contras

Os prós e contras da dieta dos pontos

terça-feira, agosto 04, 2015


Você já ouviu falar da dieta dos pontos? Ela é baseada na contagem de calorias por meio de um sistema de pontos, que foi criada por Alfredo Halpern, endocrinologista. De acordo com Cristiane Spricigo, nutricionista consultora da Netfarma, exemplo disso, para ter uma ideia, 320 pontos equivalem a 1.200 calorias. “É recomendável reservar entre 160 e 176 pontos para carboidratos: massas, pães, cereais – integrais, assim como legumes, frutas e verduras, ou seja, por volta da metade do total de pontos permitidos. E no caso proteínas, carnes, queijo, leite, iogurtes desnatados e grãos, devem somar em torno de 33 e 50 pontos (equivalente a 10% a 15% do total) e as gorduras como azeite, manteiga e castanhas, até 96 pontos (valor que totaliza 30% por dia)”, afirma.

Prós da dieta dos pontos
A aposta na reeducação alimentar por entrar em ação com a dieta dos pontos. “Afinal, ao adotar o hábito de anotar e somar a pontuação, você acaba procurando alimentos menos calóricos, mais saudáveis e que promovam maior sensação de saciedade”, explica.

Contras da dieta dos pontos
O fato de ter que calcular tudo, pode tornar a missão desfavorável, pois se esquecer de fazer algum registro aumenta a probabilidade de ultrapassar os pontos determinados para o dia. “Sem falar que será necessário planejar em preencher o cardápio com alimentos saudáveis, ao invés de se preocupar apenas com a quantidade dos pontos. Caso contrário, a cota diária pode ser atingida com alimentos ricos em gorduras e nutricionalmente pobres”, ressalta.

O ponto desfavorável é que é necessário calcular tudo o que você comer no dia, se esquecer de alguma coisa, pode ultrapassar os pontos propostos no dia. Além disso, é preciso que a pessoa pense também de fato em rechear o cardápio com alimentos saudáveis, ao invés de ficar preocupada apenas com a quantidade de pontos. Senão, a cota diária pode ser atingida com itens ricos em gorduras e pobres em nutrientes.

“Em resumo, o ideal é procurar um especialista, que elabore um cardápio personalizado, em prol de uma reeducação alimentar, levando em consideração suas preferências, atividade física e rotina, com intuito de conciliar o processo de emagrecimento aos hábitos saudáveis, para que você conquiste além de qualidade de vida, um resultado duradouro”, conclui.

*Agradecimentos à Cristiane Spricigo, nutricionista consultora da Netfarma

Site da pesquisa: UOL

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Acho um pouco chato a dieta dos pontos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, prefiro reeducação alimentar, você come de tudo desde que tenha controle da quantidade ou da gula. Obrigada pela visita Sueli Bjos!

      Excluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook