Cruzeiro

Joel Santana é demitido do Cruzeiro; coordenador técnico assume a equipe

sexta-feira, setembro 02, 2011



Joel Santana comandou o Cruzeiro em 15 jogos do Brasileirão, com oito vitórias e sete derrotas

O Cruzeiro anunciou na manhã desta sexta-feira a demissão do técnico Joel Santana. Segundo nota oficial publicada no site do clube, a saída do treinador foi decidida pela diretoria em reunião realizada na noite de quinta. No mesmo encontro, os dirigentes optaram por Emerson Ávila, técnico da seleção brasileira sub-17 e coordenador técnico do time profissional do clube mineiro desde 2008, como novo comandante da equipe celeste.

Emerson Ávila comanda o primeiro treino na manhã desta sexta-feira, na Toca da Raposa II, e estreia na partida com o Palmeiras, domingo, às 16h, em São Paulo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Seu auxiliar técnico será Alexandre Grasseli, que deixou o time júnior do Cruzeiro.

Joel Santana foi contratado pelo Cruzeiro em junho para substituir Cuca, atualmente no Atlético-MG, e dirigiu o time celeste em 15 partidas do Campeonato Brasileiro, obtendo oito vitórias e sofrendo sete derrotas, um aproveitamento de 53,3%. Porém, a campanha irregular na competição comprometeu sua permanência no comando da equipe mineira.

Com a derrota para o Figueirense, por 4 a 2, na última quarta-feira, em Ipatinga, o Cruzeiro caiu para o 11ª lugar, com 27 pontos e aproveitamento de 45%. O time mineiro, que está 13 pontos atrás do líder Corinthians, afastou-se do grupo de acesso à Copa Libertadores.



O início de Joel Santana no Cruzeiro foi promissor. Sem vencer sob o comando de Cuca nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão (três empates e duas derrotas), o time celeste obteve três vitórias seguidas com o novo treinador – Coritiba (2 a 1) na estreia, Vasco (3 a 0) em São Januário e Grêmio (2 a 0).

A primeira derrota veio diante do São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi. A equipe reagiu e venceu o Bahia, por 2 a 1, e bateu o líder Corinthians, por 1 a 0, em São Paulo. Porém, sofreu quatro derrotas seguidas – Atlético-GO (2 a 0), Botafogo (1 a 0), Flamengo (1 a 0) e Internacional (3 a 2) – e deixou Joel Santana em situação complicada.

A goleada sobre o Avaí, por 5 a 0, aliviou a barra do treinador. Mas o time celeste voltou a oscilar na competição, ao ser derrotado pelo Atlético-PR, por 2 a 1, na Arena da Baixada. Nem mesmo as vitórias sobre Ceará, por 1 a 0, e diante do arquirrival Atlético-MG, por 2 a 1, no último domingo, foram suficientes para segurar o treinador, que não resistiu ao revés para o Figueirense.

Emerson Ávila

Emerson Ávila iniciou seu trabalho em 1996 nas categorias de base do Cruzeiro. Desde então, ele dirigiu interinamente o time profissional celeste em quatro oportunidades.

A primeira foi no segundo jogo da final do Mineiro de 2007, em substituição a Paulo Autuori, que pediu demissão depois da goleada de 4 a 0 aplicada pelo Atlético na primeira partida da decisão. O time celeste venceu o segundo duelo, por 2 a 0, mas o título estadual ficou com o arquirrival, por causa da vantagem no saldo de gols.

No ano passado, Emerson Ávila voltou a comandar a equipe profissional depois da saída de Adilson Batista. Ele dirigiu o Cruzeiro na derrota para o Atlético-GO, por 2 a 1, pelo Brasileirão, e em dois amistosos nos Estados Unidos, com vitórias sobre o New England Revolution por 3 x 0  e diante do Red Bull New York 4 x 2. Em seguida, Cuca assumiu o time celeste.

Fora do Cruzeiro, Emerson Ávila teve uma passagem vitoriosa pelo Ipatinga em 2008. Sob seu comando, o time do Vale do Aço foi vice-campeão da Série B do Brasileiro e conquistou o acesso à primeira divisão nacional.

Pela seleção brasileira sub-17, Emerson Ávila levou o time nacional ao título sul-americano e ao quarto lugar no Mundial da categoria.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook