artesanato

Receita e gráfico para fazer saia longa de crochê com Tule Ponto Fácil

terça-feira, novembro 26, 2013

Olá pessoal, boa tarde!!
Que tal fazer essa saia longa de crochê com Tule? A peça é super moderna e ideal para o verão!!


Material Necessário:
2 peças de Tule Ponto Fácil na cor 581;
1 novelo de Cléa 5 na cor 8990;
Ag. para crochê nº 1,25mm;
60 cm x 130 cm de tecido azul para acabamento e forro;
80 cm de fita elástica com 2 cm de largura.

Pontos usados:
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduzir a ag., laç., puxar o p. e passar diretamente no p. da ag.. Ponto de união: 1 p.b. na alça do fio Tule, * 5 corr., 1 p.b. na alça do fio Tule*. Torção dos elos: seguir o gráfico.


Tamanho: 42/44

Modo de fazer:
Frente e costas – São iguais e trabalhadas juntas. Cortar 6 tiras de Tule com 122 cm de comprimento cada tira e 5 tiras com 230 cm de comprimento cada tira. Unir as 6 tiras entre si pelos elos das bordas do seguinte modo: 1 – passar os 2 primeiros elos da 1ª tira por dentro dos 2 primeiros elos da 2ª tira,
2 – passar o 3º e 4º elo da 2º tira por dentro dos 2 primeiros elos da 1ª tira,
3 – passar o 3º e 4º elo da 1ª tira por dentro do 3º e 4º elo da 2ª tira,
4 – passar o 5º e 6º elos da 2º tira por dentro dos 3º e 4º elos da 1ª tira,
5 – passar o 5º e 6º elos da 1ª tira por dentro do 5º e 6º elos da 2ª tira,
6 – passar o 7º e 8º elos da 2º tira por dentro dos 5º e 6º elos da 1ª tira,
7 – passar o 7º e 8º elos da 1ª tira por dentro do 7º e 8º elos da 2ª tira,
8 – passar o 9º e 10º elos da 2º tira por dentro dos 7º e 8º elos da 1ª tira, continuar desta maneira até completar todos os elos das tiras. Emendar as outras tiras do mesmo modo. Estando as 6 tiras unidas dobrar o trabalho ao meio no sentido da largura e costurar com p. invisíveis a borda das tiras. Com a ag. de crochê e fio Cléa fazer em  toda a volta do trabalho o p. de união unindo outra tira da meada do Tule do seguinte modo: 1ª união * 2 elos da última tira do trabalho já pronto com 3 elos da meada do Tule (mais ou menos 230 cm de comprimento) * trabalhar de * a * até terminar todos os elos da tira do trabalho. Torcer os elos seguindo o gráfico. Cortar o Tule da meada, fechar em circulo a carr. de união e arrem.. Costurar com p. invisíveis a parte em tecido do Tule. Unir mais 4 tiras da meada do Tule ao trabalho. Fazer entre elas o p. de união com o fio Cléa unindo os elos da borda do Tule de 2 em 2 alças. Fechar em circulo no final de cada carr. de união e costurar o tecido com p. invisíveis. Feita a união das 11 tiras. Fazer em toda a volta da borda mais larga uma carr. de p.b. com o fio Cléa e arrem..

Como montar a peça:
Dobrar o tecido ao meio no sentido da largura. Fazer uma costura a 1 cm das bordas.  Costurar 45 cm e deixar 15 cm aberto. Arrematar os 15 cm aberto com uma costura de 1 cm dobrando o tecido para o avesso. Fazer a bainha da peça dobrando o tecido para o avesso no lado com a abertura. Juntar direito com direito da saia de Tule com saia de tecido e costurar as duas partes. Colocar a saia de tecido dentro da saia de Tule, deixar 3 cm da saia de tecido como cós da saia de Tule. Costurar bem firme as duas pontas da fita elástica. Colocar a fita elástica entre as duas espessuras do cós e passar uma costura a 1 cm da borda.


Fonte: Círculo

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook