apartamento

Siga o passo a passo para fazer o efeito grafiato em paredes

terça-feira, janeiro 27, 2015


Aprenda a fazer uma textura bem legal no acabamento ou reforma da sua casa ou apartamento!

O grafiato é uma maneira de deixar o ambiente com um ar moderno e atual, o passo a passo abaixo ensina como fazer a textura de forma prática, simples e rápida.

Material necessário:  
  • Selador
  • Massa para textura granulada
  • Tinta acrílica na cor escolhida 
Ferramentas:

- Rolo de lã máster com cabo

- Desempenadeira de aço lisa BV

- Espátula de aço inox 80 mm

- Desempenadeira plástica branca para grafiato

- Desempenadeira plástica mini para efeitos

- Trincha gris série 700 (para retoques)

- Bandeja grande.

Passo a passo:

Você deve Certificar-se de que toda a superfície de alvenaria que irá recebê-la está firme, seca e livre de qualquer sujeira, pó ou gordura, antes de começar a aplicação da textura. Lixar a parede para remover partículas soltas. Caso as paredes sejam novas, você deve aguardar a cura do cimento por, no mínimo, 30 dias.

1° - Passe uma demão de selador com o rolo de lã Máster e espere secar. O selador aumenta a fixação da textura na parede e, se for da mesma cor da textura, isso irá facilitar o trabalho.

2° - Com o auxílio da espátula de aço coloque a textura, que pode ser branca ou pigmentada, na desempenadeira para poder aplicá-la na parede.

3° - Passe o revestimento texturizado com auxílio da desempenadeira de aço em movimentos amplos. Estenda a textura na superfície em áreas não superiores a 3m².

4° - Desempene a superfície com a mesma ferramenta no sentido vertical, de modo a deixar uma camada bem fina, uniforme e proporcional ao diâmetro do maior grão da textura.

5° - Faça o grafiato sobre a superfície revestida com a textura ainda úmida passando a desempenadeira plástica branca para grafiato de acordo com o efeito desejado: na vertical, horizontal, alternando os dois movimentos para obter um quadriculado ou em círculos.

6° - Use a desempenadeira plástica mini para fazer retoques, acabamento em áreas pequenas, arredondadas ou ainda para refazer detalhes do efeito grafiato, quando necessário. Espere a secagem total da textura.

7° - Passe duas demãos de tinta acrílica na cor de sua preferência. Para obter o grafiato quadriculado é necessário repuxar a textura nos sentidos horizontal e vertical. O efeito de risquinhos semicirculares poderá ser obtido fazendo movimentos circulares na textura com a desempenadeira plástica branca.

É importante retirar todo o excesso de textura das ferramentas quando terminar para poder reutilizá-las.


Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook