assassinos

Autor de ''O Astro'' lista os 12 possíveis assassinos de Salomão Hayalla;

terça-feira, outubro 25, 2011


Olá pessoal, boa tarde!

Geraldo Carneiro diz que assassinos podem ter sido dois ou três desses personagens


Na sexta-feira termina o mistério que pela segunda vez intriga a audiência da TV Globo: afinal, quem matou Salomão Hayalla, o despótico empresário da novela “O Astro”, originalmente escrita por Janete Clair em 1978? Geraldo Carneiro, que assina o remake com Alcides Nogueira,dá a lista dos suspeitos. Segundo ele, foram escritos dois finais e o assassinato foi cometido por duas ou três pessoas, dependendo de qual dos desfechos vá ao ar.

A solução está em cerca de dez cenas sigilosas recebidas pelos atores que interpretam os seguintes personagens: Henri (João Baldasserini), Nádia (Vera Zimmermann), Youssef (José Rubens Chachá), Amin (Tato Gabus), Jamile (Carolina Kasting), Miriam (Mila Moreira), Assunção (Reginaldo Faria), Inácio (Pascoal da Conceição), Clô (Regina Duarte), Magda (Rosamaria Murtinho), Samir (Marco Ricca) e Neco (Humberto Martins). “É crime pessoa jurídica, como o assassinato de Júlio César, que foi planejado pelo senado romano”, brinca.

Embora não dê nenhuma pista exata de quem são os envolvidos, o autor conta que ele e o parceiro Alcides Nogueira não quiseram criar nenhum final mirabolante. Disse apenas que a solução não é nem muito óbvia nem muito absurda. “O público é inteligente. Fizemos algo muito crível, mas claro que pensamos em artifícios de baixo nível, como colocar um vizinho que invadiu a casa e matou o Salomão porque não aguentava mais o barulho de tantas festas que tinham naquela casa. Também pensei em colocar que ele foi morto porque não pagou propina para o Ministério dos Transportes”, conta o autor aos risos.



Carneiro, no entanto, diz que o mais importante na solução desse mistério é mostrar que ninguém é totalmente inocente e que até Márcio Hayalla (Thiago Fragoso), ao sentar no trono do pai, acaba abandonando o idealismo e se tornado parte daquilo. “O exercício do poder corrompe. Ali é o homem sendo construído pelo próprio trono.”

A ideia por trás dessa novela foi fidelizar a audiência do horário das 23h, que com programas variados também variava muito. O problema foi que recebi muita reclamação de porteiros, taxistas, empregadas domésticas, que queriam ver a novela, mas achavam muito tarde...
Geraldo Carneiro, autor de "O Astro"

Sobre as críticas de que algumas tramas foram aceleradas demais (a novela teve apenas 64 capítulos), o autor afirma ter sido uma opção estética. “Quisemos fazer a novela com uma linguagem mais próxima do cinema que do rádio. Eu confesso que não tenho paciência para aquela enrolação das novelas. Tanto que raramente tenho ânimo de ver novelas. Tem novela que começa só no capítulo 60. Tem outras que abandonam a trama principal. Tivemos a sorte ter uma história que cabia nesse tamanho, porque o primeiro que se entedia com a novela é o autor. Quando você está escrevendo a mesma cena pela décima vez dá vontade de se matar. Nesse ponto, ‘O Astro’ ajudou a apontar um novo rumo para a novela brasileira.”

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook