43 maneiras

43 maneiras de se usar o mamão papaya em benefício da beleza e da saúde, que irão surpreender você

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

43 maneiras de se usar o mamão papaya em benefício da beleza e da saúde, que irão surpreender você

Incluir o mamão papaia na alimentação diária é muito saudável para o cabelo, pele, e unhas pois, segundo a nutricionista funcional Thaianna Costa, da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, “a beleza e a saúde da pele, cabelos e unhas está diretamente ligada a uma alimentação rica em vitaminas e minerais”. Barbara Rodriguez, nutricionista na Nutri Import, também ressalta que o fato de o mamão papaia auxiliar no funcionamento do intestino “acaba por refletir em uma pele e os cabelos mais viçosos”.


Barbara conta ainda que a vitamina A presente na fruta previne a queda de cabelo, e Thaianna aponta que a vitamina C “é importante na produção e manutenção do colágeno, responsável pela firmeza e sustentação da pele”, ressaltando que o “colágeno é proteína, parte fundamental também para a saúde dos cabelos, ajudando a reconstruir a estrutura capilar.”

Mas, além de gerar grandes benefícios em função de seu consumo, ela também pode ser utilizada diretamente sobre o local que se quer afetar, conseguindo benefícios variados de acordo com o uso e a combinação de ingredientes. Confira mais alguns benefícios.

16 Dicas de uso do mamão para a beleza

1 - O mamão papaia possui propriedades curativas e cicatrizantes, que ajudam na reconstituição das células da pele, podendo ser aplicado sobre arranhões, feridas e cicatrizes.

2 - Serve como um creme antienvelhecimento natural, por sua ação antioxidante, podendo ser usado no corpo todo.

3 - Amassado e misturado a açúcar cristal, funciona como um esfoliante nutritivo.

4 - Ajuda a abrir poros entupidos, além de combater acne e espinhas.

5 - Acelera a cicatrização de queimaduras.

6 - Xampus com mamão ou papaína em sua composição são ótimos no controle da caspa.

7 - Por ter baixa concentração de sódio, impede a retenção de líquidos, melhorando a hidratação da pele (e do corpo como um todo).

8 - Aplicar mamão amassado no rosto reduz espinhas e manchas, além de uniformizar o tom da pele (do rosto e do corpo).

9 - Mamão amassado também é útil para hidratar calcanhares rachados ou ressecados.

10 - Ele também é um auxiliar no tratamento de micoses de pele.

11 - Fazendo uma pasta de mamão e mel, tem-se um fantástico hidratante para o rosto.

12 - Se a pasta for feita com mel e farinha de arroz, o creme dará um ótimo firmador para a pele (que deve ser aplicado três vezes por semana, durante 20 minutos).

13 - Mamão papaia também é um grande auxiliar para amenizar olheiras. Basta misturá-lo com leite e aplicá-lo no local, deixando por alguns minutos.

14 - Misturado a iogurte, mel, suco de limão e clara de ovo, o mamão se transforma em uma máscara de clareamento, que deve ser mantida no rosto por 20 minutos, e seguida de um protetor solar.

15 - A ingestão diária de mamão previne queda de cabelo e afinamento dos fios, fortalecendo o cabelo desde a raiz e estimulando o crescimento.

16 - Aplicado no cabelo, ajuda a limpar o couro cabeludo, além de dar mais brilho e vida aos cabelos.
Para usar o mamão papaia como máscara para o cabelo, basta bater no liquidificador:

1/2 xícara de mamão picado
1/2 xícara de banana picada
1 xícara de iogurte natural
1 colher de mel
1 colher de óleo de coco

Opcionalmente, pode se acrescentar um condicionador de sua preferência.
Veja se não sobraram pedaços de frutas no creme. Passe nos cabelos e cubra com uma touca de banho. Após meia hora, enrole com uma toalha ou coloque uma touca térmica, aguarde mais meia hora e lave como de costume.

Benefícios do mamão para a saúde

17 - O mamão papaia possui características anti-inflamatórias, antioxidantes, nutritivas, emolientes, laxantes e diuréticas.

18 - Possui grande quantidade de betacaroteno, que é supostamente um auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

19 - Rico em fibras, ajuda a reduzir e controlar os níveis de colesterol.

20 - Por sua grande quantidade de antioxidantes, auxilia a evitar o envelhecimento prematuro do corpo.

21 - A ingestão de mamão ajuda a regular a pressão sanguínea, sendo um auxiliar no tratamento da hipertensão devido à grande quantidade de potássio na fruta.

22 - Os betacarotenos e a vitamina C presentes no mamão fortalecem o sistema imunológico, ajudando o corpo a prevenir infecções, gripes e resfriados.


23 - Quando aplicado sobre ferimentos, acelera o processo de cicatrização.

24 - O papaia ajuda no controle da diabetes.

25 - A papaína presente na fruta ajuda na digestão, amenizando a prisão de ventre.

26 - O consumo regular ajuda a prevenir infecções de cólon.

27 - É um auxiliar no processo de emagrecimento, por ser uma fruta adocicada e saborosa, mas com muitas fibras e poucas calorias.

28 - O consumo diário de uma fatia de mamão maduro (não pode estar verde ou semimaduro) por mulheres grávidas ajuda a evitar náuseas e enjoos matinais.

29 - Possui propriedades anti-inflamatórias leves que minimizam as dores que quem sofre osteoporose, artrite e edema.

30 - Ajuda a controlar irregularidades menstruais e cólicas.

Látex (seiva)

O látex é o líquido esbranquiçado que sai da casca do mamão quando ele ainda está verde. Para sua obtenção, é preciso que o fruto ainda esteja na planta. Devem ser feitos pequenos cortes na casca do mamão, durante a manhã, e deixar que o líquido escorra para dentro de um recipiente de vidro escuro. O látex precisa secar ao sol, e a retirada pode ser feita a cada 4 dias. Depois de pronto, alguns de seus usos incluem:

31 - Diluído em água, ameniza calos e verrugas.

32 - Tem efeito cicatrizante e levemente antibacteriano.

33 - Quando ingerido, é útil para controle de problemas respiratórios, como tosse, bronquite e falta de ar.

Ambas nutricionistas consultadas listam diversos benefícios para a saúde provenientes do consumo de mamão papaia. Nesse sentido, Thaianna Costa comenta que “o mamão é uma fruta muito nutritiva, contém vitaminas A, C e do complexo B, fibras e sais minerais como: potássio e fósforo.

34 - Ele possui também uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e consequentemente na absorção de nutrientes pelo organismo.

35 - Tem poder laxativo que auxilia pessoas com constipação. A vitamina C juntamente com a vitamina A vão dar uma força para imunidade, além de combater a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do organismo.

36 - O mamão ainda é fonte de carotenóides que atuam na prevenção de doenças da retina.”

37 - Barbara Rodriguez, por sua vez, explica que a fruta “possui ação antioxidante proveniente dos carotenoides, que são os pigmentos amplamente difundidos na natureza que se caracterizam por exibir cores nos alimentos.

38 - Essa ação antioxidante envolve o fortalecimento do sistema imunológico, redução do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras” e diz ainda que as fibras solúveis do mamão papaia ” ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.”

39 - Além disso, o mamão papaia é indicado popularmente para amenizar diversos desequilíbrios gastrointestinais, diabetes, tosses e problemas respiratórios, doenças degenerativas e do coração, problemas renais, eczemas, inchaços, úlceras e até mesmo olheiras.

Logicamente, em muitas dessas condições, o mamão não pode ser utilizado como única forma de tratamento – é sempre importante consultar um médico especialista. Mas certamente a fruta auxilia muito na amenização dos sintomas.

Além disso, o papaia é uma fruta extremamente versátil: tudo é aproveitável para alguma coisa, e cada parte da fruta pode ser preparada de várias formas diferentes:

Polpa

A polpa, parte interna da fruta, é a parte mais comumente utilizada e também a que mais oferece benefícios à saúde. Pode ser consumida crua – em pedaços, ou como suco ou creme. Também é possível consumir o mamão na forma de doce ou compota (feito com mais frequência a partir do mamão verde), cozido, fermentado ou em xarope. Confira agora os milhares de benefícios trazidos pela polpa do mamão papaia.

Apesar desses benefícios, é preciso estar alerta pois o látex pode causar dermatites e alergias, geralmente fortes.

Flores do mamoeiro macho

Os mamoeiros são geralmente identificados como macho, fêmea ou hermafrodita, sendo que estes últimos são o de maior valor comercial, por apresentarem uma polpa mais carnuda e menor quantidade de sementes.

O mamoeiro macho é reconhecido pelas suas flores e frutos, mais alongados, e pelo cabo longo que liga o fruto à árvore – cabo esse que faz com que o mamão macho seja popularmente reconhecido como “mamão de corda” ou “mamão de cabinho”. Esse é o tipo cujas flores são mais úteis para a saúde, sendo que, após secarem ao sol, podem ser usadas para fazer uma infusão ou xarope de efeito expectorante e anti-inflamatório.

Sementes

Para serem utilizadas, as sementes o mamão papaia devem ser secas e moídas. Entre as propriedades medicinais de seu consumo, temos:

40 - Auxílio contra a prisão de ventre.

41 - Proteção do fígado.

42 - Detox do organismo.

Popularmente, afirma-se que o consumo de sementes de mamão também surtiria efeito contra vermes intestinais, mas esse uso foi descartado por pesquisas científicas, que provaram que o mamão tem pouquíssimo efeito sobre tais vermes.

Folhas

43 - Como tudo no mamão, também as folhas apresentam leve função terapêutica. O chá feito com tais folhas é digestivo, e tem leve ação anti-inflamatória.

Cuidados que se deve ter com o mamão papaia

Apesar de o mamão papaia possuir inúmeras qualidades, é preciso atenção a algumas situações de risco. Algumas pessoas podem ser alérgicas à papaína, assim como ao látex, que pode inclusive causar gastrite se ingerido por pessoas com o trato gastrointestinal mais debilitado.

Além disso, o látex, presente em maior quantidade no mamão verde, pode ser prejudicial durante a gravidez, por suprimir os efeitos da progesterona na mulher, o que pode aumentar a possibilidade de um aborto. Porém, não há qualquer problema no consumo de pequenas quantidades diárias de mamão maduro durante a gravidez.

Há ainda alguns estudos que afirmam que o consumo de mamão verde diariamente funcionaria como um anticoncepcional natural, mas isso não é comprovado.

Também é importante sempre que possível, incluir o mamão papaia na alimentação, seja de produção orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Isso porque a fruta é uma das que absorve os venenos em maios quantidade, e acaba levando isso para dentro do nosso corpo, junto com todos seus nutrientes. Uma boa higienização também é fundamental, para que o consumo resulte em mais benefícios do que malefícios.

Como inserir papaia na dieta

Com tantos benefícios, o mamão papaia é uma fruta que vale a pena ser inserida na dieta do dia a dia. Porém, nem todas as pessoas tem ideias de como inseri-la em suas refeições. Bárbara Rodriguez sugere que se cosuma “½ mamão papaia no desjejum ou no lanche da tarde, acompanhado de 1 colher (sopa) de granola”.

Poderá gostar também de:

3 comentários

  1. Eu não sabia que era bom para isso tudo.
    Parabéns pelo post. Foi de muita informação pra mim.
    www.eaitolinda.com
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o mamão é tipo 1001 utilidades rsrs. Eu adoro papaya, aqui em Minas chamam de mamão havaí.
      Obrigada linda, visitei seu blog e já estou te seguindo. Bjos!!

      Excluir
  2. Sou fã do mamão,e com essas dicas maravilhosas,tenho que compartilhar!Obrigada!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook