1

Saiba quanto de água você pode consumir - 1, 2 ou 3 litros, dicas e conselhos de profissionais

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Olá meninas, boa noite!


Apesar da ingestão de água ser muito importante para o nosso organismo e super recomendada por nutricionistas e médicos, existe uma quantidade adequada para cada pessoa, então devemos estar atentos a esta questão. Devemos consultar um médico para saber exatamente o quanto de água podemos ingerir diariamente, ok?

Aqui você vai ver algumas dicas de profissionais para beber água da maneira correta e ficar tão saudável quanto bonita por dentro e por fora.

Confira as dicas com atenção:

Isabel Jereissati, nutricionista funcional e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que os alimentos também são boas fontes de água e tem que ser levadas em conta. "Quem come muitas verduras e frutas, por exemplo, pode necessitar da ingestão de menos água, enquanto aqueles que ingerem muito sal vão precisar de uma maior quantidade do líquido", diz ela lembrando que cerca de 65% do nosso organismo é constituído de água.

A função da água em nosso organismo é bastante ampla. Segundo Luciana Carneiro, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Associação para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), da capital fluminense, a água ajuda na filtração renal, na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento.

Não devemos exagerar
Segundo a nutricionista beber água demais pode fazer mal à saúde. Isabel contou que o excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e hiponatremia, trata-se da baixa concentração de sódio no sangue. Para  saber quantos copos se deve consumir, ela explica que deve-se  levar em consideração a água que os alimentos já contém e também alguns dados pessoais, como idade, peso, quanto de atividade física a pessoa pratica, o clima, a alimentação,a função renal, e o grau de hidratação, "este é descoberto por meio de exame de bioimpedância, aparência da pele e cor da urina", explica a nutricionista, e também outros exames. É possível também fazer um cálculo bem simples:: "um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia", ensina a nutróloga.

Ela também tranquiliza: "para acontecer uma sobrecarga renal ou um edema cerebral por excesso de água, no entanto, a pessoa precisa consumir cerca de sete litros por dia, algo muito além dos dois litros estipulados como padrão geral".

Algumas pessoas devem restringir o consumo de água devido à problemas de saúde. "Aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, e doenças renais, como insuficiência renal aguda, podem ser indicados a reduzir o consumo de líquidos para não sobrecarregar o coração, que bombeia o sangue, e o rim, que filtra o sangue", orienta Isabel.

Porém, os idosos e crianças são mais suscetíveis à desidratação. As pessoas mais velhas, que sentem menos sede, necessitam de tomar diuréticos, se movimentam pouco e outros. As crianças são mais ativos e não têm controle da sede, dependem de outra pessoa para ter acesso à água

Que água devemos beber
Isabel diz que, para o organismo, não existe diferença entre a água mineral e a água filtrada, ambas possuem os mesmos eletrólitos como sódio, cálcio e potássio, em concentrações diferentes. Luciana explica que, apesar de a água mineral possuir pH alcalino e menos oligominerais, como o magnésio, a água filtrada, quando tratada, pode ser ingerida sem problemas, pois possui flúor que ajuda a prevenir as cáries.

"É importante dar atenção aos alimentos e bebidas que nos fazem desidratar, como o café, o chá mate, refrigerantes de cola, embutidos, molho de soja e outros alimentos industrializados ricos em sódio", concluiu Isabel.


Fonte de pesquisa: Terra

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Acredito que 2 litros de agua são suficientes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli, obrigada por estar aqui, feliz 2014 pra você e toda sua família, que Deus abençoe sempre!

      Eu também acho e é o que tento beber, mas com a correria acabo bebendo menos.
      Bom fim de semana!
      Bjos!

      Excluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook