acne

Maquiagem x Acne

sexta-feira, setembro 16, 2011


Há alguns anos, nem tantos, quem tinha a pele oleosa e com tendência à acne precisava passar longe de maquiagens. Afinal, os produtos do passado eram feitos à base de óleo e aí não tem jeito: obstrui os poros e piora bastante o quadro de espinhas. Quase uma controvérsia, certo? Porque quem tem espinhas quer muito escondê-las com um make bem feito.

Acne cosmética

Pois é, existe esse tipo de acne que surge com o excesso de uso de cremes faciais, maquiagem e até condicionadores de cabelo ou então que surge com o uso de produtos de má qualidade. Quando o cosmético é muito rico em óleo, acaba deixando a pele mais oleosa, principalmente com o uso frequente.

Os avanços da indústria cosmética

Felizmente, hoje em dia essa indústria progrediu demais e você pode tirar proveito disso. Além de não causar espinhas, existem maquiagens que ajudam a cuidar da sua pele. Basta você ler com atenção os rótulos dos produtos que escolhe.

Por exemplo, se a sua pele é oleosa (fica brilhante na testa e no nariz, principalmente), leve para a casa apenas maquiagens livres de óleo (oil-free é o termo que sempre surge no rótulo). A maquiagem ideal para pele oleosa precisa ser à base de água, que vai impedir o surgimento de cravos e possíveis espinhas.

Makes bem baratinhos nem sempre são feitos com base aquosa, por isso talvez seja preciso um investimento maior, mas não é nada muito exagerado, fique tranquila. Se você tem produtos de maquiagem vencidos no nécessaire, trate de jogá-los fora. Eles podem até não causar acne, mas vão irritar sua pele. Principalmente olhos e boca.



Maquiagem todo dia, pode?

O bom mesmo é que você deixe seus poros desobstruídos, mesmo que o make tenha base de água. Isso porque, ao longo do dia, a poluição e o suor já vão fechando seus poros. Mas se você é do time que não vão nem à padaria de rosto lavado, vale usar uma base não oleosa que já venha com protetor solar.

Batom hidratante e com fator de proteção é uma ótima pedida também. Já as sombras, máscara para cílios, blush e companhia podem ficar para as produções noturnas.

Carregar o rosto com produtos pigmentados não é uma boa, pois, além de entupir os poros, pode causar alergias. Tanto que você já deve ter lido entrevistas de atrizes que preferem ficar de rosto lavado durante o dia de folga, pra deixar a pele respirar.

Antes e depois da maquiagem

O primeiro passo antes do make é estar com a pele limpa. Lave o rosto com sabonete para pele oleoso e acneica. Opte pela água gelada, que é uma ajuda extra pra fechar os poros e controlar o óleo natural;
Depois, use um tônico adstringente, que, além de eliminar a sujeira que não foi embora com água e sabonete, fecha ainda mais os poros;
Se for se maquiar à noite, espalhe no rosto um hidratante oil-free (próprio para o rosto, não use os de corpo, mais ricos em óleo, ok?). Se for durante o dia, use um protetor solar ou a base com protetor, como foi citada acima. Esse passo é importante para preparar a pele;
Em seguida, passe um primer, item de maquiagem que também prepara a pele, fechando os poros e deixando-a com um efeito matte, com menos brilho;
Chegou em casa? Então, trate de lavar o rosto logo. Faça os mesmos procedimentos que antes de se maquiar (lavar com água e sabão, passar tônico e hidratante ou filtro solar). Se você usar máscara para cílios e outros produtos mais pigmentos, use, antes do tônico, um demaquilante que não seja à base de óleo. Isso garante que nenhum resquício de make vai obstruir seus poros.
Espinhas teimosas?

Se você cuida da pele e da alimentação, mas mesmo assim sofre com espinhas que teimam em surgir no seu rosto, não dê bobeira e marque logo uma consulta com seu dermatologista.

Conversando com o médico, você pode perceber algum detalhe no ritual de beleza que esteja errado, além de que ele vai lhe passar os produtos certos pra se cuidar. Nada de enrolar, combinado?

Fonte: dicas de mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook