carro

Esclareça cinco dúvidas sobre seguro de automóveis

sexta-feira, março 02, 2012

Olá pessoal, boa tarde!

Passou por uma situação de sinistro e não sabe se a seguradora vai pagar? Confira os principais questionamentos dos motoristas e afaste o risco de prejuízo


1. Meu amigo bateu meu carro

Desde que o motorista seja maior de idade, tenha habilitação válida e não esteja embriagado, a empresa pagará. Isso se ficar provado que o seu amigo ou namorado usou o automóvel numa situação eventual. Agora, caso essa pessoa use o veículo no mínimo uma vez por semana, configura-se uso habitual. Então, o melhor é incluí-la na relação de usuários rotineiros.

2. O carro dormiu na rua e foi roubado

É importante provar que o veículo sempre ficava guardado na garagem e passou apenas uma noite fora da vaga. Outra dúvida comum é quando o automóvel é roubado na frente de casa, durante uma parada rápida. Mais uma vez: se for uma situação eventual, a empresa não negará o pagamento da indenização.

3. Mudei de endereço e me esqueci de avisar a seguradora

A seguradora, pode, sim negar a cobertura do sinistro. Incompatibilidade nas informações declaradas na apólice faz o segurado perder seus direitos. Por isso, sempre é preciso informar e atualizar o endereço onde o carro pernoita, para evitar futuros problemas. Na hora de renovar o contrato, não deixe de conferir minuciosamente todos os campos referentes aos seus dados.

4. Meu carro sofreu estragos provocados por fenômenos da natureza

Boa parte das apólices oferece cobertura para casos de enchente e quedas de árvores. É muito importante ler todas as cláusulas do contrato antes de assiná-lo. No caso de enchente, por exemplo, a seguradora não paga quando o veículo é exposto a riscos desnecessários. Forçar a passagem por uma rua inundada, andar com o carro próximo à agua do mar ou fazer a travessia de um riacho (no caso dos 4×4) são algumas dessas situações.

5. O manobrista bateu meu carro

Se seu carro foi furtado ou se acidentou quando estava com o manobrista, acione o seguro da empresa responsável pela guarda do veículo – por lei, as empresas que atuam com manobristas precisam ter uma seguradora. Caso tenha dificuldade na ação, você tem o direito de acionar seu próprio seguro. Depois, a seguradora buscará ressarcimento junto à companhia de manobristas. Além disso, o cliente também tem direito de processar a empresa por perdas e danos.

Fonte: MdeMulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook