contras

Prós e contras da dieta do miojo milagroso

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Olá pessoal, boa tarde!
Espero que gostem da matéria!

Entenda as vantagens e desvantagens de usar o macarrão japonês sem carboidratos e com pouquíssimas calorias para emagrecer

Desde que a chef de cozinha e apresentadora inglesa Nigela Lawson apareceu no jornal inglês “Daily Mail” com alguns quilinhos a menos e atribuiu o emagrecimento ao konjac, um miojo milagroso japonês, o alimento se transformou em um sucesso mundial.

Em pouco tempo, a dieta virou moda aqui no Brasil e fez com que o alimento também conhecido pelo nome de itokonnyaku (lê-se itoconhaco) desaparecesse das prateleiras dos supermercados e lojas especializadas em produtos orientais.

Apesar de ter ficado tão famoso, é preciso ter cautela ao aderir à dieta do miojo milagroso e estar ciente aos prós e contras. A seguir, confira as vantagens e desvantagens de usar o macarrão na alimentação.

Prós

O segredo do macarrão milagroso é ter quase zero de caloria e nada de glúten ou carboidratos. Uma porção de 200 gramas do macarrão contêm apenas 10 calorias conta 700 calorias na mesma porção de macarrão comum.

Na verdade, ele não tem nada a ver com massa. Trata-se de uma espécie de miojo feito à base de konjac, um tubérculo muito usado na culinária japonesa. Além disso, a composição do alimento tem 97% de água e 3% de uma fibra chamada glucomanan. Ao entrar em contato com a água, essa fibra se expande, aumenta de volume e preenche boa parte do estômago, promovendo a sensação de saciedade.

Não há estudos que avaliem a eficácia do macarrão japonês no emagrecimento. Entretanto, efeitos do konjac são objeto de diversas pesquisas.

Entre elas, resultados da Universidade Rush (EUA) que confirmam a ação da fibra glucomanan na redução de peso e da Universidade de Toronto (Canadá) e do Centro Médico Orebro (Suécia), que atestaram que ela ajuda no controle de diabetes, colesterol e pressão.

Contras



O macarrão japonês pode ser uma boa alternativa para perder peso, mas somente se for utilizado da forma correta. A dieta com miojo milagroso é bastante restritiva, por isso não deve ser seguida por muito tempo.

Substituindo muitas refeições pelo macarrão konjac, a pessoa deixa de ingerir nutrientes importantes para manter o organismo funcionando corretamente, o que pode prejudicar a saúde.

Outra desvantagem é que esse tipo de macarrão não tem nenhum gosto e nem nutrientes, por isso precisa ser incrementado com ingredientes ricos em vitaminas e sais minerais na hora de servir. As melhores opções são incluir alguns legumes e verduras e um pouquinho de molho shoyu.

Fonte: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook