beleza

Colágeno: Dicas de como usar e pra que serve

domingo, outubro 23, 2016

Colágeno: Dicas de como usar e pra que serve

O colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Confira as dicas de uso e pra que serve o colágeno hidrolisado

O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar dinheiro em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.

Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais), passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.

Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.

Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.

Viram quanto impacto o colágeno pode ter na saúde e beleza das pessoas?

Suplementos

Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (este um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação.)

Efeitos e como tomar

Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são discutíveis. Existem poucos estudos sobre os efeitos dos suplementos de colágeno em condições de flexibilização, como a osteoartrite. No entanto temos alguns estudos que sustentam a suplementação do colágeno para manutenção e melhora das condições do organismo. Alguns importantes estudos foram realizados no Brasil pela Unicamp/Campinas.
Uma dúvida muito comum é como tomar este colágeno.

Em primeiro vale a pena você conversar com seu nutricionista para avaliar a sua alimentação, pois precisamos ter um bom nível de saúde e uma dieta bem equilibrada para garantir a produção de colágeno pelo próprio organismo. Além disso quanto melhor for a sua alimentação no dia a dia, mais fácil será a absorção deste colágeno suplementado. Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C no dia a dia, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol.

Garantindo a boa alimentação, podemos começar a pensar na suplementação do colágeno. A dose recomendada desta proteína é de cerca de 10g ao dia.

O melhor colágeno é o hidrolisado ou HC (HIDROLISADO DE COLÁGENO) devido à sua alta absorção gastrointestinal. Então o que mais recomendado é você comprar o colágeno hidrolisado em pó mesmo, e adicionar à sua refeição: misturar no leite, no suco, ou na fruta por exemplo. Compre em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Efeitos e riscos

Os riscos de efeitos colaterais variam, dependendo do tipo de colágeno e tratamento que você recebe. Os cremes de colágeno, provavelmente, vão fazer o maior dano à sua carteira, e não no seu rosto. Os suplementos orais podem principalmente representar um perigo se você tem sensibilidade alimentar ou alguma condição que impossibilite esta suplementação. A maioria do colágeno disponível no mercado é feito a partir de colágeno obtido da hidrólise em animais como bovinos ou suínos, injeções de colágeno pode ter alguns efeitos secundários.

1) O colágeno engorda?

Não, o colágeno não engorda. Ele é uma proteína, e tem calorias, mas ele sozinho não vai engordar não. Ah não ser que você abuse da alimentação e ainda complemente com o colágeno, aí sim irá engordar. O lado bom da história é que o colágeno ajuda a tirar a fome então pode ser até que, quem toma colágeno frequentemente possa emagrecer.

2) Vou tomar colágeno, a flacidez vai embora?

Não, ele não vai acabar com uma flacidez pré existente. Ele vai ajudar a diminuí-la (com o tempo você nota bastante diferença na pele mas não o fim do problema) e vai prevenir o agravamento da flacidez!

3) Tenho muitas estrias, se tomar o colágeno elas vão desaparecer?

Não! O colágeno ajuda sim a prevenir o aparecimento de estrias, mas não as elimina. A melhor coisa a fazer é consultar um médico dermatologista para fazer um tratamento específico para estrias.

4) O colágeno faz o cabelo crescer mais rápido? E as unhas?

Sim, por ser uma proteína ele ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com força. Mas o uso do colágeno sozinho não faz milagre, para isso você precisa ter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), castanhas, azeite extra virgem, não fumar, não beber e praticar atividade física.

5) Tomo bebida alcoólica…posso tomar colágeno também?

Você até pode tomar o colágeno e consumir bebida alcoólica, mas a bebida desidrata o organismo e os efeitos do colágeno podem ser inperceptíveis se você abusa do álcool.

6) O colágeno é a mesma coisa que gelatina?

Não. A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que o recomendado.

7) Tomar em cápsulas ou em pó?

A dose de colágeno necessária para se ter efeito deve ser de no mínimo 10g ao dia. Normalmente as cápsulas não suprem essa necessidade (não cabe 10g em 1 cápsula, ou você deverá tomar várias ao mesmo tempo). O colágeno hidrolisado em pó pode ser a melhor opção. Se você compra um colágeno industrializado, siga a forma de utilizar escrita na embalagem! Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.

8) Qual a melhor forma de tomar o colágeno hidrolisado em pó?

A melhor maneira é bater 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado puro, com suco de frutas cítricas!

vidasuave.com.br

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook