8 dicas

8 dicas de como escolher os ovos de Páscoa

quarta-feira, março 09, 2016

 8 dicas de como escolher os ovos de Páscoa

Como a Páscoa está se aproximando, a correria para comprar ovos de chocolate já começou. Para ajudar você na hora da compra, essa matéria traz 8 dicas de como escolher ovos de Páscoa. 

Confira:

  1. De modo geral, quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor. O amargo ou meio amargo têm boa quantidade de antioxidantes, como flavonoides, epicatequinas e ácido galáctico. Outros componentes, como o triptofano, atuam, ainda, positivamente sobre a serotonina e dopaminas, substâncias cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar e pelo bom humor.
  2. Evite os chocolates brancos. Eles são feitos de manteiga de cacau, não possuindo flavonoides. Além disso, têm mais gordura (10g em 30g de alimento). Cerca de 6g dessa gordura é saturada.
  3. Cuidado com os ovos de Páscoa recheados, crocantes, trufados, com mousse ou marschmallow. Essas peculiaridades acrescentam ainda mais gorduras e calorias ao produto.
  4. Se sua preocupação é com a forma física, o chocolate amargo (75% de cacau) também é a melhor opção. Afinal, ele tem menos calorias. Possui 132 calorias em 30g. Para se ter ideia, o branco tradicional tem 163 calorias na mesma quantidade.
  5. Exceto se você for diabético, o chocolate diet não é uma boa pedida. Essa versão exclui o açúcar, mas não a gordura, fazendo com que o valor calórico do produto seja alto. Em 30g, a versão diet tem 170 calorias e 10,2g de gordura.
  6. Cuidado com os chamados chocolates hidrogenados. Eles possuem apenas gordura vegetal (óleo de palma, soja, girassol ou milho, por exemplo). Ela é usada no lugar da manteiga de cacau para baratear o custo do produto. O grande problema é que a gordura hidrogenada é uma das principais causas de inflamação de artéria, associada à hipertensão e diabetes, entre outras doenças.
  7. Leia com atenção o rótulo do ovo antes de levá-lo para casa. Por lei, os ingredientes de um produto são descritos na embalagem por ordem decrescente de quantidade, ou seja, as primeiras substâncias são as que mais têm no alimento. Evite, portanto, comprar chocolates em que gordura vegetal, hidrogenada ou óleo vegetal estejam logo no início da lista de ingredientes. Além dos que possuem mais manteiga de cacau do que cacau. Caso de todos os brancos. O ideal é que a massa de cacau seja o primeiro ingrediente da lista.
  8. Se você é alérgico ou intolerante ao chocolate, a melhor opção é a alfarroba – mesmo que você não encontre no formato de um ovo. Tem gosto e aparência de chocolate, mas não é. Fruto da alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa, que é torrada e moída para se obter o pó que substitui o cacau. Ao contrário desse, ela não contém glúten, cafeína e lactose, podendo inclusive ser consumida por aqueles que são intolerantes ao leite. O creme de alfarroba também é uma opção interessante no lugar dos cremes de avelã, carregados de gordura vegetal.


Fonte: Mdemulher.com.br

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook