aliviar

Dicas de como aliviar problemas de retenção de líquidos

quarta-feira, setembro 19, 2012

Olá pessoal, boa tarde!
Veja as dicas para aliviar problemas de retenção de líquidos!


Se você sofre com o problema, sabe como isso incomoda , um dos principais sintomas da retenção de líquidos é o inchaço. Acontece quando o organismo para de eliminar líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células.

"O corpo apresenta mecanismos sofisticados e complexos para manter o equilíbrio de líquidos. até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Ocorre que, por diversos fatores, este sistema deixa de funcionar adequadamente e a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o edema”, explica a médica Carolina Mantelli Borges, endocrinologista da Clínica de Especialidades Integrada, pós-graduada em metabologia, medicina legal e perícias médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Mitos e verdades sobre a retenção de líquidos

Se você suspender as pernas vai facilitar a circulação sanguínea dos membros inferiores. "O retorno venoso e linfático será beneficiado, diminuindo a ação da gravidade", assegura o angiologista Ary Elwing. O ideal é que as pernas fiquem em um nível mais elevado do que o restante do corpo Thinkstock

Os locais  onde são mais suscetíveis ao edema são as pernas, tornozelos, pés, mãos, barriga e as costas, nas pessoas que ficam deitadas durante muito tempo. “Quando permanecemos horas seguidas em pé ou sentados, os membros inferiores sofrem, especialmente no fim do dia”, diz a nutricionista. Importante: é possível  você adquirir, por este acúmulo de líquido, até 2 kg em 24 horas.

Tem  dúvida se sofre ou não com a disfunção? É só fazer o teste: pressionar com os dedos, algumas áreas como pernas e pés, e observar se forma algum sulco ou depressão. Veja, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se você amanhece com as pálpebras ou rosto inchado.

As causas

São várias causas. Esse problema pode aparecer por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue, ação da força da gravidade, reação às altas temperaturas, problemas vasculares e circulatórios, doenças na tireoide, reações inflamatórias, ingestão de remédios como anti-hipertensivos, alterações renais, cardíacas ou hepáticas e ingestão excessiva de sal.

Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética, em São Paulo, com curso de massoterapeuta pelo Senac, salienta que, além da alimentação inadequada – com embutidos, conservas, salgadinhos e azeitona, por exemplo, o excesso de peso também contribui para piorar o quadro porque dificulta a circulação do sangue.

"O ideal é priorizar um menu equilibrado com frutas, verduras e legumes, sem exagero de sal e açúcar. E, claro, fazer exercícios regulares, pois o sedentarismo é outro fator agravante.”

Atenção: é imprescindível consultar um médico para identificar a causa. “As razões mais frequentes são as hormonais – em decorrência dos hormônios femininos e da tireoide. Mas, outros distúrbios podem estar por trás, como os cardíacos: a falência do coração faz com que o mesmo não tenha força para ajudar no retorno dos líquidos da periferia  mãos e pernas –,ocasionando o edema nos mesmos”, ressalta o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento de laser. O mau funcionamento dos rins também é outro fator de risco, assim como desordens linfáticas e venosas.

Problema só da mulher?

Segundo Carolina Borges, as  mulheres têm mais propensão por causa das questões hormonais: na fase pré-menstrual, é comum o problema aparecer pelas oscilações nos níveis de estrógeno e progesterona.

O diagnóstico é baseado na avaliação do quadro clínico e não raro incluirá o pedido de exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas. Estudos cardíaco, hepático, renal, imunológico e tireoidiano igualmente podem ser necessários, assim como a análise das veias e artérias próximas ao local mais afetado.

Dicas: 
Beba chás, pois tem efeitos diuréticos
Evite comer carnes salgadas ou condimentos fortes
Faça exercícios físicos todos os dias.
Use hidratantes e faça massagens para ativar a circulação sanguínea
Evite alimentos industrializados e embutidos como a salsicha por exemplo.

Fonte de pesquisa: UOL

Poderá gostar também de:

1 comentários

  1. adorei o post! toda mulher tem isso né? impressionante;

    Estamos falando de fotografia lá no blog:
    http://mentesolvente.blogspot.com.br/
    se você quiser, participe da nossa discussão!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook