computadores

Com lançamento do Kinect para computador, Microsoft mira desenvolvedores

quinta-feira, fevereiro 09, 2012


Olá pessoal, boa tarde!

Na semana passada, chegou às lojas de 12 países o Kinect para Windows, uma versão para PCs do sensor de movimentos que se popularizou entre usuários do Xbox, o videogame da Microsoft.

A intenção da empresa é explorar as possibilidades do sensor de movimentos para além dos games. Por isso, diferentemente da versão para Xbox, esse Kinect, ainda sem previsão de lançamento no Brasil, mira aqueles que desenvolvem programas -e não o usuário final.

Mesmo custando mais caro (sai por US$ 249), ele não funcionará assim que sair da caixa, como a versão disponível para Xbox.

A Microsoft espera que os desenvolvedores encontrem novos usos para o conceito de interface natural, no qual o corpo comanda a máquina, sem intermediários.


"Assim como o Kinect revolucionou o entretenimento, veremos ele revolucionar outras indústrias: educação, saúde e muito mais", alardeou Steve Ballmer, executivo-chefe da empresa, em janeiro, nos EUA, durante a CES, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo.

Muitos desses novos usos para o sensor surgiram fora da Microsoft: desenvolvedores se anteciparam à empresa e começaram a modificar o software do Kinect para Xbox, adaptando-o ao PC.

Técnicos e empresas nos EUA e na Europa encontraram uso para o Kinect na medicina, na robótica e até no comércio de roupas, como mostra o infográfico ao lado.

Inicialmente, a Microsoft ameaçou processar esses usuários, mas percebeu que poderia explorar a ideia.

Decidiu então fazer e comercializar sua versão do aparelho para Windows e distribuir de graça, em seu site, as ferramentas para a criação dos programas para Kinect.

O lucro viria do hardware, não mais do software. O que motiva a estratégia é o sucesso de vendas do Kinect para para Xbox: 18 milhões de unidades em um ano.



A Microsoft estuda usar o Kinect em outros aparelhos. Segundo o jornal americano "The Daily", há protótipos de notebooks que têm o aparelho embutido acima da tela, no lugar da webcam comum. A Microsoft confirmou a informação, sem dar detalhes.

A versão para Xbox 360 do acessório Kinect

Ainda segundo o "Daily", a companhia planeja licenciar a tecnologia do Kinect para fabricantes de TV, o que segue a tendência de televisores controlados por voz.

O Kinect para Xbox já atende a comandos dessa forma, e a Samsung mostrou na CES TVs com tecnologia similar.

O aparelho da Microsoft foi recentemente alvo de críticas de um concorrente.

Ao site "PC Pro" a SoftKinect, empresa que tem um produto parecido com o Kinect, definiu o sensor rival como "tecnologia velha".

Segundo ela, o Kinect falha em distâncias menores que 50 cm. A Microsoft diz ter alterado o Kinect para Windows para que ele funcione bem em distâncias menores.

GLOSSÁRIO

INTERFACE NATURAL
O termo parte da ideia de que a interface de um computador é invisível ao usuário, ou torna-se invisível com uso repetido. Assim, interfaces naturais dispensam acessórios que necessitam aprendizado (como mouse e teclado) para que funcionem.

KINECT
Acessório para Xbox que permite jogar com gestos e voz, sem usar um controle tradicional. É considerado pelo "Guinness" o eletrônico com maior volume de vendas em curto espaço de tempo -foram 18 milhões de unidades em um ano.

XBOX
Console da Microsoft bastante popular. Até janeiro deste ano, foram vendidos 65,8 milhões de unidades em todo o mundo.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook