para auxiliar no processo de digestão.

* Não comer carboidratos emagrece.
Na verdade….Seu organismo necessita desta substância, mas não exagere, pois ela pode acumular as gorduras nelas existem, quando consumidas em excesso.

* Cerveja dá barriga.
Na verdade…. O problema é a quantidade e o estilo de vida de quem bebe, uma pessoa sedentária com certeza com o tempo vai acumular as “gordurinhas” em locais indesejáveis. E claro o petisco que acompanha essa cervejinha também influencia bastante.

 * Manteiga engorda mais que azeite de oliva.
Na verdade….O azeite pode ser considerado gordura boa, mas as calorias são as mesmas.

* Vitaminas são energéticas.
Na verdade….As vitaminas oferecem ao corpo substâncias que ajudam em suas defesas. O que dá energia para o organismo são as calorias presentes nas gorduras, nas proteínas e nos carboidratos.

* Algumas pessoas nasceram para ser gordas.
Na verdade….A genética influencia o tamanho e a forma do nosso corpo. Mas isto não significa que a pessoa que herda o gene da obesidade deva ser, necessariamente, gorda.

Dicas que podem realmente ajudar.

Tente encontrar uma dieta que se encaixe em sua vida, seu estilo de vida, preferências e assim conseguirá seguir até o fim com qualquer dieta. Nunca desista por a perseverança é o principal ingrediente de qualquer dieta.

* Beba pelo menos dois litros de água, chá verde e branco por dia, de preferência nos intervalos entre as refeições.

* Tenha um cardápio variado e equilibrado.

* Não adote dietas radicais. Você não vai agüentar por muito tempo e voltará rapidamente para antigos e maus hábitos alimentares.

* Evite ter na despensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis. Assim você se protege do risco de um ataque surpresa na hora de fome.

* Crie o hábito de tomar um café da manhã rico e saudável. Ele deve ser a principal refeição do dia.

* Fracione suas refeições, para não ingerir grande quantidade de alimentos de uma única vez.

* Lembre que seu estômago não tem dentes: mastigue muito bem.

* Não se esqueça dos alimentos ricos em fibras (cereais integrais). Eles regulam o trânsito intestinal e ajudam a enganar a fome.

* Nunca tome suplementos alimentares sem a indicação de um especialista.

* Faça qualquer atividade física, mexa-se.

* E principalmente se ame muito.

Fonte: Dieta e Beleza

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook