batata doce

Clara de ovo, batata doce e frango é o segredo da dieta milagrosa das musas de Carnaval

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Indianara Carvalho
Indianara Carvalho

Todo ano a dieta das musas de Carnaval é a mesma: clara de ovo, frango e batata-doce. Indianara Carvalho, Miss Bumbum 2014, conta que consome pela manhã oito claras de ovo, quando acorda. Durante o dia, faz pequenas refeições que incluem frango desfiado, batata-doce e Whey Protein batido com aveia. “Sinto saudade de fruta. Adoro manga”, disse. Gracyanne Barbosa também admitiu ser fã de ovo no ano passado. “Se  eu pudesse escolher um alimento para quem quer ter um belo corpo, seria o ovo. Gostoso, saudável e barato” disse.

Quer saber qual é o “milagre” desse cardápio? O endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, do Hospital Bandeirantes, diz que a combinação realmente ajuda no ganho de massa muscular e de um corpo em forma. “É muito comum praticantes de atividade física consumirem grande quantidade de clara de ovo e peito de frango, que são considerados proteínas magras para reconstituição muscular, e batata-doce, conhecida como um carboidrato de baixo índice glicêmico, porque, ao ser ingerida, evita picos de insulina, ação que, além de prolongar a sensação de saciedade, evita que o organismo acumule excesso de gordura localizada”, explica ele.

Porém, um cardápio que seja restrito somente a esses alimentos não é nada ideal para a saúde.  “A curto prazo, uma dieta como essa até pode ser realizada, porém a longo prazo se torna prejudicial”, alertou Genestreti. “Esses alimentos podem ser inseridos na dieta, respeitando a tolerância da pessoa, até por longos períodos. No entanto, uma dieta que se restrinja a eles não pode ser considerada 100% saudável e equilibrada”, alertou a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da Bio Ritmo Academia.

O ideal é que se faça uma alimentação balanceada com consumo equilibrado de micro e macronutientes. Pois a ausência de vitaminas, minerais e fibras altera todo o processo metabólico. “O ganho de massa magra e a manutenção e prevenção de doenças exigem uma alimentação mais ampla e completa”, diz a nutricionista Fúlvia. Além da falta de vitaminas e minerais existe outros sintomas como o cansaço, pele seca e descamando, queda de cabelo, unhas fracas e dificuldade de concentração, como listou o endocrinologista Genestreti.

Clara de ovo

Muitas musas de Carnaval apostam no consumo de muita clara de ovo por dia. Miss Bumbum 2014, Indianara contou que consome de 18 a 25 por dia para estrear na passarela do samba como musa da escola Acadêmicos do Tucuruvi. “Coitadinha da galinha”, brincou. Mas não é só a galinha que pode se sair mal na história. “É uma dieta monótona, cansativa e com quantidades excessivas de alguns nutrientes, o que poderia gerar até uma sobrecarga renal e alterações  digestivas e de absorção”, alertou a nutricionista Fúlvia.

Batata-doce

A batata-doce é melhor que a batata-inglesa? “Depende do objetivo e momento de ingestão”, responde a nutricionista Fúlvia. “A batata-doce é uma ótima opção de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é rica em fibras, promove gradualmente energia em forma de glicose ao organismo e esse controle glicêmico é excelente quando estamos objetivando o ganho de massa muscular e perda de gordura. Já a batata-inglesa é uma ótima opção de carboidrato de rápida absorção. Por conter menos fibras, pode ser uma opção interessante para uma refeição pós-treino, quando, em alguns casos, necessita-se de uma fonte rápida de energia”, explica.

Frango

As musas amam frango. Mas é só esse tipo de carne que traz benefícios quando o assunto é ganho de massa muscular? “Na verdade, tanto o frango, o atum e peixes no geral, como salmão, sardinha, abadejo, truta, além de serem carnes com menos gordura, são ótimas fontes de ômegas, de grande valia para o ganho de massa muscular e potentes anti-inflamatórios”, comenta a nutricionista Fúlvia. Porém é importante deixar claro que isso não indica uma necessidade de excluir as carnes vermelhas da alimentação. “Escolha as com menos gordura, como patinho, filé mignon, alcatra”, recomendou.

Alimentação

Se você quer estar com o corpo em dia até o Carnaval, não aposte em grandes restrições, recomenda o endocrinologista Genestreti. “Faça de quatro a seis refeições diárias, com pequenos volumes, se alimentando a cada três horas, pois assim evita os excessos nas refeições principais e a vontade de ‘beliscar’ alimentos desnecessários, além de acelerar o metabolismo”, ensina ele.

Ele também dá dicas importantes como apostar na hidratação, ingerindo, pelo menos, 2 litros de líquidos por dia, principalmente água. “Mantenham-se em atividade, praticando pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos. Nunca em jejum”, finaliza o endocrinologista. É importante que você siga todas essas dicas durante o ano todo, Dessa forma, o resultado é duradouro e afasta a possibilidade do  efeito sanfona.

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook