ceia

10 dicas para ter uma ceia de Natal light

quinta-feira, novembro 10, 2011


Olá pessoal, bom dia!

1. Diga não às frituras. Nossa necessidade de gordura diária, que deve ser de 10-15% de todas as calorias ingeridas, já está contida nos alimentos e no seu processo de cozimento, não necessitando de doses adicionais.

2. Utilize sim aos óleos vegetais com baixo teor de gorduras saturadas, como o óleo de canola e o azeite de oliva extravirgem com baixo índice de acidez (até 1,5%).

3. Evite as gorduras de origem animal, seja do pernil ou mesmo do peru assado. Prefira as carnes brancas do peito das aves, sem a pele gordurosa Use produtos lácteos desnatados. Controle o consumo de carne vermelha. Substitua-a por frango, peixe ou peru.

4. Em casa ou no mercado, esteja atento às embalagens dos produtos. Procure saber quanto um produto que se diz light o é de fato, ou seja, quantas calorias ele realmente tem a menos que o seu similar não light.

5. Nunca se esqueça das fibras. Elas auxiliam na formação do bolo intestinal, diminuindo a incidência de câncer e outros distúrbios que podem ocorrer em nosso intestino. Além disto elas dificultam a absorção das gorduras. Lembre-se mais uma vez de ver os rótulos das embalagens. Um produto cereal não necessariamente tem quantidade adequada de fibras, muitos são carboidratos puros.

6. Prefira sempre um prato colorido, combinando verduras e legumes de diversas cores, isto auxiliará na reposição de diversos nutrientes.

7. Faça refeições em horários pré-determinados, sem intervalos maiores que 4 horas. Se de todo não for possível neste período de festas, coma um iogurte light, uma barra de cereais, uma fruta. Isto ajudará a que você chegue no almoço ou no jantar sem tanto apetite.

8. Tome bastante água. Mineral de boa procedência e sem gás. Isto é essencial para nossa vida, previne formação de cálculos e, pasme, parece ajudar até no controle do colesterol.

9. Ao beber seu vinho de confraternização, escolha um tinto sempre que possível. A casca da uva vermelha possui várias propriedades benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, porém, que o álcool deve ser sempre tomado com moderação.

10. Por fim, boas festas, mas esteja sempre atento à qualidade do que você está comendo durante as comemorações, qual a procedência do alimento, da água etc. Uma das maiores causas da falta prolongada ao trabalho, principalmente nas proximidades do Natal e ano-novo, são as intoxicações alimentares que podem, em casos extremos, levar à desidratação profunda e/ou infecções graves.

Fonte: Minha Vida

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook