15 dicas

15 dicas de culinária para pessoas com diabetes

quarta-feira, fevereiro 18, 2015


Substituindo alguns alimentos na sua receita você consegue o mesmo resultado final, porém isso lhe trará muito mais saúde. Confira abaixo as dicas de uma especialista.

1 - Troque o achocolatado

A sugestão é da nutricionista e chefe Flora Lys Spolidoro, da doceria Day by Diet, na capital paulista: quando for preparar um bolo, troque o achocolatado da receita pelo cacau em pó. Dessa forma, além de tornar a sobremesa muito mais saborosa, Isso faz com que a receita fique com uma coloração bonita e ainda economiza nas porções açucaradas que alguns produtos costumam trazer. Mesmo assim, fique atento ao teor de carboidrato do substituto. Confira bem o rótulo!

2 - Use e abuse das claras

Outro segredo da expert Flora Spolidoro: retirar o ovo inteiro da receita e, no seu lugar, acrescente duas claras. É que a clara dos ovos interfere na consistência, tornando as preparações mais aeradas. E ela incrementa a receita com proteína de excelente qualidade e, o que é melhor, reduz seu teor de colesterol. Os diabéticos devem redobrar a atenção com essa gordura, já que o excesso é acusado de trazer problemas para as artérias.

3 - Prefira os cítricos

Por causa da presença de uma substância chamada ácido cítrico, frutas como a laranja e o limão são grandes estrelas da cozinha diet. Especialistas explicam que nossas papilas gustativas são mais sensíveis aos sabores ácidos e, por essa razão, aquele gosto peculiar dos edulcorantes acaba mascarado. Porém, sempre que a receita permitir, evite expor esses frutos a altas temperaturas. Dessa forma, você garante uma pitada extra de vitamina C e fortalece suas defesas.

4 - Deixe sua receita mais light

A chefe Flora, que trabalha com culinária para diabéticos desde 1991 e pôde experimentar os mais diferentes truques, ensina: para reduzir o teor de gordura, substitua parte do creme de leite por uma mistura de leite desnatado (uma xícara), amido (uma colher) e margarina light (uma colher). Cozinhe até conseguir uma consistência cremosa.

5 - Invista na aveia

A melhor parte desse cereal é a  betaglucana. Um tipo de fibra solúvel que retira o colesterol para do nosso organismo e, assim, diminui o perigo das placas de gordura.

6 - Polvilhe com canela

A canela dá sabor e deixa os pratos com um aroma delicioso, e além disso o uso da especiaria reduz a vontade de comer guloseimas. É o que dizem alguns cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, que observaram esse efeito em um grupo de voluntários. Ficou provado pelo estudo sueco que há demora no esvaziamento do estômago após a ingestão de canela, o que é um sinal de que ela contribui para a saciedade.

7 - Use farelo

O farelo que vem de cereais como o trigo, ajuda a equilibrar as taxas de açúcar no sangue devido à sua grande quantidade de fibras.

8 - Prefira doce de leite diet na hora de rechear

O doce de leite diet pode ser encontrado em qualquer supermercado, porém, antes de acrescentá-la à receita, veja alguns truques da nutricionista e chef Maria Cecília Corsi. "Para o doce de leite diet ficar com textura de recheio de bolo, junte-o com pudim de caixinha diet sabor baunilha", sugere e acrescenta: "A dica é preparar o pudim seguindo as instruções da embalagem e depois misturá-los para incrementar a massa".

9 - Troque os molhos por vinagrete

Substitua os molhos engordurados por uma receita de cebola, pimentão, ervas e vinagre com um fio de azeite. O vinagrete pode ser usado em sanduíches preparados com carnes magras, rosbife ou pastas frias e patês. E  recheia o lanche com substâncias protetoras, que caem numa boa em qualquer dieta. "Vegetais crus aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal", entrega Maristela Strufaldi.

10 - Cuidado com a dose

Nunca exagere na quantidade de adoçante. Pois o abuso não só dá a qualquer receita uma pitada de sabor de remédio como pode até fazer você ganhar peso. Alguns edulcorantes artificiais contêm as mesmas calorias do açúcar, ou seja, 4 por grama. E quanto mais a gente consome, mais o cérebro vai querer as guloseimas doces.

11 - Passe a temperar com ervas

O sal de ervas realça as receitas e deixa tudo muito mais gostoso, alguns temperos oferecem compostos que zelam pela integridade das células e combatem inflamações não podem ficar de fora da dieta do diabético.

12 - Mexa muito bem os ingredientes

Siga as dicas de Flora Spolidoro e evite que o bolo fique solado. "Bata a margarina e depois os ovos. Após formar um creme, coloque o leite e mexa levemente até misturá-lo todo. Se isso for feito muito rápido, o ar preso ali vai embora e com ele o volume! Depois de peneirar as farinhas e o fermento, junte-os manualmente usando um fue ou o próprio batedor da batedeira. Nunca bata a farinha nesse aparelho, e sim com as mãos, levemente, devagar."

13 - Escolha o fermento certo

Segundo a professora Flora Spolidoro, o segredo é buscar uma palavra mágica na lista de ingredientes que consta no rótulo: pirofosfato de sódio. Essa substância aparece sempre ao lado do bicarbonato, e juntos eles têm ação mais potente e fazem o bolo crescer mesmo. "Quando a receita não leva açúcar, é importante contar com um fermento químico bastante eficaz", ressalta.

14 - Use leite condensado light:

Com a mistura de leite desnatado em pó, margarina light, adoçante culinário e água fervendo você consegue o leite condensado light, mas se preferir compre pronto e substitua nas receitas de pudins, recheios e outras. Você com certeza terá receitas muito mais saudáveis.

15 - Coloque uma pitada de sal

O sal é mais um aliado contra o gosto residual da maioria dos edulcorantes artificiais usados para fazer bolos, tortas e outras massas diet. Mas aqui temos duas sugestões:

1 - acrescente a tal pitada de sal durante a preparação, ou seja, antes de levar a receita ao forno. Assim, o truque fica mais eficiente.

2 -  muito importante: cuidado com a quantidade, o excesso de sal serve de estopim para o aumento da pressão arterial.

Poderá gostar também de:

2 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook