banho

Dicas de como cuidar do bebê no inverno - Banho, roupas e cuidados com a pele

sexta-feira, julho 12, 2013

Olá pessoal, tudo bem?


Veja algumas dicas de especialistas de como proteger seu filho do frio em diferentes situações: na hora do banho, como escolher as roupinhas, a hora de dormir e os cuidado que você deve ter com a pele do seu bebê.

É durante a estação mais fria do ano que surgem as dúvidas sobre como manter o bebê quentinho e longe de problemas de saúde. Porém, como saber se ele está com frio ou calor? Que precauções são necessárias na hora de dar banho no bebê? Como devemos aquecer o bebê para dormir? Veja as respostas para estas e outras dúvidas:

A hora do banho do bebê
 Os pais ou a pessoa que for cuidar do bebê precisam estar atentos ao ambiente em que ocorrerá o banho. Escolha um local sem correntes de ar e procure dar o  na hora mais quente do dia, que normalmente é no final da manhã ou início da tarde. “O ideal é que a temperatura do lugar esteja por volta dos 24 ou 25 graus. Se necessário, utilize um aquecedor. Caso o use, deixe também uma toalha ou esponja molhadas no espaço do banho para manter a umidade do ar. Tome cuidado ao escolher onde o aparelho ficará para evitar acidentes”, orienta o pediatra Victor Nudelman, diretor clínico do Hospital Albert Einstein.

Separe tudo o que for necessário usar, como o sabonete, toalha e as roupinhas antes de colocar a criança na banheira.Faça isto também no calor. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode ficar muito elevada. “Recomendamos um morno para quente e ao verificar se está agradável coloque o dorso de sua mão na banheira”, diz a enfermeira Patrícia Freitas, do Departamento Materno Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Tenha cuidado com a temperatura do ambiente e da água para evitar um choque térmico, ou seja, a mudança rápida de um local quente para outro frio. “Quando ocorre esta mudança brusca o sistema cardiovascular realiza todo um processo de adaptação, assim a criança começa a tremer e fica pálida”, explica o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.;

  A hora do banho no inverno deve ser semelhante aos banhos em outras estações. “Apenas nos casos de bebês prematuros, que possuem reserva de gordura menor quando comparado a outros recém-nascidos, recomendamos uma higienização mais rápida”, afirma Freitas. Lembre-se que a limpeza dos bebês deve ser feita com água e sabonete infantil. “Quanto menos produtos entrarem em contato com a pele do bebê melhor, pois evita alergias”, conta a dermatologista Selma Maria Helene, coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 Quando terminar o banho do bebê enrole-o em uma toalha e seque bem, inclusive as dobrinhas. “Feito isso, coloque uma camisetinha ou outra peça de roupa da parte de cima, de modo que o peito do pequeno fique protegido. Depois, você pode colocar a fralda”, orienta Freitas. Coloque um roupinha básica no bebê  enquanto ele ainda está no local quentinho onde aconteceu o banho. “Deixe para o ambiente mais frio apenas as roupas de cima”, afirma Fernandes. O banho pode ser feito uma vez ao dia. Faça outras vezes caso o bebê se suje muito.

A escolha das roupinhas
 Assim que escolher a roupinha de seu filho em um local frio, pense no que você está usando. “Tomamos por parâmetro que a mãe coloque uma roupa a mais do que ela está vestindo. Além da mantinha do pequeno”, orienta Nudelman. Opte por roupas de algodão, especialmente aquelas que estarão em contato direto com a pele do bebê, assim você evita alergias. “Caso o bebê esteja com mãos e pés gelados coloque luvas e meias”, afirma Fernandes.

E tome cuidado para não expor a criança a um frio excessivo. “Evite sair com o bebê no comecinho da manhã ou durante a noite, momentos gelados do dia”, diz o pediatra Eduardo Brandina da Clínica Vivid.

A hora do bebê dormir
Na hora de dormir os pais precisam ficar atentos para a escolha das roupinhas e cobertores do bebê. “Quando o bebê dorme, ele se mexe. Cobertores ou roupas pesadas limitam os movimentos, podendo até suprimir a respiração dele e causar a morte súbita”, alerta Fernandes. É por isso que os pediatras recomendam o uso de cobertores e roupas mais leves. Atualmente, no mercado,existem diversas opções de tecidos quentes e que não são pesados, tanto para as roupas quanto para se cobrir, como os edredons.

Cobertores costumam ficar guardados nos armários e são retirados apenas durante o inverno. Portanto, antes de usar é importante lavar e colocar no sol para evitar riscos de alergia no bebê e em toda a família.
 Os pais devem ficar atentos a algumas questões para saber se o bebê está passando frio ou calor. “Caso a mãe tenha exagerado nas roupas, o pequeno fica inquieto, não relaxa. Além disso, pode suar, especialmente na cabecinha, e a temperatura corporal fica elevada”, conta a pediatra Leda Amar Aquino, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

 O aumento de temperatura é chamado de hipertermia e pode ser diferenciado de uma febre. “Antes de medicar, recomendo tirar algumas peças de roupa da criança, esperar uns minutos e medir novamente a temperatura. Se ela baixar era hipertermia”, orienta Fernandes. Caso o pequeno esteja com frio irá lhe dar sinais. “Ele chora quando sente este desconforto”, diz Aquino. Coloque a sua mão no tórax do bebê para ver se está com uma boa temperatura. Além disso, as mãos e pés do seu filho podem ficar gelados e mais roxinhos.

Cuidados com a pele do bebê
A pele do bebê requer alguns cuidados especiais no inverno. “Durante o banho, a água quente e os banhos prolongados podem causar o ressecamento da pele”, afirma Helene. Já o creme hidratante pode ser usado apenas após recomendação médica. “Vai depender da pele do pequeno: quando ela é normal não é necessário e não pode ser qualquer creme, é importante utilizar versões infantis”, alerta. Agasalhar demais os filhos também pode causar brotoejas.

No inverno, é comum o bebê sentir sede. “Isto ocorre devido ao ar seco, então ofereça água mais vezes e, se ele ainda estiver no aleitamento exclusivo, amamente com maior frequência”, diz Nudelman. O clima também pode fazer com que os olhos fiquem irritados e o nariz seco, por isso pode ser necessário pingar um colírio ou utilizar soro no nariz do bebê. Lembre-se de consultar o médico antes de usar qualquer tipo de medicamento.  Esta estação do ano é propícia para o desenvolvimento de algumas doenças, que chegam com o inverno"

Fonte da pesquisa: Bebê.abril.com.br

E ai, gostaram das dicas?
Comentem!!

Temos novidades pessoal, em breve estaremos inaugurando uma loja de camisetas na internet, faremos uma ótima promoção no dia da inauguração, e estamos pensando em fazer também um sorteio na página https://www.facebook.com/nostalgyc no face, conto com vocês para participar do sorteio, divulgar e claro comprar muitoooooo na loja  http://www.focanamoda.com.br/

Bjos!!!!

Poderá gostar também de:

1 comentários

  1. Excelente dicas! Uma gotinha de óleo essencial de Alfazema faz a diferença !

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook