como criar

Dicas e passo a passo de como se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI)

sexta-feira, outubro 09, 2015


Nos momentos de crise é que surgem os maiores empreendedores. Se você está desempregado, ou não está satisfeito com o atual emprego, ou simplesmente decidiu ser seu próprio patrão, abrir um negócio é a solução para você. Confira abaixo algumas dicas e o passo a passo de como se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI)

Para tornar-se empreendedor, é preciso ter confiança no seu negócio e estar pronto para buscar o sucesso por um caminho que nem sempre é fácil.

“Existem algumas características que são atribuídas aos empreendedores de sucesso. Dentre estas características, destaco a capacidade do empreendedor de estabelecer meta e a persistência. Além destas, é importante que o empreendedor goste do ramo de atividade em que pretende iniciar o negócio”, conta Maria Alice Alves Moreira, gerente regional do Sebrae-SP, Capital Leste.

Empreender individualmente é mais simples que começar uma empresa propriamente dita – ainda que seja de pequeno porte. Isso porque o MEI (microempreendedor individual) exige menos burocracias para ser legalizado, representa menor custo em impostos e não necessita da contratação de funcionários, aluguel de grandes pontos comerciais ou complexas manobras operacionais. Tudo pode ser feito apenas por você e, em alguns casos, na sua própria casa!

Dependendo da atividade, é possível começar o negócio de maneira informal; mas, avançar para um modelo formalizado e legal pode gerar resultados muito mais significativos para o empreendimento.

“A partir do momento em que o empreendedor sai da informalidade, adquirindo seu CNPJ, ele amplia suas oportunidades de captação de clientes, consegue melhor acesso a crédito e passa usufruir dos benefícios previdenciários, após cumprir período de carência”, ressalta Maria Alice.

A formalização para o microempreendedor individual foi implantada em 2009. Segundo dados do Sebrae, em 2014, após cinco anos de funcionamento, 4,1 milhões de microempreendedores brasileiros já tinham sido formalizados.

Confira que passos seguir para formalizar o trabalho como MEI:

1. Pré-requisitos

Para poder cadastrar-se como microempreendedor individual é necessário estar adequado aos seguintes requisitos:

Faturar no máximo R$ 60.000,00 por ano;
Não ser titular nem sócio de outra empresa;
Ter no máximo um funcionário contratado ou trabalhar sozinho;
Não possuir filial.
Caso seu empreendimento fature mais que R$ 60.000,00 por ano, ele será enquadrado na categoria de microempresa.

2. Solicite a formalização no Portal do Empreendedor

A legalização do MEI pode ser feita gratuitamente pela internet, através do Portal do Empreendedor. Para a formalização, é preciso informar os números da carteira de identidade, do CPF, do título de eleitor e o endereço. A partir deste cadastro, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial já são gerados. A confirmação da legalização é feita pela prefeitura em até 180 dias.

Além da plataforma virtual, é possível fazer essa legalização em alguns locais habilitados. Para saber qual é o local mais próximo, você pode pedir informação ao Sebrae através do telefone 0800 570 0800.

3. Atente-se às obrigações fiscais

Uma vez que o negócio está formalizado, é fundamental lembrar que há deveres a serem cumpridos. “As obrigações fiscais para o MEI são simplificadas – o empreendedor tem direito a carga tributária reduzida e faz o pagamento de carnê mensal, com valores fixos durante o ano”, explica Maria Alice.

Além disso, caso resolva contratar um funcionário, o salário deve estar de acordo com o valor do salário mínimo vigente ou o piso da categoria. Os encargos previdenciários e trabalhistas também devem ser pagos normalmente.

Fonte:www.dicasdemulher.com.br

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook