Anvisa

Anvisa suspende venda de silicone no País

quarta-feira, março 21, 2012


Olá pessoal, boa tarde!

Fabricantes precisarão de certificado de qualidade do produto, que ainda será criado pelo Inmetro

 A venda de próteses de silicone, nacionais e importadas, deve ser suspensa por prazo estimado de duas semanas. A suspensão é em decorrência de uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que deve ser publicada até sexta-feira (23). Ontem a agência já havia anunciado a proibição da importação de próteses.

Pelas novas normas, os produtos – usados em procedimentos estéticos e também em reconstrução mamária em caso de câncer de mama, por exemplo – precisarão de um certificado de qualidade para serem comercializados. Como tal certificado ainda não existe no Brasil, fica proibido o comércio das próteses até a elaboração desta certificação.

O órgão responsável por elaborar a certificação de qualidade é o Inmetro. A assessoria de imprensa do órgão informou hoje (21) que vai apurar em quanto tempo este check-list de qualidade e segurança das próteses levará para ficar pronto. A Anvisa estima que em 15 dias já será possível contar com a certificação. Neste prazo, apesar da comercialização das próteses estar suspensa, a agência informou que os produtos estocados pelas clínicas e hospitais podem ser usados nas pacientes.

O aumento do rigor sobre a qualidade das próteses se dá após pacientes de vários países do mundo apresentarem problemas com o produto da marca francesa PIP, como maior risco de rompimento e uso de substâncias não aprovadas para utilização médica.

Entenda o caso das próteses francesas

Desde então, cirurgiões e órgãos de defesa do consumidor alertaram sobre a falta de fiscalização das próteses usadas no Brasil, o que provocou reação da Anvisa.

Fonte: IG

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook