blogs

Dicas de como conseguir uma boa imagem para sua empresa em redes sociais

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Olá pessoal, bom dia!
Confira as dicas de como conseguir uma boa imagem para sua empresa nas redes sociais!


Estamos vivendo o momento em que as redes sociais, um fenômeno inegável e irreversível, começa a mudar  a maneira de muitas marcas se relacionarem com seus clientes. Por isso, um bom empreendedor hoje precisa estar conectado o tempo todo ao mundo pelas redes sociais e fazer com que a sua marca esteja e seja muito bem divulgada em todas as redes sociais.

A sua marca deve manter sua presença online, do contrário os próprios clientes farão isso, criando comunidades, perfis e disseminando opiniões sobre ela, sem o seu conhecimento ou controle.

Por isso se você fizer primeiro  terá a oportunidade de conduzir o processo de maneira planejada e estruturada, aumentando assim as chances de extrair daí benefícios para sua imagem. A partir daí  veja algumas dicas para estar de olho na imagem da sua empresa nas redes sociais e ter um bom relacionamento com seus clientes ou consumidores:

Verifique sempre o seu capital social
Através das redes sociais – blogs, comunidades, sites de relacionamento como Google Plus, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, etc. – descubra o que andam falando da sua marca e como está o seu prestígio dentro de um grupo. Essa avaliação da sua imagem (termômetro) conhecida como capital social tem como principal ferramenta a informação que circula pelo mundo virtual.

Portanto o capital social é uma  ferramenta de avaliação muito importante para seu negócio, e de reconhecimento da imagem da sua marca ou empresa. Com essa avaliação, que pode ser tanto negativa quanto positiva, pode-se trabalhar a imagem da marca por meio das redes sociais.

Tenha sempre um diálogo franco e honesto com o cliente
Quando uma empresa entra na mídia social, abre-se um canal de comunicação com o consumidor, oferecendo um diálogo entre sua marca e o cliente.  Assim, a empresa estará oferecendo mais um serviço para ele. No entanto, você precisa estar “aberto” para essa comunicação e disposto a utilizá-la a favor da marca, com ações que sejam positivas e  mantenham sempre um diálogo franco e honesto com o cliente.

Poste sempre conteúdos relevante aos consumidores
Como uma marca pode fazer parte das redes sociais: tenha um microblog no Twitter dando informações sobre promoções, lançamentos de produtos, enquetes, etc.; crie um blog de autoria do empreendedor, ou mesmo da marca, com informações que sejam relevantes sobre o mercado em que atua, com comentários e dicas diretamente para a equipe das lojas; abra um canal no YouTube com vídeos que contenham informações, passo a passo sobre como utilizar seus produtos ou serviços, depoimentos de consumidores, dicas para a equipe de atendimento e vendas, palavra do presidente, entre outros.

Tenha respostas rápidas
Responda de imediato às dúvidas e questionamentos para evitar que a imagem da marca fique desgastada. E lembre-se que por se tratar de uma rede social, o imediatismo é um dos fatores mais importantes, e isso pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo da postura da empresa. Então fique atento.

Tenha uma equipe estruturada e capacitada
Uma coisa muito importante é que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa é fundamental para a repercussão da imagem nas mídias sociais. Pois produtos e serviços ruins podem gerar comentários ruins.

Monitore os perfis da sua marca nas redes sociais o tempo todo por uma equipe capacitada e pronta para lidar com as mais diversas situações, respondendo em nome da empresa.

O empresário também pode atuar na rede como pessoa física
Como empreendedor ou investidor, você  também pode entrar nas redes sociais como pessoa física para dar informações e opiniões relevantes, com o objetivo, mesmo que indireto, de divulgar o seu negócio.

Porém,  para isso, você deve sempre manter seus “seguidores” atualizados com informações relevantes e verdadeiras. Muitas vezes, os internautas preferem seguir pessoas em vez de empresas e marcas. Porque pessoas podem dar opiniões, gerar discussões e têm um rosto, uma identidade, sendo assim mais confiáveis.

Não deixe sua marca  fora das redes sociais, que são hoje, uma das formas mais efetivas de se comunicar com o seu cliente.

Siga as dicas e seja um (a) empresário (a) de muito sucesso!!!

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook