auto drenagem linfática

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

segunda-feira, maio 04, 2015

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

Hidratação da pele e diminuição da circunferência também estão entre os benefícios da auto massagem. Confira!

Tratamento procurado com frequência pelas mulheres em clínicas de estética, a drenagem linfática tem entre seus principais benefícios melhorar o aspecto da pele com celulites em evidência. Que tal aprender a fazer essa auto massagem em casa? Ingrid Peres, gerente da área científica da clínica de estética Onodera, ensina em passo a passo!

Segundo a especialista, o primeiro passo é escolher um ativo que seja deslizante, seja creme ou óleo para fazer a auto massagem. “Dê preferência para um produto que tenha ativos vasodilatadores, como é o caso da Ginkgo Biloba, capaz de potencializar a ação da drenagem”, revela.

Separe um dia na semana para realizar a drenagem. Durante os movimentos, as mãos devem deslizar de forma superficial, porém firme, na pele. "Os movimentos (ensinados a seguir) devem ser sempre finalizados em partes específicas do corpo, que são a axila, a virilha e a parte de trás do joelho. Essas regiões é como se fossem ralos no corpo para onde devemos drenar líquidos retidos no corpo”, explica.

Segundo a especialista, também está entre os benefícios da drenagem a melhora da circulação e hidratação. “O tecido da celulite é renovado e há a melhora na hidratação da pele, pois a nutrição é aumentada nessa desobstrução com a drenagem. Além disso, é vantajoso para a circunferência, já que as pernas, por exemplo, desincham pela melhora da circulação no corpo”, detalha. Para finalizar, a especialista alerta que mulheres com câncer e em fase de tratamento da doença não devem fazer a auto drenagem por conta de os movimentos ensinados atingirem o sistema linfático.

Drenagem nas coxas

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

1º passo: Desobstruir linfonodos inguinais (que ficam na virilha)

Basta bombear (fazer um movimento de apertão superficial) de 3 a 5 vezes antes de iniciar a massagem.

2º passo: Fazer o movimento “Bracelete” (com as mãos em formato da letra “C”)

Deslize as mãos em “C”, primeiro de bem próximo da virilha subindo em sua direção (proximal), depois do meio da coxa subindo para a virilha (medial) e, a seguir, do joelho para a virilha (distal). Repita 3 vezes cada movimento, bombeando a região da virilha após o terceiro movimento de cada série (proximal, medial e distal).

3º passo: Deslize as mãos em forma de “L” iniciando no terço proximal a virilha, depois do meio da coxa até a virilha e, por fim, do joelho até a virilha. Repita 3 vezes cada movimento, bombeando a região da virilha após o terceiro movimento de cada série.

Importante: Sempre tire a mão ao fim do movimento e coloque-a no ponto inicial indicado para o próximo movimento. Nunca deslize as mãos voltando ao contrário, todos os estímulos são sempre subindo ou de fora para dentro, no caso da autodrenagem no abdômen. O movimento “deslizar” também deve ser feito de forma superficial, porém firme, a fim de atingir o sistema linfático. Caso coloque muita pressão, pegará a zona muscular, o que foge do objetivo da massagem. Essas orientações valem para a drenagem em todas as partes do corpo, que serão ensinadas a seguir.

 Drenagem nas pernas

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

1º passo: Bombeamento do poplíteo (região atrás do joelho)

Basta bombear (fazer um movimento de apertão superficial) no local de 3 a 5 vezes antes de iniciar a massagem.

2º passo: Fazer o movimento “pássaro” (posicionar as mãos em formato de um pássaro)

Deslize as mãos posicionadas como um pássaro, primeiro de bem próximo do joelho subindo em sua direção (terço proximal), depois do meio da canela subindo até o joelho e, por fim, do tornozelo até o joelho. Repetir 3 vezes cada movimento. Repita 3 vezes cada movimento, bombeando atrás do joelho após o terceiro movimento de cada série.


Drenagem na parte posterior (atrás) da perna

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

1º passo: Fazer o movimento “pássaro” (posicionar as mãos em formato de um pássaro)

Deslize as mãos posicionadas como um pássaro (na parte de trás da perna), primeiro de bem próximo da virilha subindo em sua direção, depois do meio da coxa subindo para a virilha e, a seguir, do joelho para a virilha. Repita 3 vezes cada movimento, bombeando a região da virilha após o terceiro movimento de cada série.

2º passo: Deslize as mãos posicionadas como um pássaro (na parte de trás da perna), primeiro de bem próximo do joelho subindo em sua direção, depois do meio da canela subindo até o joelho e, por fim, do tornozelo até o joelho. Repita 3 vezes cada movimento, bombeando atrás do joelho após o terceiro movimento de cada série.

Drenagem no abdômen (quadrante inferior)

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

1º passo: Deslize as mãos em forma de “L” na cintura em direção à parte inferior ao umbigo. Repita o movimento 3 vezes de cada lado.

2º passo: Deslize uma mão de cada lado da cintura em direção à parte inferior do umbigo. Repita o movimento 3 vezes.

Drenagem no abdômen (quadrante superior)

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

1º passo: Desobstruir linfonodos (“ralinhos” localizados na axila)

Basta bombear (fazer um movimento de apertão superficial) na axila, de 3 a 5 vezes, antes de iniciar a massagem.

2º passo: Deslize uma mão de cada lado, passando por cima das costelas em direção às axilas. Repita o movimento 3 vezes, bombeando a axila no último movimento.

Drenagem nos braços

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo a passo - Dicas

1º passo: Fazer o movimento “Bracelete” (com as mãos em formato da letra “C”)

Deslize as mãos em “C” do cotovelo até a axila. Repita 3 vezes, bombeando a axila no terceiro movimento.

2º passo: Desobstruir o linfonodo fossa cubital (articulação do cotovelo)

Basta bombear (fazer um movimento de apertão superficial) a região de 3 a 5 vezes.

3º passo: Deslize as mãos em “C” do punho até o cotovelo. Repita 3 vezes, bombeando a articulação do cotovelo no terceiro movimento.


Fonte: Tempo de mulher.com

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook