dietas

Como a pirâmide alimentar pode melhorar sua dieta

quinta-feira, setembro 01, 2011


Entender a pirâmide alimentar ajuda a montar um cardápio saudável e com as quantidades certas de cada tipo de alimento

Quem deseja eliminar os quilos a mais, manter ou ainda ganhar peso, precisa seguir uma dieta balanceada. Para isso, é preciso fazer as escolhas certas e colocar no prato as quantidades ideais de cada tipo de alimento. É aí que entra a ajudinha da pirâmide alimentar.

Entender a ilustração é mais simples do que você imagina. Ela serve como um guia, onde estão todas as informações necessárias para montar refeições saudáveis e indica de maneira bem simples e objetiva quais nutrientes devem ser priorizados.

A pirâmide alimentar tem formato triangular e é dividida em oito grupos, formados a partir das características nutricionais dos alimentos. Cada grupo tem uma porção de consumo diário indicada e, cada porção, um número de calorias determinado.

Para colocar a pirâmide alimentar em prática no dia-a-dia e fazer refeições na medida certa, é só conferir as calorias de cada alimento antes de consumir e calcular a quantidade necessária para formar uma porção.

Conhecendo a pirâmide alimentar

Grupo 1: Composto por alimentos ricos em carboidrato, que formam a base da pirâmide. Mesmo considerados verdadeiros vilões, a presença dos carboidratos na dieta é essencial, já que eles são a maior fonte de energia para o organismo e colaboram para o bom funcionamento do metabolismo. De acordo com a pirâmide, o ideal é consumir de cinco a nove porções de caboidrato diariamente. Cada porção apresenta 150 calorias.

Grupo 2: Nele se encontram legumes e verduras, que são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo. Uma dieta equilibrada deve conter de quatro a cinco porções de legumes e verduras dentre as refeições, somando apenas 15 calorias por porção. Dê preferência para as verduras de folhas verde-escuro (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba, ricos em betacaroteno.



Grupo 3: Este é o grupo das frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Segundo a pirâmide, é preciso consumir diariamente de três a cinco porções, com 35 calorias cada.

Grupo 4: Formado pelo leite e seus derivados, os maiores fornecedores de cálcio para o organismo. O cálcio é um mineral essencial na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. O consumo dos alimentos deste grupo não deve ultrapassar três porções diárias, cada uma delas com 120 calorias.

Grupo 5: Este é o grupo dos alimentos construtores. Eles recebem este nome porque são necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios, vários líquidos e secreções e para a preservação do sistema imunológico. Nele, estão as carnes, ovos e peixes. É necessário ingerir entre uma e duas porções diárias destes alimentos para garantir boas quantidades de proteínas, cálcio, colesterol, minerais como zinco e ferro. Uma porção do grupo das carnes e dos ovos contém 190 calorias.

Grupo 6: Nele se estão as leguminosas, a exemplo do feijão, soja e ervilha. Estes alimentos possuem a vantagem de oferecer calorias sem prejudicar a saúde, além de proteínas específicas como a isoflavona, que combate várias doenças. Para aproveitar os benefícios, recomenda-se uma porção diária dos alimentos deste grupo, com 55 calorias.

Grupo 7: No último degrau da pirâmide estão os óleos e gorduras, considerados alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. Eles são importantes porque transportam as vitaminas A, D, E, K. No entanto, devem ser consumidos em pequenas quantidades: entre uma e duas porções por dia, com 73 calorias.

Grupo 8: São alimentos energéticos que fornecem muitas calorias, porém poucos nutrientes, por isso devem ser consumidos moderadamente. O indicado pela pirâmide é não ultrapassar duas porções de açúcares e doces, com 110 calorias cada.

Independente da meta que se deseja alcançar, a quantidade mínima de cada um dos grupos da pirâmide alimentar deve ser ingerida. No caso das dietas com grande restrição calórica, é possível excluir os grupos de gorduras ou açúcares da alimentação. Mas nada de restringir alimentos por conta própria, só faça isso com a orientação de um nutricionista e depois de saber qual a sua necessidade calórica.

Fonte: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Oi Nilda eu ja optei pela piramide alimentar e não consegui emagrecer só estacionei.Tava com saudades bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Val,saudades também!

    Bom fim de semana!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook