Dieta

Deixe sua massa mais saborosa e nutritiva sem ganhar quilos extras

sábado, outubro 15, 2011


Olá pessoal, bom dia!

Substituições podem manter o prato mais saudável no seu cardápio

Não tem quem não fique com a boca cheia de água só de sentir o cheirinho de uma boa massa. Se ela vier acompanhada por um molho suculento, então, é tentação na certa.

Mas se por um lado elas são a sensação em restaurantes e bares do país e têm lugar garantido no almoço de domingo com a família, por outro, exagerar na dose na hora de saborear aquela macarronada pode fazer toda a diferença na sua dieta, colocando abaixo todo o seu esforço em manter um cardápio balanceado e o peso em dia, por isso, o ideal é substituir os ingredientes básicos da massa e do molho e consumir com moderação.

"Assim como qualquer outro prato, a massa tem nutrientes importantes para a dieta, porém, por seu alto teor calórico, é recomendado que se substitua alguns ingredientes para não prejudicar a saúde nem entrar em crise com os ponteiros da balança", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. A especialista separou algumas dicas de substituições que vão fazer a massa caber na sua dieta sem preocupação.

Cor e saúde sem peso na consciência 
Se você é daqueles que não comem legumes e verduras nem por decreto, tente colocá-los na receita da massa. Caso você seja um amante destas delícias que vêem da natureza, uma boa opção é colocá-los em pedaços no prato. Inclua brócolis, couve, batata, berinjela, cenoura, beterraba, espinafre e muitos outros na sua refeição.

Beterraba
É uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais como sódio, potássio, zinco e magnésio. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.



Abóbora 
De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, vitaminas do Complexo B e sais minerais como cálcio e fósforo.

Seu consumo é indicado para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. "Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Na geladeira, ela dura de 3 a 4 meses", explica Roberta.

Espinafre
O espinafre é uma verdura de alto valor nutritivo. Possui minerais como ferro, cálcio e fósforo e vitaminas A e do Complexo B.

Ao comprar espinafre dê preferência ao de folhas frescas, de cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insetos. Para conservá-lo por mais tempo, deve-se envolvê-lo em papel ou plástico e guardá-lo na geladeira, longe do congelador.

Vai uma semente aí?
Linhaça
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo proporciona aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. "Este tipo de gordura é benéfico para afastar o risco de doenças cardiovasculares", explica a nutricionista do Dieta e Saúde.

Explosão de fibras
Uma ótima forma de acrescentar fibras em sua dieta é substituir a farinha de trigo por farinha integral nas preparações que fizer como, por exemplo: almôndega, bolos, pães, massa para macarrão, massa para pizza, massa para tortas, muffins e massa para crepes.

Você também pode substituir por farinha de soja, farinha de linhaça e farinha de aveia adicionando em biscoitos, bolos, pães. Outra dica é usá-la para engrossar sopas.

No molho, troque:
-Creme de leite por iogurte
-Maionese tradicional pela versão light
-Molho de tomate pronto pelo feito com tomates frescos
- Óleos por azeite de oliva

Molho light de iogurte (36 calorias)
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 1 col. (sopa) de hortelã picada
- 1 col. (sopa) de suco de limão
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- Sal a gosto.

Misture muito bem todos os ingredientes.

Fonte: Minha Vida


Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook