dicas

Enem - O que fazer nos dias que o antecedem

quarta-feira, outubro 19, 2011


Todos os anos, o período que mais deixa os estudantes nervosos e com medo é no final de ano visto  que muitos irão saber se passaram nas provas. Mas, neste mês de outubro (mês que antecede as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM), muitos alunos já estão apreensivos e ansiosos para cumprir mais uma meta em sua vida de estudante. O ENEM se tornou a maior referência do país no que diz respeito a todo o desempenho que os estudantes apresentam no decorrer do ano letivo. Mas, não é apenas isso, muitas pessoas que já concluíram o ensino médio o fazem para avaliarem seus conhecimentos. No entanto, ainda há algo mais significativo: O ENEM é a principal porta de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior.

Depois que a nota passou a valer como avaliação para o ingresso nas universidades e faculdades do país, a procura pelo ENEM aumentou significativamente. De certa forma, ele tornou o público que por ele passa ainda mais qualificados visto que é preciso estudar bastante para conquistar um bom desempenho nas provas. Para este ano, temos mais de cinco milhões de alunos inscritos concorrendo a diversas vagas em cursos superiores de todo o país. Por isto, antes que chegue a data exata das provas, é importante tomar algumas atitudes e mudar um pouco as rotinas adotadas durante o ano a fim de desestressar um pouco e controlar melhor a ansiedade nos dias de  provas.

Antes do dia da prova, é preciso:

- Verificar toda a documentação exigida para a realização do exame como documentos de identificação e cartão de inscrição. Também é importante diminuir o ritmo de estudos durante as duas últimas semanas. O ideal é fazer uma pequena revisão dos assuntos estudados. Várias pessoas costumam fazer isto um mês antes das provas, o que pode surtir bons resultados.



- Caso você não conheça o local da prova, é importantíssimo conhecê-lo com antecedência. Isso pode fazer total diferença para quem realmente esteja empenhado em realizar uma boa prova, pois, pode evitar que atrasos estraguem todo o seu planejamento.

- A questão do descanso também é fundamental. Para fazer uma boa prova, é preciso manter um ritmo de boas dormidas (meses antes do exame). Saiba que é preciso manter um equilíbrio entre a hora de dormir e acordar. Isto faz com que o seu organismo acostume-se a descansar de fato.

- A alimentação também é um fator que deve ser controlado nos dias que antecedem o exame visto que podem fazer uma enorme diferença entre quem se preparou corretamente e quem não cumpriu uma meta de estudos.

Nos dias de provas é preciso:

- Observar a questão do horário. Com o horário de verão, as pessoas que moram na Região Nordestes, por exemplo, irão fazer a prova às 12h que corresponde às 13h em Brasília.

- Fique atento ao tempo para responder cada prova. Faça um cálculo do tempo que é preciso para responder cada pergunta, mas de acordo com o seu ritmo. O ideal é fazer isto dias antes da prova a fim de que você tenha uma noção de como proceder na hora do exame.

- Alimente-se bem no dia da prova. Acorde cedo, tome um bom café da manhã, mas não exagere.

Pronto, partindo para fazer as provas com essas dicas na mente, certamente você será bem sucedido nos exames. Boa sorte!

Fonte: mundo das tribos

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook