blusa

Blusa com manga japonesa - Como Fazer

sábado, outubro 15, 2011


Olá pessoal, boa tarde!

Como confeccionar uma blusa de tricô delicada e fresh para o verão
Receita cedida pela Aslan

Material:
• 6 novelos de 50 gramas do fio Mambo cor mescla rosê (1377)
• Agulha circular para tricô: 4.5 e 5.0 mm de 40 e 60 cm
• 4 marcadores de pontos (argolinhas)
• Alfinete prendedor de pontos (pode substituir por 2 pedaços de fios)
Medidas:
• P: 86cm na linha do busto e 54 cm de altura
• M: 96 cm na linha do busto e 56 cm de altura
• G: 109 cm na linha do busto e 59 cm de altura


Pontos empregados:
• Ponto meia ou jersey : direito em meia e avesso em tricô Quando tecido de forma circular, todas as voltas são tecidas em meia.
• Cordão de tricô: todas as carreiras em meia ou em tricô.
• Ponto barra fantasia: quantidade de pontos divisível por seis.
Observações:
Monte uma quantidade de pontos divisível por 6 (12, 18, 24; etc.) e teça 8 carreiras no ponto meia ou jersey.



Na 9ª carreira teça da seguinte maneira: 6 pontos meia, gire a agulha da esquerda no sentido horário em 360º *, repita de *a* até o final da carreira ( ao girar a agulha, você vai provocar uma torção nos pontos da agulha esquerda, o que vai deixar a barra levemente ondulada).

10ª carreira: Toda em tricô

Arremate em picô: * (1 mate simples) x 2; volte o ponto resultante do mate simples para a agulha esquerda e monte 2 pontos. (3 pontos na agulha esquerda); teça os 2 primeiros pontos da agulha esquerda em meia; passe o primeiro ponto por cima do segundo ponto; teça o ponto seguinte em meia; passe o ponto anterior por cima do ponto que acabou de tecer. Repita de *a*.


Observações importantes
A blusa é tecida sem costuras laterais, de forma circular, de baixo para cima até as cavas. A partir daí será tecida em carreiras de ida e volta.

Devido à natureza do fio, que é bastante elástico, a peça deve ser tecida sem nenhum tipo de folga, resultando num trabalho de aparência menor do que um tricô normal.

É recomendável a utilização de marcadores de pontos para melhor visualização dos aumentos e/ou diminuições. A receita foi concebida para vários manequins. Quando houver somente uma instrução, ela é valida para todos tamanhos. Para facilitar o desenvolvimento da peça, marque na receita as instruções relativas ao manequim escolhido.



Execução
Com o fio Mambo e a agulha circular 5.0 mm monte 132 (144; 168 para tamanhos M e G, respectivamente) pontos. Não feche o circulo. Teça no ponto barra fantasia e, ao final da 10ª carreira, feche o círculo tomando cuidado para não torcer os pontos. Coloque um marcador de pontos para indicar o início e o final de cada volta e outro marcador para marcar a metade dos pontos (lateral) 66 (72, 84 para tamanhos M e G, respectivamente) pontos. Continue o trabalho por 8 (9; 10) cm. Mude para a agulha 4.5 mm e teça por 2 (2; 3) cm. Continue a tecer com a agulha 5.0 mm e aumente 1 ponto antes e depois dos marcadores (4 pontos no total).

Teça sem aumentos até completar 34 (35, 36) cm. Este comprimento pode ser alterado, caso deseje a blusa mais comprida.

Divida a quantidade de pontos do trabalho ao meio para demarcar frente e costas.

Deixe os pontos para a frente à espera (68; 74; 86) p. A partir daqui o trabalho será tecido em carreira de ida e volta.

Continue a tecer as costas da blusa e modele as cavas arrematando no início das carreiras seguintes 3 (3; 3) p x 1 vez; 2 (2; 2) p. x 1 vez; 1(1; 1) p.x 3 (3; 4) vezes.

Após as diminuições continue a tecer até atingir 13 (13; 15 ) cm desde o inicio das cavas.

Forme o decote das costas arrematando 12 (12;12) pontos centrais e depois 1 ponto x 8 (8; 10) vezes. Ao atingir 54 (56; 59) cm desde o início, arremate os pontos restantes

Com o direito do trabalho voltado para cima, retome os pontos deixados à espera para frente. Modele as cavas assim como as costas. Ao atingir 8 (9, 11) cm desde o início da cava, forme o decote da frente arrematando 12 (12;12) pontos centrais e depois no início das carreiras seguintes, 2 pontos x 2 (2; 2) vezes; 1 ponto x 4 (4, 6) vezes. Ao atingir 54 (56; 59) cm desde o início, arremate os pontos restantes.

Mangas
Una a frente com as costas com uma costura (ombros).

Com o direito do trabalho para cima e a agulha circular 5.0 mm de 40 cm levante 64 (68; 72) pontos iniciando na parte inferior da cava. Não feche o círculo.

Para evitar a formação de buracos, teça a primeira carreira em ponto meia torcido.

Teça mais uma carreira em meia. Coloque marcadores de pontos antes e depois dos 20 pontos centrais. Continue em meia. Nos 20 pontos entre os marcadores, teça da seguinte maneira: * 1 m. tecendo uma vez na alça da frente do ponto e uma vez na alça de traz; 1 m. *, repita de * a * ao longo dos pontos seguintes até o próximo marcador. Teça normalmente em meia os pontos seguintes.

Volte em meia. Após o 2º marcador, teça 4 pontos deslizes e o ponto seguinte em meia com o fio na frente do ponto, vire o trabalho, deslize novamente o ponto não tecendo para a agulha direita e teça os pontos restantes em meia até o 2º marcador. Após o 2º marcador teça 4 pontos deslizes e o ponto seguinte em meia, com o fio na frente do ponto, vire o trabalho, deslize novamente o ponto não tecendo para a agulha direita e teça os pontos restantes em meia até o ponto deslizado na carreira anterior. Teça mais 4 pontos em meia, deslize o ponto seguinte conforme explicado anteriormente .

Continue a tecer em carreira de ida e volta incorporando sempre mais 4 pontos aos pontos já tecidos. Ao completar 10 carreiras desde o inicio (conte as carreiras nos pontos centrais da manga, repita os aumentos entre os marcadores: * 1 meia tecendo uma vez na alça da frente do ponto e uma vez na alça de traz; uma meia. Repita de * a * ao longo dos pontos seguintes até o próximo marcador.

Ao mesmo tempo, continue a tecer em carreira de ida e volta incorporando sempre 4 pontos aos pontos já tecidos.

Ao completar 18 carreiras desde o inicio, teça duas carreiras sobre todos os pontos e arremate em picô. Teça a outra manga igual.

Arremate do decote
Com a agulha circular 5.0 mm, levante 124 (132; 140) pontos ao redor do decote e feche em círculo. Para evitar a formação de buracos, teça a primeira volta em tricô torcido. Teça mais uma volta em meia. Arremate tecendo a carreira seguinte em picô.


Fonte: Manequim

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook