beleza

Como cuidar do colo e do pescoço

quarta-feira, março 21, 2012


Olá pessoal, boa tarde!

Especialista dá dicas para evitar o envelhecimento precoce

Se você cuida muitíssimo bem de seu rosto, mas acaba esquecendo o pescoço e o colo, é melhor rever os conceitos. A pele da região, além de ser mais fina e sensível, possui menos glândulas sebáceas, o que favorece a perda da elasticidade e da tonicidade. O que isso significa na prática? “Pele mais flácida, ressecada e enrugada”, responde a doutora Carolina Ferolla, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ou seja, caso não mude sua rotina de cuidados, pouco adianta o rosto ter uma cútis perfeita, pois o pescoço e colo podem não somente entregar a idade, como fazer com que você pareça mais velha. Por isso, comece agora mesmo a cuidar da pele na região. Tudo começa com cuidados básicos e rotineiros.

Limpeza e proteção
“Além de evitar a água muito quente no banho, quando for secar a região, não esfregue. Apenas dê toques suaves com a toalha”, recomenda a dermatologista. Não se esqueça de hidratar a região também. “Deposite alguns pontinhos do seu creme para a região do pescoço e colo, em toda a extensão desta área. Com as mãos espalmadas, vá espalhando o produto de cima para baixo, em direção ao coração, sem imprimir força. Quando chegar ao colo, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos”, explica a doutora Carolina.

Além do hidratante, o protetor solar é obrigatório diariamente, faça chuva ou faça sol literalmente. “A região também pode receber uma esfoliação suave semanalmente. Em seguida, aplique máscara hidratante”, continua a médica. Preocupe-se também em manter a postura ereta, o que ajuda a evitar rugas na região.

Reverta o jogo
Mas se a falta de cuidados já deixou estragos, em vez de reclamar, busque tratamentos que podem reverter o estrago. E, claro, inclua os cuidados de hidratação e proteção em sua rotina. Se a pele do pescoço e do colo está desidratada, são indicadas as injeções de ácido hialurônico. “Elas são distribuídas em diversos pontos da pele e é um procedimento praticamente indolor que traz, sobretudo, bons resultados”, diz Carolina.

Para manchinhas e rugas
Para quando aparecem manchas acastanhadas na área, a médica recomenda desde cremes clareadores até aplicações de laser. Os peelings também oferecem bons resultados e a escolha pelo método varia de acordo com o paciente. “Mas qualquer que seja a escolha, a exposição ao sol antes e depois da sessão deve necessariamente ser evitada”, fala a dermatologista.

As rugas já se instalaram? As opções para amenizá-las são variadas. “Toxina botulínica, preenchedores de ácido hialurônico, volumerizadores como ácido poli-L-láctico, peelings físicos ou químicos, carboxiterapia, luz intensa pulsada, “light emitting diodes” e laser. Todos esses métodos contribuem para prevenir e atenuar as rugas com sucesso”, completa.

Fonte: Terra

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook