como usar

Google+ (Google Plus) – Como usar a Rede Social do Google +

quarta-feira, setembro 28, 2011

Este artigo pretende mostrar o funcionamento do Google Plus, a nova rede social lançada pelo Google. Certamente esta rede social estará profundamente atrelada ao Botão Google +1 ou Google Plus One lançado recentemente.

Para quem já trabalha ou participa de alguma rede social, o Google Plus será facilmente compreendido. Pode-se destacar algumas funções nesta nova rede: Google Circles, o Sparks e um recurso chamado de Hangout.

Google Plus - A Rede Social do Google











Como criar uma conta no Google+?

Para entrar no Google Plus você deve ser convidado, de forma similar como acontecia no orkut. Atualmente a quantidade de convites está esgotada, porém você pode deixar seu nome e email para ser avisado quando novos convites ao público em geral estiver aberto.

Uma vez dentro, vamos as funcionalidades. A principal delas é chamada de Círculos, ou Circles, e permite a criação de grupos segmentados de forma muito fácil e intuitiva.

Como criar Circles dentro do Google Plus?


Imagine a capacidade de pegar a página inicial do Facebook e separá-la em diversos pedaços, cada um pela sua própria categoria ou thema. No Google Plus existe um fluxo principal de notícias, com grande volume de informação (semelhante ao facebook e orkut) onde as atualizações de seus amigos aparecem, mas a grande inovação está na segmentação de visualização a partir de certos grupos, como Trabalho, Amigos, Família. Esta é a essência do Círculos.

O que o Google fez foi trazer para um programa os círculos de amizades e interesses que as pessoas já possuem na vida real. Você possui amigos do trabalho, amigos do futebol, faculdade, etc. Basta criar um círculo, adicionar pessoas e compartilhar suas novidades.

Na interface inicial, você vê quatro botões: Home, Fotos, Profile e Circles e Jogos.


Como Criar Círculos no Google Circles


A primeira coisa a se fazer é configurar os Círculos. Clicando na aba, ele mostrará todos os seus contatos do Gmail, sendo listados no topo da tela. Abaixo vários círculos são mostrados. Para adicionar um contato a um círculo, basta arrastálo para dentro do círculo adequado. O mesmo contato pode ser adicionado a vários círculos.

Exemplo de Círculos do Google Plus







Caso adicione uma pessoa ao círculo errado, basta ir até o círculo e arrastá-la devolta ao plano de pessoas, mas caso você arraste várias pessoas você pode ter dificuldade em conseguir retirá-los do circulo. Você pode fazer isto a partir do fluxo de usuarios, passando sobre o nome da pessoa e selecionando add circulos nas caixas apropriadas. Entretanto esta opção não é facilmente localizada na interface de círculos.

Se uma pessoa está em seus contatos, ela pode ser adicionada a um círculo, e esta receberá uma notificação (mas nã0 o círculo a qual ela foi realmente adicionada). Assim como no twitter, você pode seguir pessoas para saber suas notificações, sem que estas tenham que segui-lo tambem. Com a evolução dos círculos, isto pode servir para rastrear os diferentes interesses, como as listas de twitter.

Volte para a tela inicial. Abaixo do perfil você verá as opcões de fluxo(stream). Você pode ver seu fluxo de atualizações inteiro, no estilo do facebook ou pode ve-lo segmentado por assunto em um círculo em particular.

Há outras duas opções a seguir seus círculos - a de entrada(incoming) e notificações. Clicando em entrada levará para as mensagens que foram enviadas por pessoas de fora de seus círculos. Notificações irá mostrar-lhe quando as pessoas em seus círculos têm comentado sobre algo que você tenha enviado, ou algo que você tenha comentado.

Abaixo dos círculos e notificações, existe o Sparks.

O Spark


Este é um recurso que permite compartilhar conteúdos dentro dos círculos. Uma vez que os círculos estão estabelecidos, este recurso permite alimentar estes grupos com conteúdos relevantes, como músicas, fotos. Funciona como um grande feed (fonte de noticias) de assunto segmentados, que você adiciona a um determinado grupo e está disponível em mais de 40 idiomas. Na versão atual do Plus, o que parece é que as notícias são geradas pelo Google News.

Esta função deverá funcionar de forma parecida ao “curtir” do facebook, mas em seu lugar será usado o botão +1 do proprio Google.

Para definir seus interesses, você poderá marcar dentre várias opcões as que lhe interessam, e o Google criará feeds de notícias para estes interesses. Você pode compartilhar artigos do Sparks com um botão de compartilhamento.

Um serviço que é uma grande dor de cabeça para o Google é o Chat. O chat fez com que usasse-mos cada vez menos o email. Portanto o chat tambem está presente no Google Plus, porém mais elaborado do que no Gmail. No Plus é possível habilitar chat somente para certos grupos, possibilitando que você esteja sempre online para seus familiares e amigos, mas não para conhecidos ou para o grupo trabalho fora do horario comercial.

Postando uma atualização de status no Plus não será como enviar um twit ou no facebook. As mesmas funcões estão disponíveis, como texto, fotos e links, porém ao enviar uma atualização, não significa envia-la a todos os seus circulos. Você tem a opção de envia-la a um ou mais circulos, enviar a todos ou somente a uma pessoa.

Enviando Atualizações - Google Plus
















Uma característica interessante no fluxo do usuário é que as conversas irão para o topo da alimentação e os comentários subsequentessão serão feitos em um segmento. Este, de acordo com o desenvolvedor do Google Jean-Baptiste Queru, é chamado de “bumping”. Google Buzz tem essa mesma capacidade e também foi uma característica do FriendFeed.

As Fotos no Google Plus
As fotos são auto explicativas. Os usuários podem atualiza-las pelo computador ou telefones e ver as fotos que seus círculos enviaram. Esta é uma funcionalidade muito bem desenvolvida nesta rede social. Com o Android, há uma maneira de fazer upload de qualquer foto que você tirar com o telefone direto para o Plus.

Ao adicionar uma foto, será solicitado a criação de um album. Uma vez criado, é solicitado quais círculos você gostaria de compartilhar com ele. Este é um diferencial importante do facebook, onde toda as fotos adicionadas ao seu perfil são visíveis a todos os seus amigos. Você tambem pode escolher compartilhar o album com apenas uma pessoa, e não com um círculo.

O upload é muito fácil no Plus, tão simples quanto adicionar um anexo ao Gmail. Basta arrastar a foto para a área de transferencia ou clicando no botão de upload e selecionando a fotografia desejada.

Enviando Fotografias no Google Plus
















Os usuários também podem adicionar fotos, colocando-as em atualizações de status ou por enviá-las através da guia Perfil.

Já a visualização das fotos é muito simples, lembra o Google Images, onde as fotos ficam uma ao lado da outra e a página tem rolagem infinita, ou seja, não possui paginação.

O Perfil


Ao usar qualquer produto do Google, você tem uma conta no Google Profile. Eles são relativamente desconhecidos para a maioria das pessoas na web, pois até o momento não tinham muita utilidade a não ser para o próprio Google.

Agora seu Perfil Google é o centro que gerencia suas experiências no Plus, tudo é construído em cima dele. Há seis guias na página do seu perfil - posts, sobre, fotos, vídeos, +1  e Buzz.

A mudança mais significativa em seu Profile está na adição da aba +1. Todas as vezes que você clicar no botão do Google +1, um link será adicionado a sua aba. Esta aba pode ser visível ao público em geral, e outras pessoas podem ver em quais links você votou e gostou.

Hangouts – A Videoconferência do Plus


Este impressionante recurso permitirá que pessoas realizem encontros online com seus círculos por meio de vídeoconferência. Desde sua concepção o projeto Google+ já nasceu com um aplicativo para smartfones com Android que permite envio de fotos, geolocalização e chat.

Conferência no Circles - Hangout


Desde o início o hangout tem sido usado para transmitir aulas de culinária, concertos de música, etc.

Videoconferência com Google Hangout no Celular


É possível participar do Google Hangout a partir de um telefone móvel.

Hangouts atualmente suporta Android 2.3 + aparelhos com câmeras de frente (e apoio iOS está vindo em breve). O novo aplicativo móvel está disponível na Android Market, para que você possa começar a sair a qualquer momento, de qualquer lugar.

Hangouts no Ar


Criado para aquelas pessoas que necessitam transmitir um conteúdo, como uma palestra. Funciona de forma similar ao ustream.tv, onde você cria um ponto de encontro e pessoas podem passar a assistir a sua transmissão pública. Esta transmissão é limitada em até 10 pessoas.

Descobrindo quem adicionar no Google Plus


Quando você entra na rede social do Google, você está usando uma conta Google, que até então era usada na maior parte das vezes somente para enviar emails no Gmail. Quando você envia ou responde um email, este contato é adicionado em sua conta, e desta forma você passa a ter um relacionamento com a pessoa a qual você enviou o email. Isto reflete-se nos seus contatos de Google Talk (aquele chat no gmail), nas sugestões de emails quando você está escrevendo um email etc.

Basicamente, o Google sabe com quem você já se relaciona, e estas pessoas são sugeridas como seus amigos na hora de adicionar pessoas aos seus círculos. Os perfis de Google plus de seus contatos aparecem como sugestão de círculos.

Mas você pode se perguntar:

Como descobrir pessoas relevantes ou influentes no Google Plus
Existe um site que junta as pessoas mais influentes no Google Plus e as separa por categorias, como por exemplo: Podcasters, mulheres em tecnologia, google, web celebridades, autores e escritores, etc.

O site é o Usuários Recomendados, ou em inglês Recommended Users:  http://www.recommendedusers.com/


Quem seguir no Google Plus















Conclusão


O Google Plus tem tudo para se tornar uma grande rede social. Possui uma das maiores empresas de tecnologia e mais inovadoras do mundo promovendo, criando novidades e incentivando seu uso. Vemos muito do Google Waves no Google Plus, e mesmo que o Google Wave não tenha dado certo, talves foi porque ele estava a frente de seu tempo.

Somente o tempo poderá dizer se o Google Plus será o novo Facebook ou se será outro fracasso.

Fonte: Carti

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook