atitudes

Algumas atitudes que você deve evitar no facebook

terça-feira, junho 18, 2013

Olá pessoal, boa tarde!

Cuidados ao postar  no facebook e o que evitar!


O Facebook é uma das redes sociais mais usadas para entretenimento e troca de informações, mas também é capaz de revelar o perfil psicológico das pessoas, os hábitos e gostos, e isso pode ser muito  perigoso,  pois há diversos tipos de criminosos que usam esta ferramenta para escolher suas vítimas e praticar golpes.

Esteja sempre atento e seja cauteloso quanto ao que for compartilhar, tanto para a manutenção de uma boa reputação virtual, quanto para evitar problemas com pessoas mal intencionadas ou, mesmo sem querer, com a justiça.

Confira algumas medidas inadequadas que mais ocorrem no Facebook e fuja de comportamentos que colocam em risco sua segurança e privacidade:

Ameaças no status

É bastante comum as pessoas postarem no status reclamações e aborrecimentos de vez em quando, porém deve-se tomar cuidado para que o conteúdo não seja agressivo e não possa ser interpretado como ameaça, pois se algo acontecer com o alvo de sua ameaça, você poderá se tornar um suspeito de um crime.

Restrição de privacidade

Configurar a privacidade de cada postagem que fizer no Facebook e ajustar para que quando seus amigos fizerem postagens mencionando você, você possa ter o direito de aprová-las ou reprová-las. Assim, você estará se protegendo e também aos seus familiares e amigos. Os dois vídeos a seguir irão ajudá-la  a configurar sua segurança e privacidade na rede social.


Informações de trabalho

Além de ser inconveniente tornar públicos rotinas e projetos profissionais, seja sobre você ou de seus parentes, para pessoas que não têm relação direta com este trabalho, pode ser uma atitude muito ruim, pois na maioria das vezes existem restrições de confidencialidade, principalmente em empresas e órgãos governamentais.

Imagens de documentos legais

Não disponibilize em quaisquer redes sociais imagens de documentos,. É muito comum entre jovens que acabam de  conquistar a carteira de motorista, postarem a imagem da mesma.

No Brasil a carteira de motorista vale como documento de identificação, por issoos problemas com a apropriação das informações deste documento, vão além das questões do Departamento de Trânsito.

Datas de férias e viagens

Existe um risco enorme em anunciar o período em que você está de férias ou quando irá viajar, pois assim estará dando a possibilidade de bandidos saberem quando sua casa estará vazia, o que pode levar a invasões e roubos.

Fotos que exponham demais

Antes de postar fotos no Facebook, tenha o cuidado de fazer uma seleção bem criteriosa do conteúdo, evite imagens que mostrem nudez total ou parcial, momentos íntimos, situações embaraçosas ou muitos detalhes de como você vive e sua rotina.

Avaliar as imagens antes de serem compartilhadas, seja com um público geral ou apenas com amigos, é importante, pelo fato de tanto prevenir constrangimentos em ambientes em que a imagem não seja considerada adequada, quanto evitar que bandidos tenham informações demais sobre você e pessoas com as quais se importa.

Revelar sua localização e companhias

Compartilhar com seus amigos os lugares que frequenta e com quem você está no momento, pode ser algo perigoso, pois alguém mal intencionado pode avaliar e perceber padrões nos seus hábitos e enganar seus familiares, simulando um sequestro, por exemplo, e usar como confirmação de captura lugares e companhias que você costuma postar no Facebook.

Informações familiares

Informações familiares geralmente são usadas em “Perguntas de Segurança” de e-mails e contas bancárias, por isso deve-se evitar detalhar demais este aspecto da vida pessoal. Além disso, bandidos que simulam sequestros também usam estas informações específicas para tornar verossímeis suas histórias.

Fonte de pesquisa: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook