blusa

Blusa de tricô para meia estação - Passo a Passo

quinta-feira, abril 26, 2012

Olá meninas, que tal aprender a fazer essa  blusa de tricô?
 É uma ótima opção para aqueles dias de temperatura mais amena, ou em  tardes mais frias.

Vejam  o Passo a Passo que encontrei no site Manequim.

Material
- 1 cone (250 g) de Fio Tahity de tricô Círculo na cor cinza (8448)
- agulhas para tricô nº 5,5 mm e 7 mm
- 1 m de elástico de 0,5 cm de largura
- meio metro de malha na cor cinza para o forro
- máquina de costura overloque

Execução
Laterais - Faça na agulha 30 pontos (27 cm), trabalhando em ponto barra 2/2 até atingir 23 cm a partir do início.

Frente - Faça com a agulha 16 pontos (12 cm), em ponto meia. À 10 cm do início, aumente de cada lado 17 vezes (1 ponto), totalizando 50 pontos na agulha e 27 cm a partir do início. Prossiga por mais 8 cm em ponto meia. Forme a cava, arrematando de cada lado 1 vez (4 pontos). Prossiga por mais 8 cm em ponto meia. Arremate 10 pontos centrais para o decote. Prossiga fazendo cada lado separadamente. Arremate mais 8 vezes (1 ponto) no lado do decote.

Mangas - Faça 70 pontos (50 cm), em ponto meia. Aumente, de cada lado, 10 vezes (1 ponto). À 9 cm do início em direção às cavas, diminua, a cada carreira, 6 vezes (4 pontos), sendo 24 pontos de cada lado. À 15 cm do início, arremate de uma vez só os 42 pontos.restantes.

Golas - Faça 14 pontos (10 cm) com a agulha de tricô de 7 mm, trabalhando em ponto meia até atingir 80 cm a partir do início.

Costas - Faça com a agulha de 5,5 mm, 16 pontos (12 cm), em ponto meia. À 10 cm do início, aumente 17 vezes (1 ponto) de cada lado. Ao todo, faça 50 pontos em 27 cm desde o início. Prossiga por mais 8 cm em ponto meia. Forme a cava e arremate de cada lado 1 vez (4 pontos). A 17 cm a partir do início das cavas, arremate os 26 pontos centrais do decote e faça, em cada lado, 8 pontos (3 cm). A partir de 20 cm do início da cava, arremate todos os pontos.

Acabamento e montagem
Costure as laterais referentes aos 8 cm da frente e das costas e costure os ombros (8 cm). No avesso da manga, prenda o elástico (35 cm para cada uma) para franzir e prender o forro. Ao redor das cavas, prenda as mangas. Demarque o detalhe das curvas da lateral obtida na união da frente com as costas em ponto de alinhavo feito a mão. Costure na máquina de overloque para não desmanchar o tricô. Recorte a sobra do tecido com cuidado. Depois de prontas, aplique os detalhes nas laterais da blusa, deixando as listras na vertical. Dobre a gola com 10 x 80 cm no sentido da largura, deixando-a com 5 x 80 cm. Faça pontos de alinhavo a mão e prenda a gola ao redor do decote. Faça 14 pontos (10 cm) com a agulha de tricô de 7 mm, trabalhando em ponto meia até atingir 80 cm a partir do início.


Dicas

• Use lã na confecção da peça para enfrentar invernos mais rigorosos

• Aumente do nº 38 para o 40:

- desenhe o diagrama em tamanho real.
- transfira para o papel vegetal e acrescente 2 cm ao redor da peça.
- preencha com pontos o novo comprimento, respeitando as proporções.

Esquema:



Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook