caseiro

Como fazer leite de soja caseiro

quinta-feira, setembro 03, 2015


É ótima para quem malha. "Essa é uma das bebidas vegetais que contêm maior quantidade de proteína de boa qualidade, nutriente essencial para o ganho de músculos e para o fortalecimento do sistema imunológico, que se cair pode levar junto sua massa magra", lembra a nutricionista Pâmela Miguel. Tem ainda as vitaminas do complexo B, que ajudam a gerar energia e disposição, antioxidantes e baixo teor de gordura. "Deve maneirar no consumo de soja ou pelo menos fazer um rodízio com outras bebidas vegetais quem tem alterações na tireoide e problemas de absorção dos nutrientes, em especial ferro, zinco e cálcio", completa a especialista.

Paladar: é intenso e encorpado.

Consumo: faz o casamento perfeito com frutas e cereais matinais.

Faça em casa: em uma panela, cozinhe 1 xícara (chá) de soja com água por 5 minutos. Escorra o líquido, lave os grãos com água fria e deixe-os de molho por 8 horas. Depois, lave-os novamente em água corrente, bata bem no liquidificador com 5 xícaras (chá) de água filtrada e coe num pano limpo. Coloque o líquido numa panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, mexendo de vez em quando para não transbordar. Se quiser, adicione essência de baunilha, canela em pau ou cravo a gosto. Rende 4 copos.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml): calorias 100, proteína 5 g, gordura 3 g, carboidrato 8 g, cálcio 38 mg ou 220 mg, nas versões enriquecidas, sódio 60 mg, fibramenos de 1 g, glúten: não contém, mas confirme no rótulo porque algumas empresas podem acrescentar ingredientes que têm a proteína.

Dicas de uso:
- Adicione canela, cravo, mel para dar sabor diferente aos extratos vegetais
- Os extratos vegetais podem ser batidos com frutas
- Os extratos vegetais podem ser utilizados em preparações como bolos e tortas em substituição ao leite de vaca

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook